Dicas para incrementar jardins pequenos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem inúmeras vantagens de se ter um jardim pequeno. Como a terra é um recurso escasso e muito disputado no mundo urbano e denso em que vivemos, jardins compactos salvam este recurso escasso para outros fins. Você pode querer ampliar a casa ou construir uma piscina. Um jardim compacto exige também menos trabalho físico e tempo e cuidado na sua manutenção, já que o tempo também é escasso e valioso, e também demanda menor consumo de água, um recurso ainda mais valioso do que todos os outros. Portanto, jardins pequenos são mais práticos e podem nos trazer o mesmo prazer e conforto do que um jardim grandioso. Só é necessário saber como tirar proveito da escala reduzida. 

Por esta razão apresentamos a seguir algumas dicas para auxiliá-los a cultivar jardins pequenos ou em espaços reduzidos e desfrutar da convivência aprazível e revigorante com a natureza.

Jardim rústico

Uma boa maneira de criar jardins compactos é tirando proveito dos espaços e estruturas já existentes. Neste projeto, as gavetas de um móvel rústico foram transformadas em suporte para vasos de plantas e temperos. Uma pequena horta nasceu de um gesto simples. A aparência da cômoda rústica convive com a a aparência sofisticada do aparador de vidro, criando um ambiente eclético e convidativo.    

Jardim sustentável

Como criar mais áreas de cultivo e ampliar o jardim, quando se não dispões de muito espaço disponível? Nestes momentos é que valorizamos o trabalho de um profissional qualificado. Neste projeto, assinado por Marisa Lima Paisagismo, um pequeno jardim sustentável emerge junto à em caixotes de feira envernizados, que servem de suporte para vasos de temperos da horta orgânica.

Jardim suspenso

Se o jardim é pequeno e impede sua ampliação horizontalmente, ele pode crescer verticalmente. Neste projeto, cachepôs, vasos cerâmicos, criam um jardim flutuante. Além dos cachepôs, luminárias com pendentes tornam o ambiente mais agradável e sofisticado.

Jardim de bambus

Neste projeto, o jardim também tira proveito das paredes para crescer verticalmente. Além do muto verde, uma espécie de extensão do gramado, vasos com bambus deixam o ambiente mais aprazível. Os bambus são os melhores filtradores de gás carbônico da atmosfera, ocupam pouco espaço e apresentam uma estética delicada e exuberante.      

Para obter informações sobre jardim zen, leia este artigo

Jardim de pedras

Se o jardim é pequeno e não permite o cultivo de densos macicos de plantas, existem outras formas de torná-lo mais aconchegante e bem decorado. Neste projeto, da Palimanan Revestimentos Naturais, além do espelho, que amplia a sensação de amplitude espacial do jardim, revestimentos naturais como pedras vulcânicas, seixos e tijolinhos ingleses tornam o ambiente mais aconchegante e natural. 

Mobiliário para jardim

A inclusão de mobiliários e acessórios também pode incrementar sobremaneira a qualidade estética do seu jardim e torná-lo mais confortável e requintado. Adicione um dossel, para fornecer proteção e sombra, e uma poltrona ou sofá, que além darem ao jardim um charme irresistível, transformarão o seu jardim em um verdadeiro espaço lounge, confortável e estiloso. 

Mais ideias e informações sobre jardins, você encontra aqui.

Quais destas dicas são mais úteis e valiosas para o seu caso? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!