Como ganhar um lugar novo e incrível embaixo da escada

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Inovar é sempre necessário. Criar novas possibilidades com objetos e espaços que parecem ser deixados de lado, é fazer com que o lar ganhe muito com as mudanças escolhidas. Existem alguns espaços em nosso lar que, embora não pareça, podem ser aproveitados muito melhor. Se você tem uma casa com dois patamares sabe bem que muita coisa poderia ser feita naquele espacinho abaixo da escada, por menor que ele seja, existem algumas alternativas muito interessantes que podem ser pensadas para que a sua casa ganhe uma nova possibilidade. E para que estas inovações cheguem ao seu lar, reunimos aqui algumas ideias inteligentes e decorativas para deixar o espaço embaixo da escada ainda mais atrativo. Afinal, uma nova biblioteca, jardim de inverno ou local para leitura seriam muito bem vindos para a sua casa.

Quem mora em lares pequenos sabe o quanto faz diferença o fato de acrescentar um espaço em casa. Com a necessidade de reinventar continuamente a decoração, é preciso saber usar a inteligência e as boas referências de trabalhos realizados ao longo do tempo. Cantos ignorados são muitas vezes locais que podem ter um melhor aproveitamento. Os locais deixados vazios embaixo da escada podem ser melhores aproveitados de acordo com a estrutura da própria escadaria. Para escadas vazadas é possível utilizar os espaços adicionais para enfeites decorativos. Instalar prateleiras é outra excelente alternativa para quem dispõe deste local na casa. Vasos, quadros e pequenas poltronas e criados mudos enriquecem esta possibilidade. Use e abuse de cada bom exemplo encontrado e adeque-os ao espaço. 

Pensando nisso, separamos para você 8 excelentes ideias para que a sua casa ganhe um espaço novo e incrível, modelado exatamente do jeito que você quiser. Aproveite ao máximo cada sugestão e inspire-se com os excelentes projetos dos nossos profissionais! 

Jardim de inverno

Corredores e halls de entrada  por Grupo HC
Grupo HC

Projeto

Grupo HC

Quem não curte um bom jardim dentro de casa? E quem não gostaria de conseguir um espaço extra para que esse jardim fique incrível em meio a decoração? Pois, se você tem um espaço vago embaixo de sua escada, é hora de começar a projetar o seu pequeno jardim interno. Afinal, além de lindo, ter as plantas por perto só faz bem. E como exemplo, podemos ver este incrível espaço projetado que instalou um pequeno, mas ótimo jardim de inverno abaixo da escada. Utilizando um forramento de pedras brancas, o jardim foi instalado com duas pequenas árvores e duas luminárias. Além de simples, mas perfeito, o efeito da iluminação no local ficará incrível à noite, na presença das plantas.

Armário embutido

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

Ter espaços para acomodar os objetos nunca é demais. E quando este espaço é utilizado a partir de um local que poderia não ser utilizado, tudo fica melhor ainda. Neste projeto, a inclusão de um armário planejado e embutido traz uma utilização perfeita e total do espaço. Utilizando gavetas quadradas e profundas, os espaços triangulares foram também utilizados para que toalhas fossem guardadas. Projetados na cor branca, perfeitamente combinadas com a parede e os tons marrom da escada e piso, o armário traz uma alternativa muito interessante e inteligente ao lar.

Jardim II

Brooklin: Corredores e halls de entrada  por Lo. interiores

Outro lindo projeto para utilização do espaço embaixo da escada, é projetar um jardim de pequenas plantas com proteção alinhada com blocos, para que o espaço fique como uma caixa de plantas. É esta excelente ideia que vemos neste projeto do escritório Lopez Interiores, de São Paulo (SP). Escolhida para uma decoração que utiliza pedras no espaço e uma forma aberta de decorar com plantas, a organização do jardim fica muito bem perto do espaço de descanso no hall de entrada. 

Descanso

Corredores e halls de entrada  por Blue Interior Design
Blue Interior Design

Biblio-banquette

Blue Interior Design

Móveis planejados são sempre uma excelente forma de aproveitar cada espaço disponível da casa. Quando temos escadas próximas à parede, a melhor alternativa é apelar para banquetas planejadas e que aproveitem os contornos do espaço. Neste projeto, a escada trançada em madeira traz um local perfeito para descansos rápidos no dia a dia. Projetada em madeira e com um local de descanso com um pequeno colchonete e almofada, o local ganhou uma pequena luminária para deixar o espaço ainda mais confortável para momentos de leitura e descanso. 

Adicionando elegância

Corredores e halls de entrada  por TG Studio
TG Studio

Staircase

TG Studio

Assim como em outras ideias excelentes, a ocupação de um espaço que poderia ser perdido melhora a organização e reforça o estilo decorativo escolhido para o lar. Esta ideia incrementada com objetos e cores bem escolhidas, pode transformar a aparência do lar. Neste belíssimo projeto, a ideia de utilizar uma grande estrutura de madeira em todos os lados, transforma a parede em um grande armário de nichos onde a parte inferior desce pela escada e traz um espaço de descanso com estofados na cor vinho. A beleza do espaço foi ainda mais reforçada com a presença de elegantes elementos decorativos no estilo clássico.

Biblioteca

Corredores e halls de entrada  por 8&A Architetti
8&A Architetti

Scala patio-terrazzo

8&A Architetti

Assim com nos espaços internos, as escadas projetadas externamente também mantém espaços inferiores que podem ser melhores aproveitados. Fazer deste espaço externo um local para leitura e descanso é uma vantagem perfeita para ambientes calmos. E foi aproveitando a calma da varanda que este projeto trouxe a construção de uma biblioteca. Construída com um grande espaço central vazio, a biblioteca foi instalada a partir de prateleiras para que a profundidade fosse ao máximo aproveitada. Colocada em um local bem arejado e fresco, a ideia pode ser essencial para quem passa longas horas estudando e concentrado nos livros. 

Adega

decoração despojada, acolhedora de linhas retas: Corredores e halls de entrada  por karen feldman arquitetos associados
karen feldman arquitetos associados

decoração despojada, acolhedora de linhas retas

karen feldman arquitetos associados

Relaxar é sempre essencial. Se a sua escada fica próxima a espaços como cozinha ou churrasqueira, a ideia de utilizar uma adega para incrementar o lar pode trazer uma imagem mais elegante e requintada para o espaço. Uma adega pode ser construídas a partir de uma estrutura em madeira com pequenos espaços quadrados espalhados por todo o seu tamanho. Perfeito para ocupar o espaço antes vazio, a construção do móvel é fácil e rápida, além de ser possível encontrar opções prontas no mercado. O lindo projeto é do escritório Karen Feldman Arquitetos Associados, de Porto Alegre (RS). 

Vasos

Se nem sempre é possível a utilização de jardins embaixo da escada, você pode contar com lindos vasos para incrementar o espaço. Neste projeto feito pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, de Americana (SP), a utilização de pedras brancas compõe perfeitamente o espaço e faz com que as cores vivas dos vasos e plantas apareçam bem e contrastem lindamento com o espaço. 

Qual destas dicas ficaria melhor na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!