14 Projetos De Iluminação Para Transformar A Atmosfera Da Sua Sala De Estar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Casa 55 Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design Salas de estar modernas Cinza
Loading admin actions …

A decoração da sala de estar pode ter sido escolhida com atenção especial a todos os detalhes do mobiliário. Mas se não pensar também no projeto de iluminação, certamente não terá o mesmo efeito ao tentar criar um ambiente agradável, confortável e acolhedor ou até mesmo um ambiente mais dramático e surpreendente. 

Se você não vê tanta importância ou razão o suficiente para planejar a iluminação de sala de forma estratégica, talvez precise de inspiração para compreender melhor essa função. Isso porque um bom projeto de iluminação é capaz de transformar uma sala fria e comum em um espaço aquecido, temático e onde as pessoas sentem prazer em estar.

Iluminar um ambiente é muito mais do que apenas colocar lâmpadas para que seja possível enxergar no escuro. A verdadeira iluminação para sala vai fazer parte da decoração, destacando móveis, paredes, objetos decorativos e criando um clima especial. A beleza das luminárias também conta, assim como sua discrição. Dessa forma, podem apenas cumprir com sua função primária de rebater a luz ou podem ser os próprios objetos decorativos.

Se você ainda não tinha pensado por esse aspecto, chegou a hora de mudar de opinião. Por isso, esse livro de ideias traz inspirações muito interessantes que o vão fazer enxergar um projeto de iluminação por uma ótica mais atenta aos detalhes e aos benefícios que ele proporciona. Confira a seguir quais são os principais tipos de iluminação para sala de estar e jantar, e veja modelos aplicados em projetos dos designers de interiores da homify.

​Tipos de iluminação de sala de estar

Apartamento Jardim Oceânico homify Salas de estar modernas
homify

Apartamento Jardim Oceânico

homify

Quando você começa a pesquisar sobre o maravilhoso universo das luminárias e efeitos de luz, descobre uma infinidade de possibilidades. Fica até difícil escolher a que melhor vai satisfazer as necessidades do seu ambiente.

Por exemplo, você pode usar luminárias de piso para dar apoio à leitura na poltrona de canto da sala. Pode usar arandelas, que são as luminárias de parede, para aumentar o conforto visual e criar um lindo efeito de luz rebatida na parede ou no teto.

Também tem a opção dos abajures de chão ou de mesa, que combinam com qualquer estilo de decoração, pois há versões das mais clássicas às mais modernas.

Os spots são uma sugestão mais prática e funcional para destacar algum elemento da decoração. Mas ficam lindos e participando da décor quando aplicados em trilhos no teto, muito utilizados no atual estilo industrial.

 As luzes embutidas no teto para dar um toque original ao ambiente são as mais comuns e necessárias. Sempre vai haver luzes no teto, mas o toque especial fica a critério da tonalidade escolhida e dos tipos de luminárias que decide utilizar. Podem ser plafons, pendentes ou lustres. 

Agora que já conhece um pouco sobre as variações nos tipos de iluminação e de luminárias que pode utilizar, confira os modelos aplicados em 14 projetos a seguir.

1. Iluminação dala de estra e jantar com lustres de cristal

A iluminação dessas salas integradas destaca a sofisticação dos lustres de cristal, dispostos sobre a mesa de jantar e no centro da sala de estar. Mas o projeto também prevê arandelas na parede ao lado da escada e spots embutidos nas paredes da sala de estar. Dessa forma, preenche-se com luz a diversas alturas, proporcionando não apenas luminosidade, mas também conforto e aconchego.

2. Realce de cores

Nessa sala de estar com decoração moderna, o projeto de iluminação destaca a parede colorida e texturizada com luzes direcionadas que saem de dentro da tabica do teto em gesso. A iluminação central embutida no teto também ganha destaque, participando da decoração o mesmo tempo em que oferece uma iluminação adequada e suficiente para o tamanho do ambiente.

3. Iluminação de sala de estar com luminária de chão

A iluminação dessa sala com mobiliário em linhas puras se concentra em duas frentes. A primeira é o trilho de iluminação embutido na cor preta que suporta spots com foco direcionado, bem moderno e com toque industrial. A outra é a luminária de piso preta que decentraliza a iluminação, conferindo aconchego ao espaço ao lado do sofá. Esses modelos de luminárias são muito decorativas, porém complementares. Deve usar como apoio.

4. Iluminação para sala com pendentes metalizados

Uma forma muito elegante de se apresentar a iluminação é com a utilização de pendentes, que aqui aparecem em conjunto. A escolha do metalizado traz mais vida ao ambiente com decoração moderna e suas cores tão sóbrias. Já a mesa de jantar, no ambiente ao lado, porém integrado, é iluminada por duas luminárias redondas também pendentes, mantendo a a sobriedade do espaço.

5. Iluminação de sala decorativa com recortes no gesso

Além dos spots embutidos no teto de gesso, a iluminação dessa sala de estar contemporânea se mostra de forma original com os recortes luminosos feito com efeito em uma segunda camada de gesso, formando desenhos geométricos que encontram correspondência nas laterais brancas da escada para a sala de jantar.

6. Projeto de iluminação múltipla

homify Salas de estar modernas

Essa sala com uma decoração clássica incorpora três tipos de iluminação. A própria clássica, fazendo jus ao mobiliário, por meio do lustre de cristal no centro da peça. A moderna, com as duas luzes pendentes na lateral da sala. E a cênica, com as luzes embutidas em gesso e formando figuras tradicionais. Embora variadas, são todas elegantes, suaves e harmônicas. Então pode misturar, desde que os estilos conversem entre si.

7. Iluminação sala de tv com linhas sinuosas

A sanca aberta desenhada no gesso é uma solução incrível quando deseja promover uma iluminação sofisticada e suave aos ambientes. Em especial onde não há necessidade de luz forte, como é o caso da sala de tv, onde deseja-se centrar a atenção no televisor.

8. Trilho de iluminação com spots de luz em estilo industrial

homify Salas de estar industriais

Os dois trilhos paralelos com spots direcionáveis é uma das marcas da decoração dessa sala em estilo industrial. Ao pensar nesse estilo é essa iluminação de teto que logo vem à mente. Mas também há o belíssimo complemento da luminária de piso prateada, que serve como luz de apoio para o sofá e é um elemento decorativo.

9. Luz de parede em sala clássica

Outra sala de estar clássica na qual se complementam diversos tipos de iluminação é essa. As arandelas com pequenas cúpulas harmonizaram muito bem com o papel de parede vermelho, transmitindo calor ao ambiente tradicional. O teto de gesso trabalhado apresenta tanto spots embutidos quanto luzes LED também embutidas, em uma composição mais moderna, porém com detalhes de um acabamento que harmoniza com o estilo clássico.

10. Filete de luz embutida no teto

Nessa bela sala de estar moderna, as únicas fontes de luz, são o filete embutido no teto de madeira, que tem como objetivo realçar o quadro na parede atrás do sofá. Também a luminária de chão que serve de apoio. Por ser um ambiente com paredes de vidro, a luz externa colabora com a iluminação da área interna à noite, além da iluminação da lareira no inverno, criando uma atmosfera mais acolhedora.

11. Iluminação sala de tv com sanca invertida e spots embutidos

Aqui apresenta-se mais um tipo de iluminação a ser explorada utilizando o rebaixo em gesso no teto como base. Chama-se de sanca invertida quando a iluminação é voltada para cima, criando um efeito apenas nas laterais da parede, deixando o ambiente mais aconchegante. Para quando precisa de uma iluminação mais intensa, basta acender os spots embutidos no teto em gesso.

12. Iluminação de sala de estar em três estilos

As luzes LED embutidas voltam a aparecer no teto. Na lateral direita os pequenos spots embutidos rebatem no belíssimo painel florido em placas de gesso 3D. Ao centro, plafon embutido bem discreto e à esquerda um rasgo formando uma sanca no teto em gesso com LED no seu interior, criando um efeito de luz indireta bonito e agradável.

13. Iluminação LED sala de estar e tv

Já nessa sala de estar ampla e moderna, as luzes LED contornam todo o teto em uma sanca aberta, servindo como preenchimento e efeito decorativo. Uma luminária plafon central fornece uma luz mais dura e direta. E de trás do painel da tv sai uma belíssima iluminação indireta muito suave, que complementa perfeitamente a modernidade de todos os elementos do ambiente.

14. Projeto de iluminação com efeito dramático

Aqui há uma mistura de tipos de iluminação. Um lustre tradicional está localizado no centro do teto e voltado para cima, enquanto um trilho com várias lâmpadas amarelas se encontra paralelo à parede. Por fim, uma iluminação indireta e suave sai de trás do painel da tv e do interior das prateleiras baixas criando um efeito mais dramático e, ao mesmo tempo, aconchegante.

Confira mais imagens de projeto de iluminação e luminárias para sala para você continuar inspirando-se!

Apartamento Integrado fpr Studio Salas de estar modernas Amarelo
fpr Studio

Apartamento Integrado

fpr Studio

Iluminação de sala com sanca de gesso e projeto de iluminação embutido. Neste projeto de sala de estar estilo moderno, a iluminação foi distribuída em diferentes cenas para poder desfrutar do conforto da luz adequada de acordo com as diferentes necessidades do morador.

Como você sabe, o revestimento do teto também influencia no projeto de iluminação da sala. Se você busca inspiração, confira nosso livro de ideias com 12 materiais para revestir e decorar o teto de casa.

Projeto de iluminação com luzes indiretas

Sala de Estar contemporânea e clean Vivacqua Arquitetura Salas de estar modernas
Vivacqua Arquitetura

Sala de Estar contemporânea e clean

Vivacqua Arquitetura
A iluminação da sala de estar é composta não só pelo foco de luz embutido no teto e lustre pendente, como pela iluminação indireta das luzes da estante.

Luminária para sala de estar

Projeto de iluminação super inspiracional com conjunto de luminárias para sala de estar que formam um efeito moderno e diferente para a iluminação da sala.

Se você busca um projeto de iluminação que tenha o seu estilo e que combine com a sua casa, entre em contato com profissionais como os arquitetos de interiores inscritos aqui na homify. Eles poderão elaborar a iluminação da sala de estar que você sempre sonhou. 


Que tipo de iluminação você usa na sua sala de estar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!