6 dicas para escolher uma prateleira para sua casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Sem sombra de dúvidas, as prateleiras são itens indispensáveis para organização dos ambientes, mas, claro, sempre de forma criativa. Não se preocupe se você se questionar: qual tipo de prateleira se encaixa melhor em minha casa? A prateleira que se encaixa melhor em sua casa é aquela que você mais gosta, além de estar de acordo com o tamanho do seu espaço e com sua objetividade e se ela será útil para o que você deseja. 

Para você montar uma prateleira é preciso escolher suportes e trilhos que darão sustentação à prateleira, mas todas as peças, geralmente, são resistentes, então você não precisa se preocupar. Claro, se você comprar uma peça de ótima qualidade, pois é um produto que oferece longa durabilidade. Ah, e dependendo do suporte da sua prateleira, a capacidade de peso suportado chega até 40kg, super resistente, além de versáteis! Você pode deixar sua sala multimídia, com um visual incrível e com uma decoração maravilhosa! 

Hoje, a prateleira é uma alternativa para substituir móveis como estantes ou armários, principalmente quando o espaço é reduzido, ou seja, você pode ter uma linda peça moderna; deixar o sua casa totalmente organizada; objetos de decoração no lugar e montá-la de acordo com a sua necessidade. A instalação é fácil, há possibilidade de variadas combinações, além da praticidade. Antes de você escolher sua prateleira e trilho não se esqueça de calcular a medida para não ter problemas com o tamanho do seu espaço. Confira como escolher uma prateleira perfeita para sua casa.

Escolher onde colocá-la

Apartamento Vila Olímpia: Escritórios  por Helô Marques Associados
Helô Marques Associados

Apartamento Vila Olímpia

Helô Marques Associados

Antes de comprar a prateleira é importante que você escolha onde colocá-la, pois inicialmente vistas como um item para guardar ou decoração, as prateleiras tornaram-se parte da décor do lar devido aos seus formatos, tamanhos, acabamentos variados e design. Ideal para ser instalada em qualquer ambiente – peça-chave da organização, assim você nunca terá objetos espalhados pela casa.

Encontre os tipos disponíveis no mercado

Escritório Masculino: Escritórios  por Virtu Arquitetura
Virtu Arquitetura

Escritório Masculino

Virtu Arquitetura

O mercado de decoração está sempre se renovando e oferecendo opções inovadoras para todos os ambientes. Há diversos tipos e tamanhos de prateleiras para você escolher para decorar seu lar. É possível encontrá-las em alumínio e aço, em tonalidades de cores e materiais diferentes, como madeira, entre outros.  E o tamanho dos trilhos são variáveis – 30 cm a 200 cm, claro, que a escolha pode basear também no tamanho e peso do objeto que você desejar colocar na sua prateleira. Nunca fique na dúvida e prefira buscar orientação profissional na hora da compra.

​Escolha o design e estilo

Decorado Apartamento Ária das Artes: Salas de estar modernas por CORA ARQUITETURA
CORA ARQUITETURA

Decorado Apartamento Ária das Artes

CORA ARQUITETURA

A escolha do design e estilo é o que tornará seu ambiente diferenciado e personalizado. Além de salas de estar, jantar, escritórios e até mesmo banheiro, claro, você pode escolher armários espetaculares para organizar o seu banheiro, pois você apenas não pode confundir a prateleira com armário, pois pode virar uma bagunça. Uma prateleira com o design clean ao lado da mesa de jantar deve se limitar nos objetos decorativos e apenas mostrar as peças que você gosta, porta retratos e livros, pois essa mistura dá um ar intelectual à decoração, além de ser chique e sofisticado.

Escolha a melhor cor

Se você gosta de um ambiente colorido ou com tons quentes, escolha a melhor cor para sua prateleira, mas, claro, não vá fazer de sua sala um frevo – guarda-chuva colorido. Uma regra de ouro: nos espaços pequenos sempre prefira tons claros, além de padrões amadeirados suaves. Além disso, nunca se esqueça de considerar o equilíbrio com a tonalidade do piso e das paredes da sua casa. Se você quer evidenciar algum objeto colorido, adote base neutra, mas agora, se a sua prateleira tem uma cor vibrante, coloque objetos decorativos numa tonalidade mais clara e capriche na iluminação para ter um efeito cenográfico incrível. O projeto foi criado pelo escritório Triplex Arquitetura, localizado em São Paulo. 

Tamanho e medida

Residência T|R: Salas multimídia modernas por VZ Arquitetas
VZ Arquitetas

Residência T|R

VZ Arquitetas

Tamanho e medida da prateleira é importante, pois as peças prontas têm a seu favor a rapidez na hora da instalação e o preço também é um fator importantíssimo – quase sempre mais atraente, digamos! A prateleira é ótima para uma sala, pois deixa as peças decorativas em foco e a TV também. Agora, a prateleira sob encomenda, por sua vez, é sem dúvida imbatível para você ter um espaço amplo, pois é aproveitado cada cantinho do seu ambiente, além disso, permite desenhar os nichos conforme a sua necessidade. Assim, você pode ter espaço livre em sua casa.

Instalação e decoração

Ter uma prateleira é poder esconder toda aquela fiação monstruosa que teima em aparecer. A ordem aqui é esconder tudo aquilo que não deve ficar à vista. Por exemplo, nichos fechados, gavetas, caixas ou cestos resolvem a questão que talvez esteja lhe incomodando. Mas, no entanto, pense na matéria prima, na instalação e na decoração dos objetos. Quanto às peças que ganharão as prateleiras, procure alternar os objetos diferentes, com intervalos para que não fiquem grudados, e arrume do seu jeito, mas procure deixar alguns livros deitados, assim você dispõe enfeites sobre eles. Faça a instalação e a decoração da sua prateleira no ambiente que você escolher e tenha sempre um espaço organizado.

Gostou das dicas para escolher uma prateleira para sua casa?! Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!