O charme e elegância de uma casa inglesa

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Que tal começar o ano com a casa completamente renovada? Por quê não investir um pouco na renovação da casa, das fachadas aos espaços internos, e torná-la mais funcional, aconchegante e atraente? Afinal, após alguns anos de uso, nossa casa demanda reparos e repaginações de modo a sanar o desgaste causado pelo tempo e se adequar as nossas novas necessidades.

Uma família londrina, radicada no distrito de Wandsworth, encomendou junto ao estúdio Granit Chartered Arquitetos uma reforma completa de sua casa. A família deseja renovar a casa de maneira a elevar o padrão do imóvel e a qualidade dos ambientes. O projeto portanto incluiu a demolição da extensão existente e sua substituição por uma nova estrutura e a remodelação completa de toda a casa, com alteração do layout – configuração interna – e redecoração dos dormitórios. Além disto, o projeto priorizou também a maximização dos espaços, conforme a exigência dos proprietários. O resultado é uma residência atemporal e funcional, com o estilo tradicional e charmoso das residências inglesas.   

Curioso para desvendar todos os encantos e surpresas desta casa inglesa charmosa e aconchegante? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa completamente renovada e modernizada, que exibe todo o charme e elegância do estilo inglês de viver. Aprecie e se inspire para começar o ano novo de casa renovada!

Fachada frontal

Casas modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

A fachada da residência também foi alvo de alterações. Comparada com a casa geminada no lado esquerdo, porém, podemos notar que as mudanças na fachada principal foram suaves, incluindo uma nova pintura das paredes, na cor branca, substituição das esquadrias e renovação do jardim frontal. Nenhuma alteração comprometeu a essência ou a forma original da residência, que teve o seu design charmoso e elegante preservados. 

Fachada posterior e anexo

Casas modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

A primeira exigência dos proprietários era a substituição da extensão existente, que foi demolida, por uma nova estrutura. Nesta imagem podemos ver a nova extensão da residência, situada na parte posterior, que incorpora grandes portas de correr de vidro, integrando a área de convivência ao jardim e promovendo um melhor aproveitamento da luz e ventilação naturais. Além de tornar o ambiente mais agradável e acolhedor, algo que os clientes desejavam alcançar.

Living room

Salas de estar modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

Conforme os proprietários desejavam, além da nova extensão, alterações foram feitas alterações no layout da residência, no piso térreo e no pavimento superior. A principal mudança é que os ambientes de convivência, cozinha, sala de jantar, sala de estar e estúdio, ficaram integrados e ganharam uma nova espacialidade e maior incidência de luz natural, devido às generosas portas de correr de vidro da nova estrutura da extensão da casa. As paredes brancas e o piso de porcelanato de cor bege contribuem para a difusão da luz natural e ainda servem para realçar a presença do mobiliário e da paisagem do jardim. 

Cozinha

Cozinhas modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

A cozinha foi completamente renovada, ganhando novos armários, uma nova bancada, em forma de ilha, novas luminárias pendentes e um novo layout, mais aberto e integrado aos demais ambientes do living room. O predomínio da cor branca realça a elegância do ambiente, que conta com assentos de design contemporâneo e sofisticado.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Sala de jantar

Salas de estar modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

A sala de jantar está ligada diretamente ao home-office, situado num nível mais elevado. A nova extensão priorizou justamente o rebaixamento do piso existente, de modo a garantir uma maior integração dos espaços de convívio com o jardim e criar uma área interessante de estudos no nível mais elevado, que é o home-office situado no mezanino. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira, em seu aspecto natural, de cadeiras DSW, desenhadas pelo casal Eames e inspiradas no desenho da Torre Eiffel, de uma cômoda de design vintage e luminárias de estilo industrial. A parede de tijolinhos à vista equilibra contraste entre as peças do mobiliário, além de dar um toque rústico e mais charme ao ambiente.  

Sala de estar

Salas de estar modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

Devido ao rebaixamento do piso da nova extensão, podemos notar como a sala de estar e os demais ambientes do living room se integram de maneira mais fluída e natural ao jardim. Além da vista agradável para o jardim, um dos destaques da sala de estar é a sensação de a cobertura estar flutuando no ar, devido às janelas que percorrem todo o perímetro da estrutura da nova extensão. A estante embutida, com nichos para expor objetos pessoais e decorativos, agrega funcionalidade e contribui com a organização. Nos dias mais frios, comuns na Inglaterra, a lareira a gás de estilo rústico garante o calor e a sensação de aconchego.

Integração com o jardim

Salas de estar modernas por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

O contato visual e a sensação de continuidade espacial com o jardim tornaram o living room muito mais agradável e convidativo. Isto era o que os proprietários desejavam desde o início. Além do conforto e requinte dos espaços internos, criou-se na área externa uma sala de jantar para acomodar os cafés da manhã, chás da tarde e churrascos da família. A integração com o jardim faz do ambiente externo um espaço ainda mais prazeroso e relaxante.

Suíte principal

Quartos  por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

Bem ao estilo inglês, os espaços sob a cobertura de inclinação acentuada são geralmente utilizados como dormitórios. Além de novos móveis, os dormitórios também foram repaginados. A suíte principal está situada no pavimento superior e suas paredes inclinadas e brancas e a luminosidade abundante conferem um charme e uma elegância especiais ao ambiente. Um dos destaques do quarto é o amplo espelho de moldura marcante, que dá um toque de elegância e sofisticação ao ambiente.

Quarto infantil

Quartos  por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

O dormitório infantil faz uso de cores e de uma atmosfera lúdica para transportar as crianças para um ambiente mágico e descontraído. A beliche permite o melhor aproveitamento do espaço e a cor azul traz uma sensação de paz e equilíbrio ao ambiente. O quarto serve também como brinquedoteca e área de estudo, o verdadeiro mundo particular das crianças.

Jardim ao estilo inglês

Jardins modernos por Granit Architects
Granit Architects

Broadgates Road

Granit Architects

Na parte superior do terreno encontramos o jardim de estilo inglês, como não poderia ser diferente. Além de proporcionar vistas agradáveis, o jardim é também palco de momentos de lazer e descontração. O jardim foi desenhado com uma praça, com a área de descanso, a área de recreação, no centro do gramado, a área arborizada, ao redor do gramado, e a área de lazer, com uma cama elástica para as crianças se deliciarem. 

Para obter mais informações sobre como criar um jardim de estilo inglês, leia este artigo

Este projeto te inspirou para reformar sua casa e deixá-la do jeito que você sonha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!