Dicas: o que você precisa saber ao comprar uma nova geladeira!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Como a geladeira é um item fundamental em qualquer casa, consequentemente é um eletrodoméstico que apresenta novos modelos com frequência, sempre evoluindo na variedade de funções e configurações.

Sabemos o quanto um refrigerador é capaz de facilitar o seu dia a dia na cozinha, ao armazenar os alimentos de toda a família. Para que você encontre o tipo de geladeira ideal, de acordo com as suas necessidades, conheça os modelos disponíveis no mercado e garanta qualidade ao conservar bebidas e comidas.

 Mas com tantas opções disponíveis no mercado fica até um pouco difícil para o consumidor escolher um modelo que mais se adapta na sua cozinha.

Pensando nisso veja neste artigos algumas dicas para que você acerte ao comprar a sua geladeira. Confira!

Considere suas necessidades

Ao comprar uma geladeira você deve avaliar, qual a capacidade ideal para as suas necessidades. Analise seu estilo de vida, hábitos de consumo e, claro, a quantidade de pessoas na casa. Assim será mais fácil ter o espaço adequado para armazenar os alimentos. O consumo e a frequência das compras também interfere no tamanho da geladeira. Quem mora sozinho e consome pouco, naturalmente necessita de um refrigerador menor. Já quem com a família e faz compras mensalmente, precisa que o tamanho da geladeira seja suficiente para guardar de maneira correta todos os produtos.

Esta moderna cozinha foi projetada pela design de interiores e paisagista Iara Kiláris.

De acordo com as medidas da sua cozinha

Encontre uma geladeira ideal para o seu dia a dia. O consumo e a frequência das compras também interfere no tamanho da geladeira. Pra quem mora sozinho e consome pouco, naturalmente necessita de um refrigerador menor, como os de 1 porta. Já quem mora com a família e faz compras mensalmente, precisa que o tamanho da geladeira seja suficiente para guardar de maneira correta todos os produtos. como exemplo, os refrigeradores French Door, em que o freezer e o refrigerador são separados.

Armazenamento e organização

Cozinhas modernas por Cococucine
Cococucine

The Cloisters, Stanmore

Cococucine

Colocar os alimentos que devem ir à geladeira em prateleiras e gavetas é mais importante do que as pessoas imaginam. A organização correta ajuda a manter as propriedades nutricionais e garantir a conservação dos alimento. Cada área da geladeira tem uma temperatura diferente e isso garante que os alimentos sejam armazenados corretamente. Uma dica é deixar um espaço entre os potes ou produtos para que o ar frio circule livremente, isso ajuda a facilitar a ventilação interna.

Manutenção e limpeza

Faça uma manutenção semanal da sua geladeira, para mante-la sempre limpa e funcionando normalmente. Verifique as borrachas de vedação nas laterais da porta e também mantenha o termostato na posição de acordo com cada estação do ano.  Para a limpeza na parte interna e no freezer, os modelos mais modernos já possuem descongelamento automático e outras que nem permitem que o gelo se acumule, esse sendo o modelo Frost Free, então assim fica mais fácil fazer a limpeza, sem necessitar tirar os alimentos. Na parte externa, mantenha a limpeza somente com água e sabão neutro e uma esponja.

Freezer ou congelador?

Freezer e congelador têm capacidades de refrigeração bem diferentes, e isso causa um impacto relevante na hora de conservar alimentos de forma saudável e sem desperdícios.

O congelador atinge uma temperatura média de -6º C, o que impede a conservação ideal de alguns alimentos por muito tempo. Para tanto, o freezer é capaz de atingir temperaturas de -20°C. Ou seja: o freezer é sempre bem mais frio que o congelador, preservando a qualidade do alimento congelado.

Os modelos simples de 1 porta, possui somente um congelador na parte interna e não armazenam e nem congelam tão bem os alimentos. Os modelos de geladeira side by side ou French Door, contam com um freezer espaçoso ou até um freezer isolado. Esta opção é uma ótima saída para quem gosta ou precisa armazenar bastante alimento. As geladeiras duplex já oferecem boa capacidade de armazenamento no freezer, o que as tornam uma escolha válida e até mais acessível, atendendo bem quem mora sozinho ou para casas com até 4 pessoas. Porém não armazenam uma grande quantidade de alimento como as geladeiras maiores.

Consumo de energia

A geladeira é responsável por cerca da maior parte do consumo de energia de uma casa, mas algumas mudanças de hábito e pequenas atenções podem ajudar a reduzir esse consumo e ainda manter a eficiência do eletrodoméstico. Na hora da compra, escolha uma geladeira com Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), o que significa que ela consome menos energia. Outra dica é, instale a geladeira longe de eletrodomésticos, como fogões ou fornos elétricos, e também de janelas onde bata sol. É importante ainda que a cozinha seja bem ventilada e que o refrigerador fique distante pelo menos 20 centímetros de paredes.

Acessórios adicionais

Hoje em dia uma grande opção de modelos, formatos, vem cheia de novidades e inovações tecnológicas que permitem o uso de maneira mais eficiente e prática para o dia -a dia. Dispensa para gelo e água, painel eletrônico na parte frontal com  controle de temperatura, iluminação interna com lampadas de LED, sensor que avisa quando os alimentos estão expirando  validade e até um modelo que ajuda você a fazer sua lista de compras.

Esta cozinha é um projeto assinado por CSDA Arquitetura e Interiores.

Estilo

_IN Panamby: Cozinhas modernas por ARQ_IN
ARQ_IN

_IN Panamby

ARQ_IN

Há quem prefira fugir dos modelos mais modernos de geladeira e adicionar um toque de estilo e irreverência na cozinha. É possível encontrar alguns modelos que fazem reproduções dos formatos antigos de geladeiras, trazendo um ar colorido e vintage para sua cozinha. Como neste ambiente assinado pelos profissionais da Arq_In, onde a geladeira se torna um astro principal na decoração divertida da cozinha. 

Já descobriu qual geladeira se adapta melhor na sua cozinha?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!