14 Maneiras Criativas Para Dividir Ambientes Integrados | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3688:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

14 Maneiras Criativas Para Dividir Ambientes Integrados

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Salas de estar modernas por homify Moderno
Loading admin actions …

Ambientes integrados são flexíveis e adaptam-se ao cotidiano moderno, pois podem ser utilizados de diferentes maneiras dependendo da ocasião. Uma cozinha aberta, por exemplo, é perfeita para receber os amigos em casa, já que enquanto alguns ajudam a cozinhar, outros sentam-se na sala de estar ou jantar e todos podem continuar se vendo e conversando.

Por mais que a integração seja útil e interessante, inclusive contribuindo com a estética de uma casa mais leve e moderna, também há momentos em que pode ser melhor separar ambientes. Mas não na sua totalidade, com uma parede fechada. O ideal é ter soluções que mantenham uma certa integração, porém com um toque de privacidade.

Há diversas maneiras de limitar ambientes integrados sem obstruir a visão ou dificultar a circulação. Então, para lhe inspirar, veja a seguir e 14 ideias para dividir ambientes integrados de forma criativa e bonita, projetadas pelos arquitetos da homify.

1. Separar ambientes de sala e cozinha com venezianas

Divisão cozinha x jantar e estar Portas e janelas modernas por daniela kuhn arquitetura Moderno
daniela kuhn arquitetura

Divisão cozinha x jantar e estar

daniela kuhn arquitetura

As venezianas de correr em madeira dão privacidade aos ambientes sem separá-los completamente. Veja como fica bonito esse efeito e cimo é simples abrir tudo quando quiser a integração total novamente. Se quiser um resultado mais discreto, pode pintar as venezianas de branco, mas nesse caso a cor natural da madeira harmonizou perfeitamente com a decoração proposta.

2. Dividir sala e cozinha com meia parede espelhada

Salas de estar modernas por homify Moderno

Nesse projeto a necessidade era de proporcionar uma sensação de amplitude em um apartamento pequeno. Veja que a cozinha tem uma área reduzida, mas que ficou muito mais agradável e ampla com a inserção de uma meia parede toda revestida com espelhos. Os ambientes permanecem integrados, porém cada cômodo tem o seu espaço individual.

3. Dividindo ambientes com concreto

Sala de Estar Salas de estar modernas por homify Moderno
homify

Sala de Estar

homify

Também é possível manter os ambientes integrados e muito agradáveis com uma parede de concreto, basta saber utilizar. Veja que nesse projeto a meia parede em concreto torna o ambiente moderno e deixa a sala de TV mais íntima. Ainda assim, mantém-se uma ótima vista das demais áreas de estar.

4. Divisão de ambientes sala e cozinha com parede vazada

Madeira em pauta para um casal que adora receber Salas de estar rústicas por Helô Marques Associados Rústico
Helô Marques Associados

Madeira em pauta para um casal que adora receber

Helô Marques Associados

Agora, um projeto lindo com uma ideia diferente. Você pode fazer uma parede fixa para dividir a sala da cozinha, mas a parte do meio da parede fica aberta. Na parte de baixo o espaço é perfeito para instalar uma lareira elétrica e obter muito conforto e beleza. Uma ideia bem original e moderna.

5. Dividir sala e cozinha com estante vazada

Salas de estar modernas por homify Moderno

Você não precisa mexer na estrutura da residência para ter uma divisão parcial de ambientes. Com uma estante toda vazada, esse efeito é possível. O toque especial vai ficar por conta dos objetos que você escolher colocar na estante. Eles podem contribuir com a decoração tanto da sala, quanto da cozinha.

6. Separar ambientes usando por de correr em blindex

Residência SSC Salas de estar modernas por A/ZERO Arquitetura Moderno
A/ZERO Arquitetura

Residência SSC

A/ZERO Arquitetura

Essa talvez seja uma das soluções mais comuns para dividir ambientes e poder integrá-los quando quiser. As portas de correr em blindex ajudam a cortar o som, mas mantêm a visibilidade. Se quiser ainda mais privacidade, uma boa cortina resolve o problema. E quando quiser integrar, basta abrir tudo.

7. Dividir ambiente de cozinha e jantar com ilha

As ilhas de cozinha também são uma ótima solução. Elas podem ficar encostadas na parede ou no centro do ambiente, criando uma sensação de que a cozinha e a sala de jantar estão divididas. É uma forma de delimitar os espaços e deixar os ambientes mais organizados, mas mantendo as vantagens da integração.

8. Como dividir ambientes pequenos com solução simples

Cozinhas modernas por homify Moderno

No caso desse projeto, o apartamento é bem pequeno, exigindo que cozinha e área de serviço ficassem uma ao lado da outra. Então, para deixar mais organizado e confortável, a solução foi utilizar uma pequena placa vazada, estilo cobogó. Ela deixou o espaço mais bonito e criou uma delimitação perfeita, mantendo a área aberta para dar a sensação de ser maior.

9. Efeito de meia parede com estante na sala de estar

Um móvel planejado pode ser utilizado pelos dois lados. Funcionalidade pura! Parece que foi feita uma meia parede, mas a estante cumpre com esse papel, contribuindo também com a decoração dos dois lados. Ainda assim, o espaço fica bem aberto, permitindo visualizar sala de jantar e cozinha.

10. Dividindo ambientes sociais dos íntimos

ambientação de sala de estar Salas de estar modernas por ARM ARQUITETURA E URBANISMO Moderno
ARM ARQUITETURA E URBANISMO

ambientação de sala de estar

ARM ARQUITETURA E URBANISMO

Uma parede também serve para criar um corredor. A intenção principal é delimitar as áreas sociais das íntimas, oferecendo privacidade. Mas nem por isso a parede precisa ser toda fechada e simples, sem graça. Nesse projeto ela foi pintada de amarelo e possui uma fenda para dar uma leve sensação de integração.

11. Dividindo ambientes apenas com os móveis

Se a intenção for apenas delimitar os espaços, mas não quiser usar qualquer tipo de parede para isso, pode apenas usar os móveis. Esse é o jeito mais óbvio de reservar áreas para finalidades específicas em uma casa toda aberta.

12. Dividir sala e cozinha com painel

Esse painel em madeira pode ser completamente fechado para isolar a cozinha e ainda serve para instalar a TV. Maravilhosa ideia, que deixou o espaço mais acolhedor e funcional.

13. Dividir ambientes com móvel vazado

Nesse projeto, a solução para criar uma divisão parcial entre a sala de tv e a de jantar foi utilizar um mobiliário feito sob medida, com um sistema giratório para a televisão. Ainda fica possível ver do outro lado, mas a delimitação cria mais conforto e privacidade.

14. Cozinha meia parede e estante com nichos

Escritório Jorge Machado arquitetura Escritórios industriais por Jorge Machado Arquitetos Industrial Concreto
Jorge Machado Arquitetos

Escritório Jorge Machado arquitetura

Jorge Machado Arquitetos

Nesse projeto, mais de uma ideia para dividir ambientes integrados foi posta em prática. Para separar a cozinha da sala de jantar e do home office, uma meia parece cumpre com a função. Já para delimitar a área da sala de estar para os demais ambientes, uma bonita estante vazada com nichos complementou a decoração com perfeição.

Gostou das soluções? Conte-nos qual você quer ter em casa!
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!