31 Prateleiras E Armários Incríveis Para Deixar A Cozinha Prática E Bonita | homify

31 Prateleiras E Armários Incríveis Para Deixar A Cozinha Prática E Bonita

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Manoel Guedes PM Arquitetura Cozinhas industriais
Loading admin actions …

Na cozinha, o conceito de modernidade vai muito além do visual que o desenho das peças oferece, mas também envolve sua funcionalidade. Sendo assim, uma cozinha perfeita é uma cozinha bem planejada.

Mas para conseguir montar a cozinha ideal, é essencial listar todas as suas necessidades, a quantidade de utensílios que será armazenada e até a forma e frequência com que esse espaço será utilizado.

Sabendo disso, uma coisa é certa. Prateleiras e armários são elementos indispensáveis na cozinha, pois organizam todos os objetos, inclusive alimentos, de forma a facilitar a rotina.

Agora você deve estar se perguntando quais são as melhores soluções para armários e prateleiras. A verdade é que tudo depende do formato, tamanho e estilo da sua cozinha. Para se inspirar, confira 31 projetos incríveis elaborados pelos arquitetos de interiores da homify.

1. Cozinha com prateleiras, nichos e armários

apartamento zona sul marianaseeligalthaus Cozinhas modernas
marianaseeligalthaus

apartamento zona sul

marianaseeligalthaus

A combinação perfeita entre nichos, prateleiras e armários dá vida a uma cozinha prática e moderna, com espaço para tudo.

2. Cozinha com prateleiras abertas e armários brancos

Nesta cozinha espaçosa, os armários brancos e a estante aberta deixam o ambiente fresco e clean, especialmente quando combinados com cores vivas e alegres, como o verde e o amarelo.

3. Prateleiras para cozinha pequena

Quando não há tanto espaço para receber prateleiras tradicionais, as versões embutidas na parede são uma ótima opção. Neste projeto, os nichos embutidos com prateleiras entram em total harmonia com o design escolhido para o ambiente.

4. Armários fechados para cozinha industrial

Manoel Guedes PM Arquitetura Cozinhas industriais
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

As prateleiras na cozinha sempre estão presentes, mesmo quando não estão visíveis, como neste projeto industrial. A combinação de cores entre o cimento queimado e o azul-claro dos armários fechados trouxe uma atmosfera de leveza e organização.

5. Prateleira na cozinha rústica

Para uma cozinha em estilo rústico, a prateleira aberta é um complemento bastante interessante. Neste caso, usa-se a madeira como elemento para harmonizar com os tijolos aparentes.

6. Armário de cozinha com prateleiras de vidro

Com portas e prateleiras internas de vidro, acabamento em madeira natural e detalhes em amarelo, este armário é moderno e a transparência contribui com a sensação de amplitude em uma cozinha pequena.

7. Cozinha com longo armário aéreo

Apto Gourmet - Caçador SC JDB Arquitetura + Design Cozinhas modernas
JDB Arquitetura + Design

Apto Gourmet – Caçador SC

JDB Arquitetura + Design

Nesta cozinha, todas as prateleiras dos armários estão escondidas por portas laqueadas e brancas, deixando o espaço bastante organizado e com o ótimo aproveitamento que os aéreos oferecem.

8. Armário com prateleira decorativa

As prateleiras possuem várias funções, sendo que pode utilizá-las apenas como um detalhe decorativo, como feito neste projeto. Há muito espaço de armazenamento dentro dos armários, então a pequena prateleira pode receber apenas canecas e enfeites.

9. Prateleiras para cozinha pequena

Quando a parede onde vão ficar armários e prateleiras é pequena, a solução é optar por um móvel modulado. Neste caso, o aéreo conta com prateleiras escondidas dentro da porta preta e as visíveis, contribuindo com a organização e a decoração.

10. Cozinha com prateleiras abertas

Apartamento Jovem Casal Laura Santos Design Cozinhas modernas
Laura Santos Design

Apartamento Jovem Casal

Laura Santos Design

Quando há espaço de armazenamento nos armários de chão, pode-se deixar apenas prateleiras decorativas nas paredes, o que é outra solução ótima para paredes pequenas, pois os aéreos deixam o visual mais preenchido e pesado.

11. Cozinha com armário espelhado e prateleira decorativa

As portas espelhadas deste armário aéreo são modernas e causam uma sensação de amplitude no ambiente. A prateleira estreita logo abaixo serve de complemento para o design do armário e para o armazenamento de objetos variados.

12. Prateleiras ao longo da cozinha

Nesta cozinha moderna, em preto fosco e amarelo, as prateleiras percorrem a cozinha toda para decorar e aproveitar melhor o espaço disponível. Não tenha medo de instalar prateleiras bem próximas ao teto, quando ele não for tão alto.

13. Armário com prateleiras e nichos

Um pequeno armário aéreo pode ter prateleiras abertas, fechadas e nichos nas laterais com função decorativa, deixando a cozinha mais preenchida, se essa for a sua vontade.

14. Decoração de cozinha com prateleiras

Quando a cozinha é mais espaçosa, as prateleiras abertas ajudam a preencher o ambiente, pois os objetos nelas colocados ficam visíveis. Neste projeto, elas foram exploradas ao longo da parede da pia, somente com função decorativa.

15. Cozinha planejada com muitas gavetas, portas e nichos

Gosta de ter muito espaço para armazenamento? Faça a sua cozinha planejada e aproveite cada centímetro com muitas gavetas, portas e nichos, de acordo com a quantidade de utensílios que necessita armazenar.

16. Cozinha contemporânea com detalhes metalizados

Nesta cozinha, os detalhes das portas metalizadas dos armários não passam despercebidos. Também conta com uma prateleira aberta na parte superior, criando uma moldura na parede, além dos nichos decorativos no módulo feito para embutir os eletros.

17. Armários em torno da cozinha compacta

Esta cozinha moderna é suave, funcional e com ares de sofisticação. Os armários percorrem o ambiente, preenchendo todas as paredes em diferentes formatos.

18. Cozinha com armário aéreo bicolor

Cozinha homify Cozinhas modernas Turquesa
homify

Cozinha

homify

As duas portas azuis do armário aéreo são o ponto de cor nessa cozinha pequena e neutra, porém muito agradável justamente por causa da combinação leve de cores.

19. Painel para TV e prateleiras decorativas

A ideia do prolongamento desse painel para TV servindo também para acomodar prateleiras decorativas, trouxe mais vida e preenchimento ao ambiente, ocupando pouco espaço, pois as prateleiras são bem estreitas.

20. Armário de cozinha aberto para armazenar vinhos

Se você sempre quis ter uma cozinha com aquele armário especial para expor garrafas de vinho, aqui está uma linda inspiração. Em um pequeno espaço com três nichos foi possível adaptar para este bonito detalhe decorativo.

21. Cozinha com armários fechados e ampla bancada

Residência Patrício Oliveira Arquitetura Cozinhas modernas
Oliveira Arquitetura

Residência Patrício

Oliveira Arquitetura

Em tons de verde-escuro e creme, a cozinha ganha um aspecto suave e mais tradicional. Este projeto conta com muitos armários fechados, apenas pequenos nichos decorativos e uma ampla bancada de serviço.

22. Cozinha ampla com armários do piso ao teto

Em branco e madeira natural, esta cozinha espaçosa recebeu armários com prateleiras abertas e fechadas do piso ao teto, deixando o ambiente todo preenchido, porém com leveza e organização.

23. Armário de cozinha aberto de um lado e fechado do outro

APTO Dunguenhein ArchDesign STUDIO Cozinhas ecléticas
ArchDesign STUDIO

APTO Dunguenhein

ArchDesign STUDIO

Cozinhas pretas oferecem um visual muito moderno. Quando há espaço, pode investir em armários fechados de um lado e abertos do outro, lembrando de valorizar com boa iluminação.

24. Armário aéreo aberto para micro-ondas

Cozinha apartamento Alexandre Ramos homify Cozinhas modernas Bege
homify

Cozinha apartamento Alexandre Ramos

homify

Em um armário aberto, como um nicho grande, aproveite o espaço do micro-ondas para também usar como prateleira decorativa. Muitas vezes é preciso saber aproveitar as opções dos móveis prontos.

25. Cozinha campestre com muitas prateleiras de madeira

Cozinha homify Cozinhas coloniais
homify

Cozinha

homify

Esta cozinha espaçosa e alegre tem um visual campestre muito agradável e acolhedor. Embora haja muitos elementos visíveis em tantas prateleiras nas partes superiores das paredes, todos conversam entre si.

26. Prateleiras decorativas na janela

Com uma belíssima vista para o jardim verde, a instalação de prateleiras nas janelas tem um efeito acolhedor e muito agradável, além de ser uma solução inteligente para aproveitar um espaço reduzido.

27. Cozinha pequena com cantinho decorativo

Cozinha Preta e Laranja INOVA Arquitetura Cozinhas modernas
INOVA Arquitetura

Cozinha Preta e Laranja

INOVA Arquitetura

Neste projeto de cozinha pequena, a ideia foi criar um pequeno espaço na parede intercalando nichos e prateleiras para um visual descontraído.

28. Armários fechados com adega vertical

Outra forma de aproveitar o espaço reduzido é criando pequenos espaços decorativos verticais, como esta adega que separa a sequência de armários brancos.

29. Cozinha com prateleira de madeira para micro-ondas

A prateleira de madeira é um elemento isolado nesta cozinha em branco e mármore marrom, mas harmoniza perfeitamente entre as duas tonalidades.

30. Prateleira usada como floreira

Sobre a pia, uma prateleira dedicada às samambaias que trazem vida e alegria ao espaço. Logo abaixo, para aproveitar a estrutura, um suporte de utensílios.

31. Cozinha com armários em U e nicho alto

Se gosta de cozinhas montadas de modo a preencher todo o espaço, este modelo com muitos armários e bancadas é ideal. Para complementar, um único nicho decorativo para louças brancas contrastantes.

8 dicas incríveis sobre prateleiras e armários de cozinha

Apartamento Tutóia Alvorada Arquitetos Cozinhas modernas
Alvorada Arquitetos

Apartamento Tutóia

Alvorada Arquitetos

Considere móveis abertos – Prateleiras abertas e armários sem portas deixam as cozinhas pequenas mais leves.

Explore estantes rústicas – As peças com ou sem portas (ou com portas envidraçadas), dão um toque charmoso à cozinha. Guarde nelas temperos e especiarias em potes de vidro.

Descubra as prateleiras magnéticas – Podem ser instaladas na parede em frente ao fogão ou mesmo na parte inferior dos armários aéreos. Mantêm as especiarias e utensílios sempre à mão.

Abuse de prateleiras flutuantes – São ótimas para organizar cozinhas pequenas. Misture cores e estilos sem medo e use cestos coloridos ou em fibras naturais para armazenar.

Aposte em armário planejado do piso ao teto – É perfeito para organizar mantimentos e outros produtos em um só lugar.

Brinque com a paleta de cores – Armários envidraçados são ideais para exibir livros de receitas e utensílios coloridos. Organize por cor os livros e até os utensílios dentro do móvel. Fica lindo!

Ouse com cores vibrantes – Ter armários ou prateleiras flutuantes em cores vivas alegra o ambiente, desde que o resto da decoração seja neutro.

Traga arte para a cozinha – Prateleiras e armários abertos também podem exibir objetos de arte junto com a sua louça mais bonita. 

Gostou das ideias? Quais são as suas preferidas? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!