SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como ter uma sala de estar tropical?!

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Muitas das pessoas não se podem dar ao luxo de ter viajar para refúgios tropicais sempre, mas se a decoração for usada de forma correta, pode-se obter uma estética e um clima semelhante aos da selva e mata tropical em sua própria casa. A decoração tropical na sala de estar faz com que sua casa pareça um ambiente divertido e relaxante. As soluções para ter um espaço que represente esta estética vão além da compra de um mobiliário que tenha um estilo mais rústico. Pode-se ser criativo neste momento, utilizando a combinação certa entre cores e texturas para fazer com que seus móveis atuais tenham uma aparência mais tropical.

Ao adicionar os acessórios adequados para um uma sala de estar com esta estética, você sem muito esforço compõe um ambiente que exala uma temperatura agradável e um clima pacífico. Procurar conchas artificias ou naturais, seda com estampa de flores tropicais em cores brilhantes, plantas ou estátuas de animais da selva ou do mar. Adicionar almofadas decorativas em cores vibrantes. Se possuir um orçamento mais definido para esta mudança, pode-se incluir alguns elementos surpreendentes para completar este décor. Por exemplo, você pode colar pedaços de bambu fino em volta de uma luminária de chão e cobrir a sombra na serapilheira natural. 

Pode-se pintar ou tingir artigos em marrom ou mesmo deixá-los com um visual mais rústico, adicionando um acabamento crepitar branco na parte superior. É melhor ser sutil com uma sala de estar tropical ou o seu ambiente pode se tornar muito carregado. Escolha a paleta cromática e os artigos decorativos com cuidado. Assim, você evita adicionar itens demais, deixando o ambiente menos elegante.

Abaixo, você encontra dicas e informações sobre a decoração tropical para sala. Confira e inspire-se para criar seu ambiente com estilo e charme!

Cores claras e vivas

Reforma Apartamento Brooklyn: Sala de estar  por Estudio MB
Estudio MB

Reforma Apartamento Brooklyn

Estudio MB

Se você tivesse que fechar os olhos e imaginar uma ilha tropical quente, isso não iria começar a fazer você se sentir mais aquecido? Cores tropicais que vão de azuis da água doce, amarelos brilhantes e os verdes intensos podem tornar a sua casa mais aconchegante e podem melhorar seu humor. As cores brilhantes e tropicais podem ser ousadas e alarmantes na hora de combinar, mas elas sempre expressam personalidade e estilo. Caso não queira um ambiente tão colorido, pode-se utilizar paredes brancas e elementos em cores quentes e vivas ao redor. Se quiser ousar, considere comprar um papel de parede ou um mural que tenha toques de cores claras ou que retratem a essência tropical. Escolha a cor de seu papel de parede. Depois disso, pinte as paredes adjacentes em uma versão mais moderada da cor principal do papel de parede para trazer um ambiente harmônico.

Mobiliário de madeira

Sala de estar  por Jean Zündel meubles rares
Jean Zündel meubles rares

Audiothèque CD et disques Vinyle – vue d'ensemble

Jean Zündel meubles rares

O mobiliário em madeira rústica ou de demolição conta com uma aparência mais orgânica e natural, o que se relaciona diretamente com as paisagens dos trópicos. Para deixar sua sala de estar neste clima, pense em móveis com desenhos mais leves e em madeiras puras ou escuras. O tom caramelo ou marrom intenso da madeira funciona muito bem com matizes quentes e com o verde intenso das plantas. Pode-se adicionar prateleiras confeccionadas em bambu natural pois são peças que remetem à natureza e aos ambientes verdes. As almofadas e estofados coloridos ou com estampas vibrantes podem ser ótimos parceiros neste jogo. Grafismos com desenhos de plantas, flores ou animais são recomendados.

Janelas grandes

Sala de estar  por Tissage Art de Lys
Tissage Art de Lys

Coussin fleurs Oiseaux du Paradis

Tissage Art de Lys

Ter grandes janelas na sala de estar, além de permitir maior aproveitamento da luz solar, ainda favorece a sua decoração tropical. Principalmente, quando o que se tem no exterior da casa ou do prédio é uma paisagem natural, como um jardim, uma varanda cercada por plantas ou simplesmente um horizonte limpo. A luz natural externa deixa o ambiente mais claro e fresco. Na decoração tropical, usa-se muitas plantas e flores ao redor da sala, portanto, as janelas ajudam as plantas a crescerem de forma saudável. Caso queira evitar a luz em algum momento, pode-se adicionar cortinas em estampas étnicas, florais ou simplesmente em uma cor cítrica, caso suas paredes sejam em cores neutras.

Plantas tropicais

Varanda : Jardins  por HZ Paisagismo

Se você vai adaptar a sua decoração atual para o estilo tropical, jamais pode esquecer de rechear seu ambiente com as plantas tropicais! Elas são necessárias e podem trazer um charme único para sua sala. Cores fortes, aromas refrescantes e uma disposição regada à elegância e discrição são algumas das características mais comuns ao lar de quem inclui as plantas tropicais nas salas de estar. Elas são uma ótima maneira de criar uma ambientação mais diversa e equilibrada, entre os outros artigos decorativos escolhidos para fazerem parte do décor. Cultivar plantas tropicais dentro de casa demanda atenção quanto ao solo, proximidade com janelas, para que a luminosidade chegue nos seus vasos. Esta sala de estar recebeu paisagismo do escritório HZ Paisagismo, que recheou de forma charmosa o espaço com diferentes espécies de plantas e tons de verde.

Elementos tradicionais

Sala de estar  por BIMAGO
BIMAGO

Rompecabezas de ornamentos

BIMAGO

Artigos decorativos e peças de arte tradicionais, como esculturas africanas, pinturas étnicas, castiçais e demais objetos que carreguem um quê tribal são mais do que indicados para fazerem parte de sua sala de estar tropical. Esses elementos são uma ótima maneira de não ficar preso somente às estampas florais e grafismos de plantas. As estampas animais com estilo africano funcionam muito bem nas salas de estar ou quartos, trazendo um clima aconchegante e ameno. Esculturas em madeira maciça ou marfim têm um apelo decorativo interessante para estes ambientes e trazem harmonia quando colocadas próximas as cores quentes e vivas.

Paredes coloridas e quadros

Apartamento Jardim Botânico:   por Chicô Gouvêa - Arquitetura
Chicô Gouvêa – Arquitetura

Apartamento Jardim Botânico

Chicô Gouvêa - Arquitetura

Para completar sua decoração tropical, as paredes podem seguir em cores fortes e marcantes, se o restante da decoração fizer sentido e tiver elementos em matizes neutros. Caso seus artigos decorativos sejam muito coloridos, aposte por paredes brancas e uma delas na cor principal do restante da sua decoração. Pode-se também preencher as paredes neutras com quadros que contenham grafismos, pinturas ou desenhos cheios de cor para trazer um clima divertido e cheio de movimento para sua sala de estar. Para mais dicas sobre como deixar a sala mais vida, confira Como deixar a sua sala mais colorida.

Você adicionaria elementos para deixar sua sala de estar mais tropical?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!