Como escolher a cama perfeita?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

No momento de planejar a decoração do quarto, a cama é a protagonista do espetáculo. Além de ter que ser um elemento de extremo conforto, é na cama que se passará horas da noite repondo todas as energias gastas no dia anterior. Se a intenção é evitar rangidos e outros ruídos desagradáveis enquanto se está dormindo, é importante lembrar que a cama deve ser muito mais que uma peça bonita. Ela tem que ser resistente, além de ter que ter a largura e altura adequada às suas necessidades.

A escolha da cama em si pode ser feita pensando no modelo do seu quarto e nos artigos que fazem parte da decoração do mesmo. Pode-se escolher tanto box alto, que deixa a cama como peça de destaque, quanto uma cama que seja bem baixa, seguindo uma estética oriental. 

O colchão é o elemento de máxima importância, pois vai influenciar seu sono e seu humor no dia seguinte, caso não tenha descansado o suficiente. Um colchão de espuma deve ser usado, no máximo, por 8 anos. Já o colchão de molas pode durar bem até 15 anos. 

No caso de escolher um colchão de espuma, atente-se para avaliar o peso de quem vai dormir na cama e a densidade que a espuma deve ter. Para escolher o melhor colchão de molas, tem que se pensar em como é o sono de quem vai dormir nele pois molas interligadas podem fazer barulho.

Enfim, as possibilidades para encontrar a cama adequada são muitas. Neste post, você ficará por dentro dos quesitos básicos que vão te ajudar a fazer a escolhe certa na hora da compra. Confira!

Tamanho ideal

Quarto  por Massive Naturmöbel
Massive Naturmöbel

AVANTI Schubkastenbett

Massive Naturmöbel

O tamanho do quarto pode influenciar na escolha de uma cama com ou sem cabeceira. Essa parte do móvel serve de junção entre a cama e a parede. Além de ter um apelo estético. Algumas cabeceiras chegam a medir 20 centímetros de espessura, o que pode fazer bastante diferença nos apartamentos novos que seguem metragens reduzidas. Além disso, alguns modelos de cama vêm até com criados mudos embutidos, o que requer ainda mais atenção em relação ao espaço do cômodo. Outra questão sobre o tamanho: escolher um modelo box ou a cama clássica em madeira? A primeira opção oferece algumas vantagens para quem tem pouco espaço. Alguns dos modelos vêm com baú, o que ajuda a organizar o espaço para guardar roupas de cama. No entanto, os modelos box não são indicados para quem tem problemas respiratórios. Pelo fato de ficar muito próximo ao chão, o modelo box tende a acumular pó.

A cama no centro do quarto

Segundo a recomendação médica, deve-se dormir no mínimo oito horas por noite. Ou seja, um terço da vida deitado em uma cama. Portanto, nada mais correto do que se dedicar na escolha deste móvel. Apesar de ser um item de suma importância no quarto, a cama não precisa necessariamente ser enorme se o quarto for compacto. No entanto, não se deve cair no extremo oposto disto. Esta peça precisa ter um tamanho mínimo para que a pessoa caiba deitada. A cama pode funcionar bem disposta no centro do quarto, se este for um ambiente de área vasta. No caso dos quartos compactos, uma alternativa para conciliar as duas necessidades é encostar a peça em um dos cantos do cômodo para facilitar a circulação no espaço. Para mais modelos e dicas sobre camas, confira Camas lindas e inspiradoras.

Uma boa base

O material da estrutura, tamanho e aparência são apenas algumas das coisas a considerar ao comprar uma cama com uma boa base. A principal função de uma base de cama é fornecer suporte para o colchão e para os outros elementos que ficam no móvel. Além disso, uma armação de cama tem um grande impacto sobre o design do quarto como um todo. As bases de cama podem variar muito em estilo e design entre si, portanto, é essencial decidir sobre o tipo de modelo que está interessado em antes de considerar outros aspectos. Além do apelo estético, as bases devem ser avaliadas em relação a qualidade e durabilidade. O material em que elas foram feitas pode variar entre determinados tipos de metal e diferentes tipos de madeira. Os acabamentos também podem ter grande influência na qualidade deste elemento. Neste quarto projetado pelo escritório Yamagata Arquitetura, a base de cama é em metal e a cabeceira revestida por um tecido de algodão na cor cinza. 

Travesseiros confortáveis

Pode-se pensar que a chave de ouro para uma boa noite de sono é um bom colchão ou uma boa roupa de cama, mas o travesseiro em que se vai descansar a cabeça tem uma grande relevância! Quando se acorda cansado após ter dormido as ditas 8 horas, o problema provavelmente é a qualidade do travesseiro que se está usando. O travesseiro adequado deve fornecer um suporte de extremo conforto para sua cabeça e seu pescoço. Esta peça não pode esvaziar ou perder sua maciez rapidamente. Sua forma tem que ser macia e constante ao mesmo tempo. Deve-se avaliar o tipo de revestimento e preenchimento adequados para seu tipo de sono ou corpo. Os preenchimentos mais comuns para travesseiros são as penas, fibras sintéticas e poliéster.

O colchão ideal

Enquanto resistência e estilo são as palavras de ordem para escolher a cama, a escolha do colchão deve focada no conforto que a peça oferece. Não é por menos, já que o descanso, postura e humor dependem da qualidade do sono que se tem na noite anterior. Comprar um colchão que não é confortável o bastante pode resultar em noites mal dormidas e em dores no corpo. É mais do que importante testá-lo antes de fazer a sua escolha. O mercado conta com inúmeras opções de tamanho, densidade, acabamentos e revestimentos. Pesquise bastante para escolher o que melhor se adapta ao seu corpo e ao seu sono.

Roupa de cama

Ao procurar por um edredom confortável, encontra-se três opções no mercado: Verão, 4 estações e Inverno. Cada uma oferece um peso diferente de preenchimento que é baseado na quantidade de preenchimento que a peça recebe. É válida lembrar que um enchimento mais pesado não se relaciona diretamente com mais conforto, mas simplesmente mais calor oferecido pelo material. Se preferir dormir em uma temperatura mais quente, escolha por um preenchimento mais pesado, que seja também mais confortável. Se preferir um ambiente mais ameno, escolha por um preenchimento mais leve e que seja ainda confortável.

Qual modelo de cama e colchão você escolheria para seu quarto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!