Tapetes e carpetes por baixo da mesa de jantar? Sim, gostamos!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Particular, Valongo, IAS Tapeçarias IAS Tapeçarias Salas de jantar modernas Têxtil Ambar/dourado
Loading admin actions …

O tema deste artigo não é consensual! Se há pessoas que não prescindem deles, outras há que os consideram obsoletos e totalemnte dispensáveis, autenticos acumuladores de pó ou mesmo meros obstáculos. Estamos a falar de tapetes e carpetes, claro! Mas se a sua mera presença já é tema de discussão, colocar um por debaixo da mesa de refeições é ainda mais debatível. Afinal são alimentos que caem e deixam nódoas, orlas que se enrolam e pés que tropeçam…  

As opiniões podem dividir-se, no entanto as vantagens são imediatamente visíveis: – maior conforto térmico na hora das refeições, um ar mais acolhedor para familia e amigos, uma melhoria estética imediata e mais maior personalização do espaço. 

Por tudo isto, e simplesmente porque nós adoramos tapetes, hoje trazemos-lhe uma selecção de ideias de decoração usando tapetes e carpetes por baixo da mesa da sala de jantar. Se gosta tanto como nós venha vê-las e inspirar-se!

Branco sobre madeira

A combinação clássica, o casamento perfeito! Numa casa de tom eclético, onde o clássico e omoderno dão as mãos, e onde a madeira escura impera, a sala de jantar é um grito de frescura. À mobília moderna acrescentou-se um simples tapete branco para uma nota de conforto, mas também de irreverência. Começámos muito bem, não é verdade?

Metal martelado

Num ambiente muito moderno as peças de design arrojado são um must have, e esta sala de jantar é disso testemunho. Aos nichos na parede cinzenta (tendência), vieram fazer companhia um conjunto de cadeiras modernas e uma mesa de vidro que dá maior dimensão ao espaço. O tapete cinzento prateado, da autoria dos portugueses IAS TAPEÇARIAS, de Perafita, tem cerdas que apresentam vários tons de cinzento conforme a inclinação, a lembrar metal martelado, e é o elemento que une e aquece todo o frio conjunto!

De materiais naturais, simples e muito atual

Este tapete de fibras naturais na sua cor original e crua é perfeito para colocar numa área de refeições muito frequentada! É resistente e despretensioso, o que ajuda a criar uma atmosfera familiar e descontraída. A sua combinação com a mesa de madeira natural e com as cadeiras de estilo retro torna este animado espaço de refeições o lugar perfeito para partilhar refeições com crianças.

Efeitos gráficos modernos e sofisticados

Este tapete com efeitos gráficos, muito modernos e apelativos, é a peça chave desta sala de jantar, combinando na perfeição com a mobília de caráter modernos e criando um ambiente de luxo e sofisticação inegáveis.

Moderno e muito felpudo

Mais uma proposta de um ambiente ultramoderno, muito sofisticado e elegante, onde o negro e o cinzento incutem o seu tom de seriedade. Poderia ser uma atmosfera algo fria e pouco dinâmica se não fosse o divertido e felpudo tapete de longos pelos, onde apetece enterrar os pés!

O apelo étnico

Porque a vida não deve ser formatada, às vezes a melhor opção de personalização da nossa casa vem das origens mais ancestrais. Um tapete com motivos étnicos, como o da foto, seja uma recordação de viagem, ou um testemunho de ligação com o passado, pode ser o complemento ideal para a sua mesa de jantar!

A moldura perfeita

Um tapete em tons de gelo, em ligação coerente com o resto da decoração, faz a moldura perfeita para um conjunto de mesa e cadeiras de design moderno. E se os próprios motivos do tapete fizerem a moldura cria-se um efeito visual ainda mais apelativo!

O destaque circular

Até agora vimos apenas tapetes quadrados ou retangulares, mas e que tal suavizar as formas e eliminar os ângulos? Um tapete redondo sob uma mesa redonda, branco sobre cinzento-gelo, é uma proposta realmente diferente que conquista!

A fazer lembrar areia da praia

Usar uma mesa com estrutura metálica e tampo de vidro é sempre garantia de limpidez e amplitude, pois a transparência do vidro não pesa no horizonte visual. Mas esta proposta é especialmente indicada para espaços pequenos pois é expansível. Por este motivo o tapete deve ter as dimensões adequadas para ficar esteticamente coerente com a mesa, tanto fechada como aberta. O tapete da foto, além de ter uma textura muito interessante, com um efeito visual a lembrar areia da praia, conseguir exatamente essa proporção adequada.

A primar pela diferença

Até o minimalismo estético tem de ter um elemento de destaque, que dê vida ao ambiente. Seja uma cor viva ou uma forma mais arrojada, é importante dar um pouco de arrojo à decoração. No caso do espaço aberto da imagem, com uma estética simples e reta, quase a roçar o austero, esse elemento é o interessante tapete espesso que faz lembrar a borracha que reveste os parques infantis. Discreto e minimalista, mas original quanto baste!

Azul sobre cinzento

Formas geométrica com o branco e o cinzento como pedras basilares? Sim, é arrojado, moderno e muito sofisticado. Mas também pode ser algo impessoal, mesmo com algum toque de azul, porque esta também é uma cor fria. Não é nada que um espesso e confortável tapete não remedeie!

Os pés sobre peluche

De novo madeira e branco! Funciona, é lindo, é já um clássico moderno. Mas neste conjunto a estrela é definitivamente o divertido tapete de pelúcia branco. Impróprio para pessoas perfeccionistas, sobretudo se houver crianças por perto! 

Esta pequena lista chegou ao fim, mas se ficou entusiasmado com a ideia de ver mais ideias de tapetes incríveis não perca o artigo ’Tapetes para todas as divisões’.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista