Como criar show de luzes que desperta emoções

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

Já ouviu falar em light designer? Em português: designer de luzes. Eles são responsáveis por elaborar o projeto luminotécnico e todas as especificações técnicas do projeto arquitetônico. Além disso, eles também visitam a obra e acompanham a instalação das luzes. Em trabalho de equipe junto com o arquiteto, eles criam verdadeiros shows de luzes dentro da sua casa. 

A luz é um elemento muito importante em qualquer projeto, pois ela tanto pode valorizar quanto desvalorizar a decoração da sua casa. 

A luz indireta é uma das técnicas que provocam sensações intimistas e muitas emoções. Se bem trabalhada, pode até aumentar a impressão de espaço em um cômodo pequeno. 

Fizemos uma seleção de luzes indiretas embutidas para te inspirar!

Luz como arte

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista: Salas de estar modernas por Guido Iluminação e Design
Guido Iluminação e Design

Iluminação destaca projeto moderno de flat na capital paulista

Guido Iluminação e Design

Designers de luz podem criar um verdadeiro show de iluminação. Um projeto de iluminação moderna e embutida, como esse da Guido Iluminação e Design, valoriza muito a decoração. 

Usar luzes coloridas também é possível. Nessa sala de estar, o azul cria uma sensação quase futurística.

Oculta, esconde os cabos e cria uma atmosfera toda especial. As arandelas desalinhadas na parede oposta complementam a experiência e aumentam o efeito de outro mundo. Crédito da foto: André Monteiro.

Brincando com luzes

As luzes te permitem brincar com vários elementos de decoração. E o mais legal: dá pra criar muitos efeitos fabulosos. Uma ideia é brincar com luzes dentro de estantes e armários. Embaixo ou em cima de prateleiras e até por trás delas. Dá para criar muitas propostas. Você pode escolher iluminar uma prateleira sim, outra não, por exemplo. Ou Criar uma linha horizontal no meio da estante. Enfim, iluminação embutida na estante é show de bola!

Iluminação indireta

MM apartment: Banheiros industriais por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Nesse projeto, a iluminação indireta foi idealizada saindo do chão e refletindo na parede texturizada. O banheiro criado para a casa MM Apartment por 2 arquitetos (Rodrigo Béze e Carlos Carvalho) do Rio de Janeiro deixa a parede de pedras super leve com a iluminação adequada. E ainda cria uma experiência visual única!

Criando espaços

QUARTO INFANTIL 03: Quarto infantil  por CASA DE PROJETOS
CASA DE PROJETOS

QUARTO INFANTIL 03

CASA DE PROJETOS

Mais um exemplo de luzes show está nesse quarto infantil de meninas. A iluminação indireta saindo do chão e no teto, alinhadas, marca o closet da menina. Essa iluminação setoriza e marca o sentido de circulação. Com certeza iluminar o piso do chão do closet em amarelo desperta emoções. Parece que o piso está flutuando. Ele vira quase que um palco, onde sua filha pode cantar e dançar. Um espetáculo apaixonante!  

Aumentando a parede

A iluminação indireta e embutida direcionada para cima alonga a parede e a altura do pé direito. Ela tanto pode ser instalada em uma estrutura de teto de gesso, como no caso desse banheiro da foto, como sobre uma estante ou armário, por exemplo. Aqui, destaque ainda para o trabalho muito bem pensado de refletir a luz embutida no espelho!

Efeitos especiais

QUARTO INFANTIL 03: Quarto infantil  por CASA DE PROJETOS
CASA DE PROJETOS

QUARTO INFANTIL 03

CASA DE PROJETOS

A iluminação indireta embaixo do chão da cama e do sofá cria um ar perfeito de conto de fadas, como nesse quarto de menina. A cama com o chão iluminado fica voando nas nuvens e desperta a criatividade. Quartos infantis merecem uma iluminação trabalhada, pois pode criar mundos fantásticos onde a criança pode sonhar e desenvolver a imaginação. A iluminação indireta no guarda-roupa também valoriza o ar feminino do quarto.

Raios de luz

Rasgo de luz no teto de gesso ou na sanca criam uma iluminação super agradável! O efeito dessa luz fica lindo e ainda cria uma ótima iluminação geral para o ambiente. 

Além disso, serve para setorizar os ambientes. Nessa foto, o rasgo de luz no comprimento total de um lado ao outro do teto divide bem a área da TV do restante do quarto e da área da cama. Outro rasgo de luz marca o lugar da cama e direciona mais luminosidade para ela, no caso de o morador querer ler na cama, por exemplo. 

Atrás do espelho

A iluminação indireta por trás do espelho, como no banheiro desse projeto do escritório Camila Tannous Arquitetura & Interiores é impressionante. Também pode ser usada atrás de móveis, como armários da cozinha. É uma boa para iluminar sem que a luz fique diretamente no rosto das pessoas e para iluminar locais escondidos, que geralmente ficariam escuros.

Gostou da iluminação indireta e embutida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!