Torne a cozinha mais agradável para a hora de cozinhar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quantas vezes você chegou à cozinha para cozinhar e encontrou o caos? A pia cheia de louça, a bancada de trabalho cheia de coisas desnecessárias, os utensílios inencontráveis? Ou os armários de mantimentos e panelas desorganizados, a geladeira uma bagunça só?

Pois então é hora de arregaçar as mangas e resolver o problema do caos de uma vez por todas. Os procedimentos são simples e muito mais fáceis de realizar periodicamente do que você imagina. Atitudes como se livrar de tudo de que você não precisa para cozinhar, esvaziar e limpar a bancada de trabalho, organizar as prateleiras e cristaleiras, manter mantimentos, materiais e utensílios à mão, encontrar um lugar para seus cadernos e livros de receitas e melhorar a iluminação da cozinha fazem toda a diferença. 

Com certeza, seguindo esses passos, você vai colocar a sua cozinha em ordem e ter muito mais prazer na hora de cozinhar para você, para a família e para os amigos. Confira as nossas dicas e mãos à obra!

Desapareça com tudo de que você não precisa para cozinhar

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Olhe para a sua cozinha. O que você vê? Existem coisas que mais atrapalham do que ajudam? Existem coisas que não pertencem a esse lugar, como jornais, livros, brinquedos, roupas? Há enfeites demais na cozinha? Se responder sim a qualquer uma dessas perguntas, está na hora de você pegar umas sacolas ou umas caixas e retirar tudo que está sobrando na cozinha, devolvendo a maioria delas a outros cômodos e separando para doação aquilo que é excesso. Pode ter a certeza de que vai sentir a sua cozinha voltar a respirar depois dessa desatravancada do espaço. Isso é só o começo!

Esvazie e limpe a sua bancada de trabalho

Apto. João: Cozinhas minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

A próxima ação deve ser feita diariamente: a sua bancada de trabalho deve ser esvaziada e limpa a cada vez que terminar de cozinhar para que esteja pronta para a próxima vez. A impressão de limpeza e desembaraço da bancada de trabalho vai motivar você a novas incursões à cozinha, pode acreditar. Nada como ver aquela superfície limpa e vazia para se ter ideias para pratos, doces e salgados. A sensação de ordem é motivadora, como nas bancadas de trabalho do projeto realizado por RSRG Arquitetos: apenas o mínimo necessário para dar um colorido ou uma ornamentada, permitindo que o design do mobiliário se destaque e encante. A imagem é de Fran Parente.

Ilumine corretamente o ambiente

Lembre-se de que cozinhar envolve várias etapas e atividades, como lavar, cortar, picar, ralar, liquefazer, bater, untar, enformar, desenformar, misturar e assim por diante. Para realizar cada uma dessas atividades, você precisa ter excelentes condições de iluminação – ou seja, você precisa enxergar bem o que está fazendo. Assim, tenha o máximo possível de luz natural na sua cozinha, com janelas amplas e cortinas leves e translúcidas. Já à noite, você vai precisar de iluminação ainda mais eficiente, portanto tenha uma combinação de luz indireta e uniforme no teto e pontos focais de luz ao longo de toda a bancada de trabalho e também na pia e no fogão. Você vai trabalhar em condições mais confortáveis se tiver a iluminação certa.

Encontre um lugar para seus cadernos e livros de receitas

Cozinhas clássicas por Harvey Jones Kitchens
Harvey Jones Kitchens

Shaker kitchen by Harvey Jones

Harvey Jones Kitchens

Se você é do tipo que realmente aprecia cozinhar, deve ter vários livros de culinária, sem falar dos cadernos com receitas trocadas com os amigos e familiares (ou, na era pós-internet, cadernos de receitas impressas de sites). Saiba que o lugar deles é na cozinha, portanto encontre um espaço de honra para eles, de preferência longe da pia e do fogão por motivos evidentes. Nesta cozinha com ilha central, a parte posterior dela foi destinada a uma pequena adega e a uma biblioteca de artes culinárias. A solução é eficiente, charmosa e deixa o material sempre à mão de quem está cozinhando ou de quem observa na mesa de jantar. Lembre-se de que ter seus livros e cadernos ao alcance facilita a sua vida e lhe dá ainda mais motivação para cozinhar. 

Organize os armários, as prateleiras e cristaleiras

Apartamento Leopoldo: Cozinhas modernas por Sacada
Sacada

Apartamento Leopoldo

Sacada

Com certeza, você tem armários, prateleiras e cristaleiras na sua cozinha. Mantenha tudo organizado: nas cristaleiras, os copos e taças devem ficar bem espaçados para evitar quebras. Já nas prateleiras de temperos, coloque-os em potinhos apropriados para mantê-los frescos. Não se esqueça de não exagerar na quantidade de louça nos armários para que seja fácil alcançar qualquer objeto. Organize as peças por tipo: xícaras, pires, pratos de sobremesa, pratos rasos, pratos fundos, chaleiras, travessas, cumbucas, leiteiras e assim por diante. Nas gavetas, guarde os talheres e os utensílios, além das toalhas de prato. Também encontre um lugar certo para cada pequeno eletrodoméstico, como liquidificador, batedeira, torradeira, grill e centrífuga, entre outros. 

Organize seus mantimentos

Os mantimentos também devem ser organizados nos armários, na dispensa e na geladeira. Mantenha os produtos com prazo de validade mais próximo na frente para que você tenha certeza de que irá usá-los. Organize-os por embalagem: garrafas, latas, pacotes, frascos, barras, caixas e potes, entre outros, sempre mantendo juntos os mesmos tipos de produtos, como enlatados, farinhas, bebidas, sucos, geleias, leite, massas, molhos, arroz, feijão e outros grãos. Na geladeira, aproveite bem cada espaço destinado a um determinado produto, assim você se acha mais facilmente na hora de cozinhar. Ou seja, legumes e verduras na gaveta inferior, temperos, condimentos, ovos, leites e bebidas na porta, queijos e frios na gaveta destinada a eles, e assim por diante. Novamente, não exagere na quantidade de produtos no armário, na dispensa ou na geladeira, de modo que possa visualizar tudo ao abrir a porta.

Mantenha os utensílios sempre à mão

Se for possível, tente manter os utensílios mais utilizados sempre à mão. É o caso de frigideiras, caçarolas, colheres de pau, conchas, escumadeiras, jogo de facas, luvas e pegadores, entre outros objetos. Saiba que eles podem dar um toque bonito e colorido na sua cozinha que torna o ambiente mais aconchegante e convidativo para todos que entrarem nela. Ter esses utensílios à vista também pode lhe dar mais motivação para cozinhar, já que eles estão ali pedindo para serem usados. Os utensílios à mostra ficam lindos em cozinhas mais rústicas, com paredes de tijolinho à vista, como a da imagem acima. Inspire-se nela para encontrar uma forma de incorporar os utensílios na decoração da cozinha. Para outras dicas sobre cozinha, leia este artigo.

Como você pode tornar a sua cozinha mais agradável para a hora de cozinhar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!