Qual torneira escolher para minha cozinha?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Acredite ou não, as torneiras têm diferentes características e propriedades, isso depende do material de que são feitas, e, por isso, em algum momento você deve ter se questionado, como escolher a torneira para a cozinha? Bem, tudo dependerá para o que você precisa da torneira – não que há muitos usos, mas existem vantagens e desvantagens na hora de escolher a torneira. Uma torneira de cozinha deve ser escolhida para ter um equilíbrio perfeito entre função, design e que seja fácil de manejar – mesmo com suas mãos gordurosas. O manuseio do registro é extremamente importantíssimo para assegurar um controle preciso do fluxo de água e da temperatura.

A torneira sem dúvida é uma peça que você mais trabalha em uma casa. Você precisa dela para tudo, desde encher a chaleira até à lavagem de verduras e louças, ou seja, a torneira é usada durante todo o dia, todos os dias, aliás, sem ela você não consegue fazer nada. Por tanto, é essencial investir numa ótima torneira que não seja somente bonita, mas funcional e com longa durabilidade, afinal não é um equipamento para você ficar trocando a todo momento e, além disso, você terá uma cozinha irresistível, com uma torneira funcional e design arrojado!

Se você vai reformar ou construir sua casa, então escolha uma torneira que lhe proporcione benefícios a longo prazo, a tecnologia tem trabalhado em diversificar os acabamentos, forma do corpo, tipo de dispersor da água e o controle da temperatura. Não importa o estilo de torneira que você escolher para sua cozinha, apenas certifique-se de que a mesma roda o suficiente para alcançar todos os cantos da sua pia, assim você não terá dificuldade em manusear na hora de lavar uma louça, por exemplo – uma torneira que não seja fixa dará mais flexibilidade. Confira como escolher a torneira perfeita para sua cozinha.

Torneira montada na pia

Cozinhas clássicas por DER RAUM
DER RAUM

Einbauküche

DER RAUM

A torneira montada na pia é a mais comum no mercado, e você encontrará com facilidade, mas não é a torneira mais versátil. Para uma cozinha tradicional, você pode escolher uma torneira simples e prática, pois ela tem apenas uma função e é perfeita para trabalhos leves, por exemplo, lavar pratos, legumes, entre outras coisas. A torneira montada na pia pode ser perfeita para sua cozinha se você não gosta de trabalhar com água quente, pois ela tem apenas um registro para água fria.

Torneira com função dupla

O estilo clássico da torneira com função dupla ou monobloco de dois registros permite a peça adaptar-se a qualquer ambiente de cozinha. O equipamento é montando em único lava-louças da bancada da cozinha, assim contém registros individuais para você controlar a temperatura de água, seja quente ou fria. O projeto da cozinha foi desenvolvido pelo escritório Carvalho e Patrício Arquitetos, , localizado em Florianópolis, motivados pela afinidade de ideais e conceitos sempre para oferecer uma arquitetura de qualidade para seus clientes – linguagem pura e atemporal valorizando as diferentes texturas dos materiais, além do conforto ambiental em cada projeto.

Enchimento torneira

Cozinhas modernas por Lautrefabrique
Lautrefabrique

Maison de Village

Lautrefabrique

Uma torneira de qualidade pode durar por toda vida, por isso, procure uma torneira com corpo sólido de metal, com enchimento e uma profunda placa de acabamento, afinal, você não quer uma torneira que lhe dê dor de cabeça e que precisa ser trocada a cada ano. Recorra a um design intemporal, e não economize na hora de comprar, ou seja, evite uma torneira barata, porque você terá que a substituir dentro de alguns anos. Agora se seu dinheiro é apertado, refaça seu orçamento e tente economizar em outros itens da cozinha. Para um excelente desempenho, às vezes, muitas torneiras exigem um mínimo de pressão do fluxo de água.

Vantagens dos materiais diferentes

Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects
Dittrich Hudson Vasetti Architects

Kitchen remodelling in South Bristol

Dittrich Hudson Vasetti Architects

Sempre escolha uma torneira com garantia e que esteja dentro das normas de fabricação, pois como qualquer produto a torneira também tem prazo de validade – isso mostra que o fabricante está confiante nos seus produtos para os próximos anos. Mas antes de comprar, pesquise as vantagens dos materiais diferentes dos estilos das torneiras. Por exemplo, as torneiras cromadas e em aço inoxidável complementam qualquer estilo de cozinha. O cromado por sua vez é brilhante e adicionará destaque à cozinha e pode melhorar o aspecto da sua bancada, além disso, o aço inox, por ser um material conhecido por sua qualidade antibacteriana dará um ar de uma cozinha profissional. Nunca esqueça de escolher a torneira que seja fabricada com termos de garantias.

Desvantagens dos materiais diferentes

Residência Quinta do Golfe : Cozinhas  por FERNANDO ROMA . estudioROMA
FERNANDO ROMA . estudioROMA

Residência Quinta do Golfe

FERNANDO ROMA . estudioROMA

Falamos das vantagens na escolha do material diferente para sua torneira, mas você precisa também estar atenta às desvantagens dos mesmos materiais. A torneira de aço inoxidável sempre deixará sua pia com aparência de nova por causa do seu brilho,  essa é uma escolha para quem tem um ambiente mais moderno. As pias não são feitas a toa de aço inoxidável, mas para que elas não desgastem e nem quebrem durante anos. Porém, escolher uma torneira do mesmo material não é a melhor opção, simplesmente, porque o material é facilmente riscado, principalmente, na hora da limpeza – os riscos permanecerão após a limpeza. Você pode evitar esse problema ao limpar com escovas de sedas macias e com pano, assim sua torneira ficará sempre com cara de nova

Torneira misturador

Aparentemente escolher uma torneira não é uma tarefa difícil, mas quando já tem uma ideia do estilo que será instalada em sua pia, por exemplo, a torneira misturador tem a função, como o próprio nome diz, de misturar água fria com água quente de acordo com sua necessidade. A torneira tem a mesma finalidade da monobloco mas o seu diferencial é que a torneira misturador possui dois registros, assim ela pode não ser tão prática, exatamente, porque tem dois volantes para o controle de água e temperatura, mas vale a pena você investir, pois hoje, tem uma infinidade de opções de torneira no mercado e, com certeza uma pode ser do jeito que você deseja para sua cozinha.

E aí? Gostou do artigo sobre como escolher a torneira para sua cozinha? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!