Construa sua própria lagoa no seu jardim

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você tem uma fonte natural de água em sua propriedade, considere a possibilidade de construir uma lagoa no seu jardim, mas caso você não tenha, não descarte a ideia de fazer uma lagoa do mesmo jeito, pois você vai se apaixonar pelo resultado positivo. Porém, é normal você se questionar: como posso construir minha própria lagoa? Bom, você precisará pesquisar e ler instruções sobre como construir uma lagoa, seja de animais selvagens ou simplesmente para realçar o paisagismo do seu jardim e deixar a sua casa mais integrada com a natureza.

As lagoas se forem construídas corretamente, fornecem habitat  natural para animais selvagens em sua região, além de novas vidas. Pense nas características e função que você mais aprecia na hora de planejar a construção, por exemplo, as lagoas de jardim, talvez seja o tipo mais fácil para construir, claro, se você deseja algo simples e sem muito manuseio, além disso, você pode acrescentar móveis de jardim paletes, pois sua lagoa ficará um charme.

Ela é simplória, exatamente, por não requerer uma bomba, por isso não precisa ser perto de uma fonte de eletricidade. A lagoa de animais selvagens é construída para parecer com uma parte natural da paisagem da sua residência, se você mora no campo e tem uma área verde – não é abastecida com peixe, é atraente para os sapos, lesmas, e outros animais que podem  se aproximar para beber água ou tomar um banho. De qualquer forma, água simboliza paz e purificação, o som da água transmite tranquilidade. Confira agora como você pode construir sua própria lagoa em seu jardim. Relaxe a mente e entre em sintonia com a natureza!

Escolha o local e o tamanho

É importante você escolher um local e tamanho para construção da sua lagoa. A maioria das lagoas fica melhor em pontos com misto de sombra e sol, pois o ambiente permite que as plantas cresçam e mantém as algas na baía, assim outros animais se aconchegam. Você poderá criar e construir a lagoa em um espaço que você consiga visualizar da sua casa – a ideia é apreciá-la mesmo em um dia chuvoso.

Agora, se você pretende criar sua lagoa no jardim, a primeira coisa que deve ser feita é o encanamento ou a fiação subterrânea. Caso sua propriedade seja maior, outras considerações podem estar envolvidas, e você precisa analisar tudo antes, por exemplo, chame o departamento de agricultura para certificar se existe algum lugar protegido por bacias hidrográficas, informe se há outros regulamentos locais você deva tomar conhecimento antes de começar a construir sua lagoa – nunca escolha um local próximo de árvores, pois você corre o risco de danificar suas raízes. Depois de buscar todas as informações, então, aproveite sua fonte natural.

Coloque areia e borracha

Você verificou que está tudo certo com sua propriedade, então chegou a hora de colocar a mão na terra, ou seja, construí-la. Primeiro coloque uma camada de areia, não se esqueça de cobrir cada fenda, em seguida, adicione uma camada de material biodegradável, como serragem ou jornal, além disso, cubra também uma camada com borracha ou um pedaço de lona. O projeto da foto foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista Flávia Brandão - ela atua na área corporativa, design de interiores e administração de obras a mais de 30 anos. Sempre com projetos inovadores e criativos.

Pilha de pedras no chão

É importante você considerar o tamanho e a profundidade de sua lagoa, caso você more em uma região úmida, é aconselhável que a lagoa tenha apenas poucos metros de largura e profundidade – em um local seco, uma lagoa rasa evaporará em questão de dias. Vale ressaltar a importância de pesquisar para saber qual profundidade é melhor para a sua região. Utilize pilha de pedras no chão para cercar sua lagoa, assim você terá uma noção do tamanho da lagoa que você deseja. Você pode colocar as pedras alguns centímetros dentro da terra, ou em volta da lagoa, porque, assim elas podem ser niveladas com a superfície quando estiver cheia de água.

Grandes rochas

Se você escolheu utilizar grandes rochas, não é necessário cimentar a lagoa, apenas se você escolhesse usar pedras menores e mais leves, pois ao construir com grandes rochas, você evita que algo se solte quando as pessoas estiverem por perto. Use sua criatividade e abuse na hora decorar, acrescente uma linda ponte de um lado para o outro da lagoa e utilize tons de pedras diferentes. Uma lagoa charmosa e diferenciada.

Ligue uma bomba e tenha o efeito de uma cachoeira

Se você for instalar um dispositivo com efeito de uma cachoeira, por exemplo, ligue uma bomba, assim sua lagoa ficará mais atraente. Use uma mangueira para enchê-la até a borda, certificando-se para que ela não transborde, ou de uma maneira mais sustentável, você pode recolher água da chuva se você preferir não usar a água bombeada. Na hora de incluir a bomba, instale-a no centro mais profundo, assim a mangueira estenderá até a superfície da lagoa. Não tente fazer isso sozinho – consulte o fabricante do dispositivo que você escolheu e preste atenção nas instruções, cada detalhe é importante para deixar a sua lagoa funcionando adequadamente e a água fluindo.

Paisagismo e fauna

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins tropicais por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Uma lagoa de jardim esplêndida tem uma aparência mais ornamental. As lagoas normalmente têm lírios e outras plantas aquáticas e são construídas para complementar o projeto de um jardim de inverno, por exemplo, pedras artisticamente arranjadas, pequenas cascatas e peixinhos ornamentais são frequentemente características de lagoas de jardim. Você pode usar sua criatividade e plantar espécies do seu gosto, mas seria bom se você escolhesse plantas indicadas para esse tipo de projeto.

Gostou do artigo? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!