Visitas em casa? Com nossas dicas, não há problema!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Pode acontecer em qualquer família. De uma hora para a outra, algum parente ou amigo distante diz que está vindo para a cidade e pergunta se é possível se hospedar em sua casa. Ter um hóspede em casa causa uma série de mudanças na rotina diária da família, mas tudo pode ser acertado com uma série de providências que devem ser tomadas antes e durante a estada da visita. Antes de mais nada, é preciso pensar onde e como a visita será acomodada. Se a casa tiver um quarto de hóspedes, não há problema. Caso contrário, será necessário pensar em alguma solução criativa que não atrapalhe o andamento da casa e garanta um mínimo de tranquilidade e intimidade para a visita.

Confira agora nossas dicas para lidar com esta questão com eficiência – e ainda deixando uma bela impressão de suas capacidades como anfitrião ou anfitriã.

Escolha o quarto certo

Vamos partir do princípio que há lugar em sua casa para acomodar sua visita. Seja o quarto do filho que saiu de casa para estudar no exterior ou um quarto de hóspedes já preparado, é fundamental garantir que este quarto funcione somente como local para acomodação de sua visita. Antes da chegada de sua visita, verifique se não há objetos que foram sendo deixados ao longo dos meses no quarto. Providencie uma faxina no quarto, já que quartos fechados tendem a acumular poeira mais do que quartos abertos. Garanta que não há pelos de gatos ou cachorros que eventualmente morem na casa: as pessoas podem ter alergia a estes animais, portanto, deixe-os longe do quarto após a limpeza geral.

Arrume a cama

Antes da visita chegar, faça uma espécie de checklist do que precisa ser feito no quarto para que tudo funcione com perfeição. Providencie roupas de cama limpas e deixe a cama já arrumada para quando seu hóspede chegar. É comum que as pessoas cheguem cansadas da viagem e resolvam tirar uma soneca após se acomodarem em casa. Se for este o caso, garanta que seu convidado não precise se preocupar em arrumar a cama. Evite colocar lençóis, colchas ou travesseiros coloridos ou estampados. Opte pelas cores leves e tons pastéis, como no quarto desta foto. Isso garante uma sensação de relaxamento e descanso completo para sua visita. Deixe cobertores e acolchoados à mão, para o caso de uma noite fria ou um ar-condicionado bem gelado!

Armários e gavetas

Bangalô 3 irmãos - Praia de Tamandaré/PE: Quarto  por Celia Beatriz Arquitetura
Celia Beatriz Arquitetura

Bangalô 3 irmãos – Praia de Tamandaré/PE

Celia Beatriz Arquitetura

Ainda que sua casa não seja um hotel, é interessante que a visita tenha onde colocar suas roupas e objetos pessoais. Por isso, garanta que o quarto de hóspedes tenha pelo menos um armário e um balcão com gavetas vazias para que a visita possa acomodar suas coisas, como neste simpático projeto da Celia Beatriz Arquitetura. Garanta para que não haja pó ou teias de aranha nestas peças. E não se esqueça de colocar ao menos um sachê com essências florais no armário e nas gavetas. Lembre-se, ainda, que é preciso que os armários tenham cabides para que sua visita possa colocar casacos, camisas e calças. E um espelho, claro. Afinal, todos precisam dar uma olhada no visual antes de sair do quarto!

Decore com simplicidade e sutileza

Esta é uma dica que deve ser aplicada na hora de montar o quarto de hóspedes. Ainda que deva seguir boa parte do estilo da decoração, é interessante que o quarto de hóspedes tenha uma linha mais neutra, já que não sabemos quem é a pessoa que irá ficar ali – pode ser desde a avó de 70 anos como o amigo de 15 anos do filho. O que vale, neste momento, é que o hóspede se sinta acolhido e confortável. Assim, coloque apenas o mínimo dentro do quarto. Com uma decoração suave e de bom gosto, o quarto pode oferecer ao hóspede uma sensação agradável de familiaridade e aconchego – tudo isso, sem muito esforço.

Banheiros

Lapa | Decorados: Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Aqui podem acontecer duas situações: ou o hóspede ira utilizar um banheiro exclusivo ou terá que dividir o banheiro com outras pessoas da casa. Em ambos os casos, é preciso garantir que a impressão passada pelos anfitriões seja a melhor possível. No caso de um banheiro compartilhado, identifique bem quais são as toalhas que serão utilizadas pelo convidado. Garanta que haja sempre sabonete e xampus à mão, assim como pasta de dente disponível. Caso seja necessário, deixe ainda uma escova de dentes nova à mão. Para garantir uma boa sensação dentro do banheiro, experimente trabalhar com velas aromáticas ou sachês aromatizados.

Livros

Algumas pessoas costumam dormir mais tarde quanto estão fora de casa. Se esse é o caso da sua visita, garanta que ela não vá morrer de tédio ao longo da noite! Deixe livros e revistas sobre o criado-mudo, para que ela tenha algo para ler ao longo da noite ou da própria estada. Em caso de dúvida, pesquise sobre os seus gostos pessoais para saber quais livros e revistas deixar à disposição. Caso o quarto tenha uma televisão, garanta que a transmissão do sinal da TV por assinatura esteja funcionando e que as pilhas do controle remoto estejam carregadas. Assim, tanto visita quanto anfitriões mantêm a sua intimidade sem atrapalhar os momentos de lazer do outro.

Tecnologia

HOME OFFICE 02: Escritórios  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

HOME OFFICE 02

Pura!Arquitetura

Uma das tendências mais interessantes dos últimos anos é oferecer à visita um tablet para que ela possa navegar na Internet enquanto está em sua casa – isso se ela já não tiver um, é claro. Neste caso, garanta que a senha do wifi esteja liberada e que o sinal esteja forte o suficiente para um acesso sem engasgos. Se for o caso, ofereça ainda um notebook para eventuais envios de e-mail ou download de fotos tiradas ao longo dos dias. Deixe à mão, ainda, um pen drive para a gravação de arquivos de filmes, músicas ou fotos. Tenha sempre a mão um carregador extra de celular e um cabo USB para conexão ao notebook. Dessa forma, você garante que a sua visita poderá levar para casa todas as lembranças boas dos dias que passou em sua casa.

O que achou destas dicas para visitas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!