7 coisas para ficar de olho na hora de procurar um apartamento

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

A busca por um novo apartamento é uma tarefa tão aprazível quanto exaustiva. Afinal, assim como comprar um carro ou escolher uma escola para seus filhos, é um processo que não pode ser feito às pressas. Exige muitas visitas, diversas análises de prós e contras e avaliação de uma série de quesitos. Por isso mesmo, o importante é não ter pressa nestas horas. Ainda que a ansiedade pelo novo lar esteja batendo à porta, o quanto mais o comprador puder pensar com calma no assunto, melhor.

A busca por um apartamento não deve ser uma tarefa solitária. Mesmo para os solteiros de plantão, é importante contar com a presença de amigos que possam ajudar na observação dos ambientes, vendo detalhes e ajustes que muitas vezes podem passar desapercebidos. No caso de uma família, o ideal é que todos possam participar desta aventura. Afinal, mais do que um apartamento bonito, é preciso que as pessoas se sintam bem dentro dele, como em um verdadeiro lar. 

Neste artigo, selecionamos alguns quesitos que devem ser avaliados pelo comprador ou pelo locatário na hora de procurar um apartamento. Seguindo nossas orientações, temos a certeza que esta escolha será ainda mais certeira e tranquila.

Tamanho

Oscar Freire: Salas de jantar modernas por contato83
contato83

Oscar Freire

contato83

Esta talvez seja um dos pontos mais importantes na hora de procurar por um apartamento. Todos sabemos que o tamanho do apartamento influencia diretamente no preço. Por isso, é importante já ter uma ideia do tamanho do apartamento que se está procurando. Para quem está começando profissionalmente e deseja morar sozinho, uma boa opção é ir atrás de lofts ou apartamento de um a dois quartos, que são perfeitos para acomodar jovens em começo de carreira. 

Por outro lado, quem está começando uma família deve buscar por apartamentos um pouco maiores, de 2 a 3 quartos. Mesmo dentro dessa linha de número de quartos, os apartamentos podem variar muito em termos de metragem. É possível encontrar apartamento de 2 quartos desde 80 até 200 metros quadrados. O importante é que, dentro da metragem, ele seja capaz de acolher todos os seus móveis e ainda oferece um belo espaço para a circulação e a mobilidade, sem perder o toque de charme fundamental para este espaço, como nesta sala em um apartamento em São Paulo. 

Área

SALÃO DE FESTAS DE CONDOMÍNIO: Espaços gastronômicos  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

SALÃO DE FESTAS DE CONDOMÍNIO

Pura!Arquitetura

É preciso diferenciar os conceitos de tamanho e área em um apartamento. Quando o comprador ou o locatário vê um anuncio de um apartamento de 180 metros quadrados, é muito provável que a metragem real do apartamento fique em torno de 120 a 130 metros. Este é o tamanho do apartamento. O restante desta metragem se divide no que se costuma chamar de área comum, o que inclui salão de festas (como neste belo projeto da Pura!Arquitetura), salão de jogos, as vagas na garagem, jardins, etc. É importante ficar atento a estes números, pois, em muitos casos, o apartamento acaba se revelando muito menor por conta destas áreas. E, neste momento, o interessado deve se fazer uma pergunta crucial: vale investir em um apartamento em que 30 a 40% da metragem total corresponde a áreas comuns que talvez não sejam tão utilizadas? Fica a dica.

Preço

O preço final de um apartamento resulta de um conjunto de fatores que devem ser analisados na hora da compra. Um apartamento em um bairro nobre, por exemplo, tende a custar 40% a mais do que o mesmo apartamento custaria em uma região mais afastada. Da mesma forma, apartamentos que oferecem espaços gourmet, salão de festas, salão de jogos, piscina, cinema, etc., serão mais caros do que apartamento de mesma metragem em edifícios sem essas facilidades. Se for um apartamento usado, edifício antigos tendem a ter um custo por metro quadrado menor do que edifícios novos. Se for um apartamento de luxo, com acabamentos sofisticados, o preço pode ir diretamente para as alturas. Fique de olhos em todos estes pontos antes de tomar a sua decisão.

Condições

Cozinhas minimalistas por ELIX

No caso de apartamentos usados, é importante ficar atento às condições do imóvel. Ainda que as imobiliárias tenham o cuidado de deixar o imóvel pronto para a habitação, sempre vale a pena olhar com atenção detalhes como desgastes no acabamento, manchas na parede, riscos no piso, problemas hidráulicos ou falhas na eletricidade. Essas questões, se não são vistas antes, podem encarecer o custo final, já que seriam necessárias reformas não esperadas no apartamento. Mesmo em projetos novos, é interessante levar profissionais como encanadores ou eletricistas que possam verificar as condições do apartamento antes de fechar a compra.

Distâncias e transporte

Além de todos os pontos já destacados, é preciso ficar de olho na localização do imóvel em relação a facilidades como pontos de ônibus, mercados, padarias e a escola dos filhos. Para quem mora em capitais ou cidades com população acima de 400 mil habitantes, comprar um apartamento distante do local de trabalho pode significar algumas horas a mais no trânsito, o que se traduz em perda de tempo e de qualidade de vida. Da mesma forma, priorize apartamentos próximos à escola dos filhos, de modo que seja fácil tanto para levá-los para a aula como buscá-los ao fim do dia. Verifique se há mercados ou shoppings próximos a sua nova residência: esta é uma facilidade da qual você não deve abrir mão.

Animais

Projeto 17 - Residência clean: Salas de jantar modernas por GREISSE PANAZZOLO ARQUITETURA
GREISSE PANAZZOLO ARQUITETURA

Projeto 17 – Residência clean

GREISSE PANAZZOLO ARQUITETURA

Para quem gosta de animais, é fundamental conhecer a política do condomínio em relação aos pets. Muitos edifícios, a partir de um regimento interno, proíbem a presença de animais como cães e gatos nos apartamentos. Se o morador ou o locatário não tem intenção de abrir mão de seus pets, a melhor opção é mesmo buscar um edifício que permita a estada destes animais. O contrário também vale. Se a pessoa não gosta de animais, é importante verificar se os vizinhos não têm aquele cachorro que passa o dia latindo ou aquele gato que gosta de invadir a casa alheia.

Garagem, varandas e sacadas

Parte integrante da metragem dos apartamentos, garagens, varandas e sacadas são quesitos que devem ser levados em conta na hora de decidir por este ou por aquele apartamento. A maioria dos apartamentos oferecem uma vaga na garagem. A partir de duas vagas, é provável que o preço do imóvel suba em torno de 20 a 30%. Além da questão custo, é preciso verificar a facilidade de circulação na garagem e a segurança do local. No apartamento, verifique também a funcionalidade da varanda ou da sacada. Pagar a mais por uma varanda minúscula pode não ser uma boa ideia. Privilegie varandas espaçosas e amplas, como a que temos na foto que ilustra este post.

O que achou deste artigo? Conte para a gente ou mande uma sugestão de tema.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!