Skype: veja como fazer a entrevista perfeita!

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

A tecnologia tem aproximado cada vez mais as pessoas. No meio profissional, muitos são aqueles que trabalham exclusivamente em casa e trocam suas informações somente por meios virtuais, como e-mails, aplicativos de comunicação e upload/download na nuvem. Em muitos casos, a reunião física também está sendo abolida por meios mais práticos e rápidos. Afinal, usuários e fornecedores que vivem em cidades diferentes podem conversar de forma absolutamente eficaz através de aplicativos como o Skype ou o Hangouts, que permitem ainda reuniões em grupo e troca instantânea de arquivos.

Uma das funcionalidades mais acessadas em aplicativos como o Skype ou o Hangouts é a entrevista virtual, seja para a seleção de vagas em empresas ou mesmo apresentação de projetos para prospects e clientes. No caso da entrevista de emprego, é importante que a primeira impressão seja das mais positivas. Uma entrevista prejudicada por fatores externos ou por descuidos pode pôr a perder todo um projeto ou uma nova colocação. Por isso, o homify separou algumas dicas importantes para quem vai participar de uma entrevista virtual: o que funciona, o que não funciona e os segredos para um resultado bem-sucedido.

Cuidado com os objetos pessoais no fundo

Antes de começar uma entrevista, pense bem onde vai posicionar seu notebook ou tablet. Na hora da entrevista, dê preferência ao aparelho que tenha a melhor câmera frontal, pois isso irá ajudar na interação com seu interlocutor. Cuide, principalmente, dos detalhes de fundo, aqueles que estarão atrás de você durante a conversa. Muitas pessoas costumam ter seus escritórios e suas mesas à frente de estantes, por exemplo. Nestas horas, tire objetos que possam chamar por demais a atenção, que não combinem com o projeto que você está apresentando ou que não passem a impressão que você deseja passar na entrevista. Nestas horas, o ideal é deixar o fundo o menos chamativo possível.

Escolha uma parede adequada

Para a entrevista, o ideal é que o foco de atenção fique sobre você, e não sobre os objetos de fundo. Assim, se possível escolha uma parede que seja neutra e que transmita uma sensação de segurança e tranquilidade. Opte por paredes nos tons mais neutros ou leves, que deixem toda a atenção do interlocutor com você. Vejam, por exemplo, esta sala projetada pela Adriana Fiali e pela Rose Corsini, da FicoDesign, que traz uma parede texturizada, em tons claros. Vale ainda mais uma dica: escolha qual roupa usar de acordo com o tom da parede. Pense sempre em criar um contraste, mas nada muito chamativo. Usar camisa azul clara num fundo azul claro faz você desaparecer. Em um fundo branco, por exemplo, uma camisa azul ou cinza ou preta é uma combinação de sucesso!

Evite ambientes visualmente instigantes

Sala de Jantar : Escritórios  por Casa 2 Arquitetos
Casa 2 Arquitetos

Sala de Jantar

Casa 2 Arquitetos

Aqui vale o mesmo caso do fundo com objetos pessoais. Por mais que seu escritório esteja repleto de projetos de sucesso, livros de referência, lembranças de viagem e outros elementos, é preciso pensar sempre em como este fundo visualmente instigante irá tirar a atenção do interlocutor. Uma solução permanente para este tipo de caso é o que temos aqui neste simpático home office, que traz a mesa de trabalho posicionada logo abaixo da estante. Dessa maneira, o interlocutor não é afetado pelas cores e pela variedade dos objetos posicionados na estante, podendo se dedicar única e exclusivamente à entrevista, sem ter sua atenção desviada por objetos que, naquele momento, não fazem parte da conversa.

Cuidado com a webcam

Muitas pessoas, na hora da entrevista via Skype ou Hangouts, simplesmente ligam a câmera e começam a conversar. É preciso, porém, prestar atenção a uma série de orientações simples que podem melhorar e muito o seu desempenho. Antes de mais nada, lembre-se de limpar a lente da webcam. Assim como óculos e lentes de celular, as lentes da webcam também acumulam poeira e devem ser limpas sempre que necessário, para que as imagens não cheguem borradas do outro lado. 

Outro ponto importante é a posição da webcam em relação à pessoa. É comum que as pessoas usem o notebook em posição baixa, diretamente sobre a mesa. Na hora de ligar a webcam, a pessoa pode aparecer focada de baixo para cima, o que nunca é uma visão agradável, além de prejudicar visualmente sua performance. Por isso, na hora da entrevista, coloque seu notebook ou a tela do computador numa posição em que a webcam esteja quase na altura de seus olhos. Isso melhora a sua posição e traz uma visão mais agradável a quem conversa com você.

Capriche na iluminação

MS apartment: Escritórios  por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

É preciso lembrar que a webcam funciona como uma máquina fotográfica. Por mais que a tecnologia esteja avançando cada vez mais, a luz continua sendo um ponto fundamental para uma boa imagem. Por isso, garanta que o espaço da entrevista esteja bem iluminado, de modo que todos os participantes da conversa possam ver você sem problemas. Para entrevistas durante o dia, cuidado com um fundo muito claro, que pode estourar o branco e deixar seu rosto nas sombras.

Antes de começar a entrevista, faça testes de iluminação com a webcam para ver se a imagem está adequada. Em casos extremos, opte por uma luminária ou um lustre que fique por trás da webcam para ampliar a luz no ambiente. Nada de colocar luz diretamente no rosto. A luz deve ser sempre rebatida numa parece ou no teto!

Escolha a mesa certa

HOME OFFICE 02: Escritórios  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

HOME OFFICE 02

Pura!Arquitetura

Assim como deve se cuidar da posição da webcam, o mesmo deve ser feito com a mesa. Seguindo as orientações voltadas à ergonomia, a mesa não deve ser muito baixa nem muito alta, mantendo-se em uma altura na qual o antebraço fique em um ângulo reto. Procure por uma mesa que tenha espaço para que seus materiais de apoio sejam acessados com facilidade e você não precise se levantar ao longo da conversa. Visualmente, é mais interessante que a pessoa seja vista do busto para cima. Nada de closes somente do rosto ou do pescoço para cima. Assim, se a mesa tiver uma certa profundidade, empurre o equipamento até o fundo, de modo que seja possível acompanhar seus movimentos e respostas corporais, elementos que são sempre avaliados ao longo de uma entrevista.

Aspectos técnicos

Além de todos estes detalhes importantes para uma entrevista vitoriosa, é preciso cuidar de todos os aspectos técnicos, para evitar eventuais contratempos de última hora. Caso a entrevista seja feita em uma sala sem tomadas de energia, é importante carregar o notebook de forma que a bateria aguente pelo tempo integral da entrevista. Teste microfones e alto-falantes de forma a garantir que as pessoas do outro lado irão ouvir seus argumentos com clareza. Verifique a conexão da Internet, para que a conversa via Skype ou Hangouts aconteça sem travamentos. 

Se for apresentar algum projeto, deixe os aplicativos abertos e teste os recursos de apresentação antes de começar a conversa. E, finalmente, lembre-se sempre de desligar microfones e câmeras quando necessário (na hora de assoar o nariz, por exemplo) e ao fim da entrevista. Cuidado para não emitir comentários ou fazer alguma brincadeira enquanto a conversa ainda está ativa. Depois de uma entrevista bem-sucedida, todo cuidado é pouco!

Gostou de nossas dicas para entrevistas virtuais? Quer saber mais? Fale com a gente ou mande seu recado.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!