As melhores dicas para escolher a cor e o estilo de sua fachada

Marcio L Santos Márcio L Santos
Loading admin actions …

A fachada de sua residência é como o seu cartão de visitas pessoal. É ela quem vai estabelecer quem você é, o seu estilo de vida e o seu momento profissional – assim como as suas opções estéticas mais evidentes. Como sabemos, a fachada é uma das escolhas mais importantes que se faz na hora de aprovar um projeto arquitetônico. Fachada e estrutura interna são peças complementares e orgânicas: uma funciona a partir da outra. Por isso, todo cuidado e toda a atenção são necessários na hora de definir tanto a cor como o estilo da fachada. Por padrão, as fachadas costumam evitar os tons fortes e as cores mais básicas, investindo mesmo em combinações de branco ou cinza com materiais como madeira ou pedra. Tudo depende do seu estilo e do estilo da decoração, seja ele moderno, clássico ou minimalista.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais como funciona a escolha das cores e do estilo da fachada, a partir de diversos quesitos importantes como a localização, o tamanho, a forma e até mesmo a sua vizinhança.

Os arredores

Na hora de construir uma casa, verificar os arredores é muito importante. A partir da posição do terreno, dos aclives ou declives existentes, é possível estabelecer de que forma e como será estruturada a fachada da residência. É importante lembrar que a fachada não inclui apenas a parte construída, mas o paisagismo, as entradas de garagem e a iluminação. Vejam o caso desta residência projetada pelo escritório Tony Santos Arquitetura, de Londrina. A casa ocupa uma pequena e sutil elevação no terreno, mas capaz de destacar a casa em relação ao seu entorno, no que é ajudado por um belo projeto de iluminação noturna, que destaca os volumes cúbicos que formam a residência.

A vizinhança

Para quem vai construir em condomínios, é preciso ficar atento a determinadas regras que são impostas para o bom andamento da obra. De acordo com o condomínio, as residências precisam ter uma metragem mínima ou máxima, assim como obedecer a um determinado número de andares. Condomínios de luxo, por exemplo, exigem que as casas tenham, no mínimo, 400 metros quadrados. Já outros limitam a área construída a essa medida. Tudo depende da área disponibilizada pelo condomínio e o estilo das construções. Há outro fator que se deve avaliar, também. No caso de condomínios de tamanho médio, uma casa muito grande ou muito pequena pode destoar de todo o conjunto. Por isso, dê sempre uma olhada na vizinhança para ter uma ideia do que pode ser feito para se ter uma casa dos sonhos, como esta residência da foto.

Os materiais

Esta é uma das partes mais gostosas e satisfatórias do processo de construção de uma residência: a escolha dos materiais. De acordo com o projeto aprovado, sua casa irá trabalhar com elemento em madeira, pedra, vidro, concreto, alumínio, etc. Neste caso, cada material será determinado de acordo com o estilo escolhido para sua residência. Projetos modernos trabalham bastante com detalhes em madeira. Já casas no estilo minimalista ou industrial costumam investir no concreto ou nas pedras. E há as casas ecléticas, que mesclam estes elementos com inteligência a fim de criar uma construção marcante, como é o caso deste nosso exemplo aqui, uma residência com uma fachada das mais incríveis.

A forma da casa

A forma da casa também influencia diretamente as opções de cores e materiais utilizados. Como dissemos, exceto em casos especiais, as residências costumam investir em tons neutros como branco, cinza e bege. Uma casa que tenha uma parede frontal ampla deve, por exemplo, evitar colocar tudo em tons brancos, pois isso pode soar um pouco exagerado. Não por acaso, fachadas com grandes paredes frontais acabam investindo mesmo em combinações de branco e madeira, ou branco e pedras, como podemos ver em vários exemplos deste artigo. Aqui, no caso, temos uma casa em formato de trapézio que investe em uma fachada de madeira num tom cinza escuro, o que casa perfeitamente bem com o estilo despojado da construção.

O tamanho da casa

O tamanho da casa também influencia direto a escolha das cores e do estilo. A menos que a construção siga um estilo clássico, é comum termos nos projetos modernos uma combinação de blocos interligados, criando uma dinâmica e um movimento dos mais interessantes nas fachadas. Quando maior a casa, mais interessante se torna trabalhar com este estilo de design, que eventualmente quebra a casa em blocos e adiciona uma dose de inventividade ao espaço. Aqui, por exemplo, temos uma casa que visualmente se estabelece como um bloco cinza sobreposto a um bloco branco menor. Confira ainda a combinação das cores branco, cinza e bege.

Portas e janelas

Aqui temos mais uma casa que se estrutura em dois blocos interligados e complementares, mas com o adicional de ter um piso superior em que portas e janelas se confundem para criar uma sensação de liberdade e amplitude. A bela fachada ainda se completa pelo interessante paisagismo e pela combinação de materiais que, como dissemos, quebram o predomínio do branco, tornando o espaço mais dinâmico. Trocar paredes por janelas garante ainda que sua residência torne-se ainda mais iluminada, sem contar com os interessantes efeitos de luzes que podem ocorrer em momentos como o nascer ou o pôr do sol, com as luzes se refletindo nas janelas.

Misturando as cores

Como dissemos, melhor do que ter uma casa toda montada em apenas um tom de cor é trabalhar com a combinação de várias cores e elementos diferentes. Todos sabem como as combinações de cores e contrastes são essenciais para um design de qualidade e um projeto admirável. Por isso, na hora de escolher as cores, o estilo e os materiais para sua fachada, pense nisso. Contrastes e combinações deixam sua fachada mais viva. Investir somente em uma cor pode deixar seu espaço apagado. Vejam o exemplo que temos aqui, uma bela combinação das cores branco e cinza com materiais como madeira, vidro e pedras!

Gostou de nosso artigo? Se tiver alguma sugestão, mande para a gente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!