Visita da sogra! Veja aqui 6 dicas bem-humoradas para a ocasião

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Não é de hoje que as sogras sofrem com brincadeiras e piadas recorrentes. Ainda que a imensa maioria seja absolutamente injusta, a fama conquistada pelas sogras ao longo dos anos não é gratuita. O fato é que toda mãe se preocupa – e muito – com o bem-estar de seus filhos. De um modo ou de outro, o casamento estabelece uma espécie de ruptura nessa relação: o filho ou a filha passa a constituir uma família, tornando-se independente e livre para tomar suas próprias decisões. Ainda assim, muitas mães não se acostumam com isso, e ficam de olhos muito abertos para que genros e noras não maltratem sua cria. Afinal, se meu filho passou a vida inteira tomando café com cereal, como é possível que agora ele saia de casa sem café? Se minha filha jamais lavou uma louça, como é possível que agora ele tenha que cozinhar para o marido? 

Essas são apenas algumas questões que podem aparecer no relacionamento entre sogras e genros e noras. Mas a lista é imensa. Neste divertido livro de ideias do homify, vamos imaginar uma visita surpresa da sogra, e quais são os passos para tornar esse momento o menos traumático possível. Venha com a gente.

Deixe a casa limpinha

Sogra que é sogra não admite casa suja. Sogra que se preze é aquela que chega na casa do filho ou da filha e vai passando a mão na mesa ou no balcão para ver se há sinais de pó. Por isso, evite transtornos indesejáveis. Deixe a casa limpinha nos dias anteriores à visita da sogra. Tire o pó dos móveis, elimine manchas nas paredes e deixe a cozinha brilhando. Garanta que espaços nobres da casa, como um espaço gourmet, por exemplo, esteja como novo. Isso vai dar à sogrinha querida a certeza de que sua cria está em boas mãos, pelo menos no que tange à limpeza dos ambientes!

Espalhe pela casa todos os presentes que ganhou da sogra

Apartamento Mont Serrat 2 - Porto Alegre - RS: Salas de estar modernas por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Apartamento Mont Serrat 2 – Porto Alegre – RS

Mundstock Arquitetura

Esta é uma dica que vai salvar o dia de muitos genros e noras de nosso Brasil. Todos sabemos que, dentre os presentes recebidos no casamento, nem todos são aproveitados dentro da residência: muitos por serem repetidos e alguns simplesmente por serem feios! Para piorar, é provável que estes presentes feios tenham vindo da sogra ou dos amigos da sogra. Por isso, na hora da visita, retire estes presentes do armário, passe um pano neles e espalhe-os pela casa. Aproveite, por exemplo, aquela prateleira bonita da sala, como a deste apartamento projetado pela Mundstock Arquitetura, de Porto Alegre, e coloque os presentes na sala. Ou no quarto. Ou na cozinha. Se a sogra perguntar, afirme que eles estiveram ali o tempo todo. Depois, é só levar de volta para o armário.

Elimine todos os rastros de hábitos não saudáveis

Este é um ponto no qual a visita da sogra pode até ser uma vantagem. De uma maneira ou de outra, todos nós devemos buscar manter hábitos saudáveis, praticar exercício e ter uma alimentação balanceada. Na teoria é uma maravilha, mas sabemos que a prática não é bem assim. Se a sua sogra é daquelas que abomina cigarros, comidas gordurosas ou uso excessivo de aparelhos eletrônicos, tente evitar estes hábitos quando ela estiver por perto. Retire cinzeiros das mesas de centro ou dos criados-mudos. Compre vegetais para fazer salada no lanche. Desencoste um pouco do celular e do tablet. De certo modo, isso vai fazer bem para você também.

Chá e biscoitos toda hora!

Sala de estar_ Varanda:   por Lembi Arquitetura
Lembi Arquitetura

Sala de estar_ Varanda

Lembi Arquitetura

Seguindo a linha dos bons hábitos, nada melhor que um bom chá com biscoitos para o lanche. Além de ser uma opção saudável e gostosa, chá com biscoitos traz uma sensação de acolhimento e aconchego, essencial para que a sogra se sinta bem recebida em casa. Se você mora em um apartamento com sacada, esta é a melhor hora para revitalizar aquele espaço de chá que estava abandonado. Assim, você retoma o uso do espaço e ainda oferece à sua sogra uma opção diferente para sua estadia. Na hora de escolher o chá, ofereça diversas variedades e sabores, de modo que ela possa ficar satisfeita com a sua forma de lidar com as visitas.

No banheiro, velas aromatizadas e toalhas limpas

Com a sogra em casa, todo cuidado é pouco. Até agora, tudo deu certo, desde a limpeza da casa até o chazinho da tarde. É preciso um cuidado especial ao cuidar do banheiro que será disponibilizado para a sogra. Antes dela chegar, passe desinfetantes em todos os locais dos quais possa emanar qualquer odor diferente. Troque todas as toalhas por toalhas novas – ou mesmo aquelas dadas por alguma amiga da sogra – e espalhe velas aromáticas – ou incensos – no ambiente. Isso fará com que ela se sinta ainda mais acolhida e tenha a certeza de que o ambiente da casa é tão especial quanto a fragrância dos aromatizantes.

De olho na alimentação

Uma reclamação comum das sogras, principalmente em relação às noras, é a de que o filho não está comendo adequadamente. Ou, ainda, que a comida feita pela nora não é tão boa quanto a feita por ela. Antes de assinar uma declaração de guerra, é preciso respirar fundo e entender que estas reclamações dificilmente irão desaparecer. O que é preciso, nestes casos, é se acostumar com a ideia e tentar reverter qualquer má impressão que possa surgir. Por isso, nos dias em que a sogra estiver em casa, capriche um pouco mais no almoço e no jantar. Tire do fundo da gaveta aquele livro de receitas e faça algo realmente gostoso. Mas, cuidado: jamais tente fazer o mesmo prato que a sogra faz em casa! Isso, nem ela vai perdoar.

Deixe a casa aberta para novas visitas

Corredores e halls de entrada  por Perfect Stays
Perfect Stays

The Downes, Instow | North Devon

Perfect Stays

Seguindo nossas instruções, é bem provável que a sogra venha a sair de casa com a melhor das impressões. Releve quaisquer comentários aleatórios e pense sempre na harmonia da família. Dessa forma, tudo se acerta. Afinal, esta pode ser uma relação de muitos e muitos anos pela frente. Por isso, na hora da despedida, deixe todas as portas abertas para que a sogra possa voltar na hora e no dia em que ela quiser. Mantendo a relação neste patamar pacífico, tudo se torna mais fácil – e lembrando que, em algum momento, é você quem será a visita na casa dos sogros. E a máxima continua valendo: devemos tratar nossas visitas como gostaríamos de ser tratados na casa delas.

O que achou de nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!