Como decorar o quarto com Feng Shui?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

O ancestral método chinês Feng Shui tem como intenção equilibrar a energia dentro dos lares e ajudar a criar vidas mais tranquilas através de detalhes nos cômodos. Em questões de harmonia, o quarto é o ambiente onde se passa a maior parte do tempo descansando ou relaxando. Ele é como um templo para recarregar as energias que foram gastas no dia a dia. Aplicar técnicas do Feng Shui no quarto de modo adequado pode ajudar na sua vida profissional e emocional, assim como a habilidade de descansar e de sentir-se em um clima pacífico. É necessário aprender a manter a harmonia fluindo e como isolar toda a energia negativa que possa entrar em seu quarto e em sua vida.

De acordo com o conceito Feng Shui, as melhores cabeceiras são as que seguem formas sólidas e confeccionadas em madeira ou em estofado. Elas são peças que apresentam toque suave e servem como suporte da energia Feng Shui direcionada a quem dorme na cama e ao redor do quarto. Na hora que a mente se programa para o modo dormir, o corpo passa a trabalhar em um processo de reparo energético em diversos níveis. Certifique-se que a altura da cama é adequada para quem vai ocupá-la. Para permitir equilíbrio no fluxo energético de Feng Shui na parte inferior da cama, ela deve estar em altura considerável acima do chão. 

Adicione elementos em cores que sigam tons terrosos para trazer estabilidade. Um forte e harmônico elemento de terra Feng Shui pode ajudar a proporcionar um clima de conforto nos seus cômodos. Inclua cores pastéis para dar um toque de serenidade ao seu quarto. O mais importante de todo o método é que se consiga sentir um clima calmo no ambiente e que se possa ter uma boa noite de sono. 

Para mais dicas sobre como aplicar este método no quarto, continue neste post!

Azul

Quarto  por Adventure In Architecture
Adventure In Architecture

Bespoke Furniture designed by WMOR

Adventure In Architecture

O uso da cor azul nos quartos costuma ter um efeito calmante e tranquilizante, o que muitas vezes ajuda na hora do sono. O azul é uma cor que está associada ao elemento água no Feng Shui. Este é o matiz perfeito para compor a decoração de quartos de pessoas agitadas. Quando aplicado em grandes áreas, como a parede, mobiliário ou cortinas pode ser muito eficaz. No entanto, é indicado misturá-la com outras cores mais vivas para evitar a monotonia no espaço. Neste quarto ao lado, o azul aparece através de um painel de luz que fica na cabeceira da cama. Esta peça é capaz de trazer um clima de paz e iluminar o ambiente ao mesmo tempo, deixando o local confortável.

Escala cinza

O cinza é uma cor que simboliza o equilíbrio entre dois opostos, pelo fato de unir o preto e o branco. Esta cor pode representar a solução de problemas e conflitos, assim como a cura. 

Alguns acreditam que os elementos em tons de cinza são sérios, tristes, sóbrios demais. No entanto, esta  é uma cor harmoniosa, elegante e que pode marcar presença os ambientes de forma charmosa. Seus tons podem variar e passam pelo grafite, queimado, prateado, opaco, o gelo e o claro. Por ser uma cor mais suave e neutra, pode funcionar bem ao receber objetos de cores mais alarmantes na composição.

Verde intenso

Dormitório : Quartos  por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Dormitório

Infinity Spaces

O verde é uma cor neutra e dependendo de sua tonalidade, pode representar o elemento madeira no Feng Shui. Este matiz é responsável por acalmar o sistema nervoso e por relaxar as pessoas mais agitadas. O verde simboliza a esperança e a satisfação. Para pessoas que estão doentes e estão em processo de cura, o verde é uma ótima recomendação. Funciona muito bem nas paredes e detalhes dos banheiros, pois ajuda a elevar a energia. Além disso, o verde lembra a natureza. Esta cor pode aparecer nos quartos através das paredes, roupa de cama, quadros e até mesmo através das plantas. Adicionar uma planta no ambiente pode trazer um clima mais natural e embelezar o local.

Pontos em vermelho

Quarto da filha: Quarto  por Neoarch
Neoarch

Quarto da filha

Neoarch

No Feng Shui, o vermelho é uma cor que pode estimular os relacionamentos afetivos, o sucesso, a autoestima, e a prosperidade. Este matiz está conectado ao elemento fogo e deve ser usada em doses moderadas, por ser considerada estimulante. Quando adicionada ao quarto do casal, transmite emoções. Na sala ou na cozinha, incentiva o apetite e o diálogo. Em contrapartida, se esta for usada de forma exagerada, pode provocar interferir no humor e nas relações. Por este motivo, utilize esta cor apenas em detalhes. Assim, pode-se trazer charme e um clima moderno ao ambiente.

Amarelo alegre

O amarelo é uma cor conhecida por funcionar como estimulante do intelecto. A cor representa a luz e a vida, por isso deve ser aplicada em ambientes escuros e monocromáticos. Também incentiva a comunicação e o apetite. Quando usado em excesso, o amarelo pode provocar energia acelerada e pensamentos confusos, gerando preocupação. No quarto, o amarelo pode ser usado para aquecer e iluminar as áreas mais escuras e mais frias. Quando utilizado no piso ou nos tapetes, este matiz pode causar uma sensação de movimento que pode incomodar. Principalmente, em grandes e largas superfícies por conta da incidência de luz.

Tons leves terrosos

O marrom e o bege são tons terrosos ligados ao crescimento e a linha da vida. Esta cor está muitas vezes associada com a saúde e a natureza. Os tons de marrom aparecem nas decorações orgânicas, escandinavas e rústicas. As diferentes nuances de marrom podem dar as caras através da roupa de cama, do mobiliário e de estofados em geral. Tons de marrom passam a sensação de credibilidade, conforto, estabilidade e intimidade. Se a intenção é transformar o quarto em um ambiente aconchegante, de acordo com as técnicas de Feng Shui, esta é a cor certa! Além disso, o marrom proporciona harmonia e traz realizações.

Tons pastéis

Neste quarto projetado pelo escritório Nara Cunha Arquitetura e Interiores, encontramos um ambiente marcado por uma paleta cromática clara e suave. Os tons pastéis que compõem os quadros na parede trazem um clima sutil e delicado para o cômodo. As paredes e roupa de cama em branco auxiliam no Feng Shui, deixando o ambiente pacífico e tranquilo. Os tons pastéis são responsáveis por trazerem uma sensação de amplitude nos ambientes e pelo clima de limpeza também. 

Lilás

Quarto  por homify
homify

Tropical Night silk bed linen

homify

O lilás é uma cor que traz tranquilidade, sossego e calma. Além disso, ela é responsável por estimular a criatividade e a concentração. Os tons de violeta e roxo têm um efeito purificador, que pode transformar as energias negativas em positivas. Os objetos em lilás são ótimos para os quartos de pessoas hiperativas ou que se estressam com facilidade. No entanto, o lilás em excesso pode trazer depressão e ansiedade. É indicado aplicá-la em pequenos cantos de relaxamento ou de estudo na casa. Para mais dicas relacionadas a este assunto, confira Como decorar o quarto com Feng Shu

Você decoraria seu quarto de acordo com as técnicas de Feng Shui?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!