10 Ideias Para Construir Uma Churrasqueira De Forma Simples E Econômica

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 Ideias Para Construir Uma Churrasqueira De Forma Simples E Econômica

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
  por 木村博明 株式会社木村グリーンガーデナー
Loading admin actions …

Como é maravilhoso ter no quintal uma churrasqueira feita de alvenaria. Principalmente quando não precisa se preocupar com o tamanho da área externa. Afinal, o importante é ter uma grelha para festejar com os amigos e familiares em qualquer dia de folga.

É claro que você pode preferir as churrasqueiras de alvenaria completas, maiores, bonitas e com espaço para muita carne. E a boa notícia é que o projeto pode ser simples, que você mesmo, com um pouco de habilidade, ou apenas mais um pedreiro podem construir.

Então, a escolha da churrasqueira de alvenaria perfeita vai depender desses fatores, que são o tamanho, a complexidade do projeto e a mão-de-obra envolvida. É importante ter em mente que mesmo parecendo uma construção simples, se não tiver o mínimo de habilidade não vale a pena tentar sozinho. Conte com um profissional para garantir que o resultado seja satisfatório. Não apenas na estética, mas na funcionalidade, pois ninguém quer churrasco cheio de fumaça.

​Como fazer uma churrasqueira de alvenaria?

Agora que já sabe como é possível construir sua churrasqueira de alvenaria no quintal ou área de festas, tenha uma ideia mais clara sobre o que é necessário para colocar um projeto em prática.  

Você deve pensar em construir a sua churrasqueira em um local que não tenha corrente de vento e que seja do tamanho ideal para satisfazer suas necessidades. Considere a quantidade de pessoas que costuma receber para os seus churrascos, assim poderá acelerar o preparo da carne. Ao mesmo tempo, se fizer uma churrasqueira muito maior do que o necessário, corre o risco de desperdiçar carvão e não conseguir uma brasa na temperatura ideal.

O projeto não é complicado, mas tem exigências específicas para a funcionalidade da churrasqueira. Então, o ideal é que peça para um profissional desenhá-lo para você. Assim garante que não vai ter problemas futuros e seu investimento será bem aplicado.

Quanto ao material, você vai precisar de argamassa especial para churrasqueiras, tijolos refratários e placas de cimento refratárias, pois essas opções absorvem menos calor. Para saber as quantidades, precisa ter o projeto em mãos, onde será determinada a altura e a largura da chaminé.

Para fazer uma churrasqueira para área de festas, com espaço na lateral para um fogão a lenha e mais uma bancada de serviço pequena, você vai precisar, em média, de 600 tijolos, 40 plaquetas e 1 saco de 20 kg de argamassa. Com essas quantidades já pode fazer o orçamento do material básico. Tem ainda os acabamentos, que você irá definir junto com o profissional que vai fazer o projeto.

Depois de pronta, deverá deixar a churrasqueira parada por uma semana para curar, e então já vai poder fazer seu churrasco de inauguração. Agora, confira 10 ideias para churrasqueira projetadas pelos profissionais da homify para escolher a sua.

1. Churrasqueira com pia e forno

Jardim  por FABRILOR IBERICA
FABRILOR IBERICA

FABRILOR BARBACOA CON HORNO DE BARRO Y FREGADERO

FABRILOR IBERICA

A estrutura dessa churrasqueira é mais completa, com direito a forno de um lado e pia do outro. Veja que aqui foram usados outros materiais, não apenas os tijolos. Há ainda um espaço inferior onde pode armazenar utensílios de cozinha, que são necessários quando preparar o churrasco, além de manter a área sempre limpa.

2. Churrasqueira alvenaria simples

Se você preferir um modelo menor, também é interessante. Mais uma vez, lembre-se que a sua necessidade é o que conta. Às vezes vale a pena fazer um investimento um pouco mais alto e poder satisfazer seus convidados com um churrasco de primeira, do que gastar dinheiro em uma churrasqueira com a qual não ficará satisfeito.

3. Churrasqueiras de alvenaria com forno grande

Jardim  por FABRILOR IBERICA
FABRILOR IBERICA

FABRILOR BARBACOA CON BOCA DE 90CM

FABRILOR IBERICA

Se não fizer questão de ter um forno e uma pia na mesma estrutura da churrasqueira, pode fazer apenas o espaço para a grelha mais largo, aumentando a capacidade para assar o seu churrasco. Lembre-se de fazer uma base de cimento com lajota ou azulejo no solo para ficar mais confortável..

4. Modelo de churrasqueira com design diferenciado e uso de madeira na decoração

Jardim  por Barbecue
Barbecue

Барбекю Добрая

Barbecue

Nesse projeto, uma bonita churrasqueira isolada no jardim, apenas com uma pequena base. A combinação de tijolo marrom com gesso branco ofereceu um toque de elegância ao rústico.  Além disso, a madeira usada na viga da mini bancada e na pequena pia dão mais charme para a churrasqueira. Esse é um modelo completinho, com bom espaço de armazenamento. De materiais e bancada de serviço.

5. Churrasqueira de alvenaria decorada com pedras

Jardim  por Barbecue
Barbecue

Барбекю Элит

Barbecue

Essa churrasqueira foi feita em um belo espaço do jardim, à frente de uma parede de pedras. Para harmonizar com o ambiente, os materiais foram intencionalmente escolhidos pela sua textura e pela bonita tonalidade, como o revestimento de pedra e os tijolos vermelhos que combinam com as vigas do portão, além do belíssimo mobiliário de madeira.

6. Churrasqueira de alvenaria pequena

Jardim  por Barbecue
Barbecue

Барбекю Грация

Barbecue

Nesse modelo, uma churrasqueira que foi construída próxima da cozinha, assim não é preciso correr de um lado para o outro. Repare que ela tem três níveis adequados, que são a grelha com uma pequena bancada revestida em um azulejo vermelho, para facilitar corte da carne, uma chaminé e um nível inferior para deixar os utensílios. Apenas o básico, porém suficiente, conforme for a sua necessidade.

7. Churrasqueira apenas com tijolos e grelha

Jardim  por ENFOQUE CONSTRUCTIVO
ENFOQUE CONSTRUCTIVO

ASADORES DE DIFERENTES TIPO, TU ELIGES.

ENFOQUE CONSTRUCTIVO

Não quer fazer uma churrasqueira fixa, mas está precisando de uma solução imediata para oferecer um churrasco aos amigos? Você pode fazer uma churrasqueira provisória com quatro colunas de tijolos sobrepostos para apoiar uma pequena bancada de MDF e, sobre ela, a parte em que vai colocar o carvão e a grelha, toda fechada com tijolos.

O tijolo precisa ser refratário pela capacidade térmica. É simples, prática e funcional. Além de tudo, pode desmontá-la para mudar de lugar quando quiser.

8. Processo da construção mais elaborado

A imagem mostra o processo de construção de uma churrasqueira de alvenaria mais elaborada, toda revestida com cimento e depois com acabamento em pedras. Conta com amplo balcão estilo de bar, pia e uma marquise.

Churrasqueira finalizada

Veja como ficou a churrasqueira pronta para ser utilizada. Se vai se preocupar com a estética, a sugestão é que aproveite a forma irregular do espaço para criar um estilo geométrico. A pedra ofereceu um bonito acabamento em estilo rústico para a obra, com um toque sofisticado. A coifa irá manter o churrasco longe da fumaça.

9. Churrasqueira e forno com pia de madeira

Esse é mais um modelo interessante, diferente dos demais. Ideal se tem uma área ampla de jardim. Uma casa de campo é perfeita para construir uma churrasqueira como essa. O modelo é simples e não muito complicado de ser replicado. O diferencial é a bancada da pia feita de madeira, assim deixou a base da churrasqueira mais personalizada.

10. Churrasqueira tradicional

Para finalizar, um projeto mais elaborado, feito para uma área coberta e bem completo. Conta com forno, uma pia separada, um bonito acabamento na parede e o estilo é mais tradicional, com o acabamento em tijolos que formam um arco.

Como você viu, há modelos para todos os gostos e necessidades. Só precisa ter ideia do material que será utilizado para saber quanto vai precisar investir para fazer a sua. Conte cm profissionais para lhe ajudarem nesse processo e certamente vai ter uma ótima churrasqueira para utilizar por longos anos.

Qual modelo de churrasqueira você teria na sua casa? Deixe o seu comentário.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!