10 maneiras de repaginar móveis com estilo

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

Decoração barata é um barato. Sabe aquele móvel antigo, pesado, que você não aguenta mais? Aquele pensamento de que se você tivesse dinheiro, jogaria tudo fora e compraria novo? Tem solução!

Para conseguir criar uma decoração com preço acessível em sua casa, é preciso usar e abusar de sua criatividade. Pensar fora da caixa, reutilizar móveis antigos, repaginar outros, dar diferentes usos a coisas inusitadas. 

Aquele móvel antigo, de madeira pesada no canto da sala pode ser repintado, misturado com outros mais leves ou colocado em outro ambiente. 

Descubra diversas maneiras de reaproveitar móveis antigos e criar uma decoração vintage maravilhosa!

Novos usos

MS apartment: Quartos  por Studio ro+ca
Studio ro+ca

MS apartment

Studio ro+ca

Uma maneira de criar uma decoração arrojada e criativa é dar novos usos para as coisas. Encontrar peças e elementos que possuem na verdade outras funções e utilizá-los de formas diferentes. Tambor ou tonel de óleo é uma peça que tem caído no gosto de muita gente. Aqui nesse projeto do Studio Ro+Ca ele  foi utilizado como criado-mudo. Você pode reutilizar um tambor antigo, mas já existem lojas que vendem os tonéis estilizados prontos.

Novas cores

Se o seu móvel é muito escuro para seu ambiente, uma boa dica é adicionar cores. Uma pintura nova é sempre bem-vinda e você pode usar as cores de sua preferência. Ou seja, adapta-se a qualquer humor e estilo. Esse aparador, mais conhecido como cômoda bombè, com um estilo mais clássico, ganhou um ar totalmente divertido e descontraído com a pintura em listras coloridas.

Criatividade

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

Claro que a ideia de reaproveitar móveis e outros elementos é prima do conceito de sustentabilidade. O arquiteto Mauricio Arruda segue essa linha em seu trabalho. Essa cômoda criada por ele faz parte de sua linha de móveis José, que segue os preceitos de reuso e informalidade, típicos da cultura brasileira. Essa cômoda, que também serve de aparador, foi feita com caixas coloridas muito usadas em feiras livres. É o eco-design com muito bom gosto. Reciclagem e criatividade. Além disso, é um material barato e super acessível. 

Design atemporal

Até mesmo objetos de design reconhecido podem ser atualizados. Se você possui uma poltrona famosa, gosta dela, mas precisa de uma mudança, não tenha medo. Trocar o material de revestimento ou o couro é necessário. Aqui, a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, normalmente em couro marrom, foi repaginada em couro branco para destacar-se na decoração. O branco trouxe mais luz para a sala de estar. 

Geladeira na sala

Apartamento Vila Nova Conceição: Salas de estar modernas por Marcella Loeb
Marcella Loeb

Apartamento Vila Nova Conceição

Marcella Loeb

Geladeira vintage é algo que quase todo mundo ama. E uma ótima ideia é usá-la em lugares inusitados. Elas são tão bonitas, que dá vontade de mostrar mais. Então, por que não na sala de estar? A geladeira vintage na sala serve pode servir ainda como uma mesinha de canto, com outros objetos de decoração em cima e fica show. 

Inusitado

Abuse da criatividade. Essas prateleiras invisíveis, feitas com o próprio livro como base, é uma ideia genial. Parece que os livros estão flutuando, sem estarem presos a nada e somente encostados à parede. Pode ser usado na sala de estar, no quarto e até mesmo na cozinha, com livros de gastronomia. Moderno e interessante!

Misturas

Além de trocar o tecido ou pintar um móvel antigo, vale misturar as peças. Elementos modernos em contraste com peças contemporâneas dão um toque especial. Nessa sala de estar, cadeiras vitorianas, bem marcantes, em um ambiente bem moderno de linhas retas e cores neutras. Assim, o tecido estampado ou colorido chama ainda mais a atenção do olhar. 

Cômoda Bombè

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris: Casas ecléticas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris

Adriana Scartaris design e interiores

Mais um exemplo de releitura da cômoda bombè em laca de cor vibrante. As formas arredondadas dessa peça combinam muito bem com cores e ambientes vintage, pois se destaca bastante. 

Novos tecidos

As Cores que contrastam com o Cinza de SP: Sala de estar  por Osvaldo Vintage Store
Osvaldo Vintage Store

As Cores que contrastam com o Cinza de SP

Osvaldo Vintage Store

Poltronas dos anos 50 e poltrona VK repaginadas com tecidos coloridos de padronagem arrojada. Muita cor se agrega ao estilo clássico. Móveis customizados por Osvaldo Vintage Store, especializados em mobiliário vintage e personalização. 

Contraste

Algumas peças, mesmo antigas, nunca saem de moda. É o caso do mobiliário sem muito excesso, linhas simples e básicas. Esse sofá dos anos 50 é um bom exemplo. Super prático e moderno, ganhou um ar especial na cor roxa em composição com a almofada em cor clara. Sem exageros, como cabe bem ao estilo. 

Qual a dica mais legal?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!