11 tipos de plantas perfeitas para o seu apartamento!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

As plantas são sempre bem-vindas na decoração. Conferem tranquilidade e frescor, além de adicionar aos ambientes, a beleza das cores e dos formatos de suas folhas e flores. A verdade é que um lar fica sempre mais aconchegante com um detalhe ou outro de natureza interior e, para além disso, nem sempre se pode ter um jardim exterior, ou oportunidade de cuidar de espécies que exigem uma grande manutenção.

Muitas vezes queremos colocar plantas dentro de nossos lares, sejam elas para decorar, para trazer mais harmonia ao ambiente, para melhorar o conforto térmico ou acústico dentro de casa. São diversas as razões. Mas na hora de escolher uma planta, engana-se quem pensa que devem ficar restritas aos espaços externos, algumas espécies combinam perfeitamente com os internos, quando dispostas em vasos, no jardim interno e nos jardins verticais.

A luz artificial, espaço limitado e pouca ventilação dentro de casa, não impedem certas espécies de habitarem até lavabos. Sem falar, que elas dão um toque mais natural e fresco. Uma das grandes vantagens de ter algumas plantas em casa é que certas espécies ajudam a purificar o ar, sendo excelentes desintoxicantes e umidificantes de ambientes.

Neste artigo, conheça quais são as plantas perfeitas para  interiores e veja alguns exemplos charmosos para integrá-las à decoração. Sua casa ganhará toques de verde e ficará muito mais bonita e cheia de vida.

Jibóias

Apto. João: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

É muito prática, pois consegue se adaptar ao ambiente em que está localizada. Não precisa de muita luz, e é outra planta ótima por purificar o ar. O seu crescimento  é rasteiro, então possivelmente sua planta vai querer passear pelas paredes da sua casa, fazendo uma bela composição natural. Como neste ambiente projetado por RSGR Arquitetos

Suculentas

Ter um vaso com suculentas em casa é a nova tendência do momento. As suculentas são boa alternativa para levar plantas a áreas fechadas. Podendo quase dizer-se que não necessita de manutenção. Por isso, são perfeitas para qualquer ambiente. Esta planta indispensável para decoração de qualquer casa. As suculentas são bem interessantes como plantas para interior por terem as raízes bem pequenas, podendo ser plantadas em pequenos vasos, que ficam lindos! Estes lindos mini-jardim, foram desenvolvidos por Luiza Soares Paisagismo

Orquídeas

Invista em espécies como as orquídeas, que são flores muito utilizadas na decoração de um jardim ou no espaço interior como em um arranjo diferenciado uma mesa de canto na sala de estar, trazendo sofisticação na decoração do ambiente. Existem várias espécies de orquídeas disponíveis no mercado, no entanto, uma das que melhor se adaptam ao interior de  uma casa é a orquídea borboleta, a a phalaenopsis.

Begônias

As begônias são flores cheia de cores variadas e se tornam ideais para uma decoração alegre e que combinam muito bem em ambientes como a sala de estar, a de jantar ou uma varanda. São flores que possuem boa resistência a ambientes fechados, por ser uma espécie que não gosta de vento e calor excessivo. Elas pode ser colocadas em vasos ou canteiros, adornando com delicadeza a decoração do seu lar. 

Palmeiras Arecas

Apto. Joaquim: Salas de estar minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. Joaquim

RSRG Arquitetos

A palmeira areca é a mais comum espécie de palmeira utilizada em jardins e áreas externas. Isso se deve ao fato de ser uma planta de rápido crescimento e fácil de se modelar, pode desde formar pequenos grupinhos de palmeiras de pequeno porte até alta palmeiras de dez metros de altura. Ela possui grandes folhas e suporta ser cultivada em ambientes variados, desde vasos internos até em jardins externos com muito sol, motivo esse que faz da areca uma ótima opção para decoração estilo tropical.

Bambu da sorte

Residência Cond. Porto e Veleiros Ibiúna/SP: Sala de estar  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Cond. Porto e Veleiros Ibiúna/SP

Renata Romeiro Interiores

Considerada sinônimo de boa sorte quando dado de presente, essa planta tem em seu nome bambu, porém não possui bambu algum. Para manutenção, é necessário trocar a água uma vez por semana e expô-la a luz solar indireta. Ela pode ser cultivada em vasos, como arranjos perfeitos para a mesa da sala de jantar ou no aparador no canto. Esta planta é resistente e aguenta bem sem ser regada diariamente, mas o ideal é que ela receba pela manhã um pouco de sol. Trazendo para o ambiente uma exótica e com um ar oriental, esta planta leve e elegante dá sofisticação ao ambiente. Com origem no Taiwan, é uma planta importante no feng shui.

Cactos

Jardim  por GARDEN STUDIO
GARDEN STUDIO

미니 가든

GARDEN STUDIO

Um pouco diferentes da ideias das suculentas, os cactos, sempre tiveram seu espaço na decoração da casa. Posicionados em vasos grandes e imponentes na decoração para a  da sala de jantar, halls de entrada e corredores ou até em banheiros, esta planta de alta resistência se adapta facilmente a qualquer ambiente, trazendo um toque de naturalidade moderno e especial para o seu lar.

Espada de São Jorge

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Salas de estar tropicais por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Esta planta faz jus ao seu nome: as folhas são afiadas, pontiagudas e têm uma ponta cortante. Amplamente usada como uma planta ornamental, é tolerante à rega irregular e pouca luz. Esta planta é muito difícil de matar, podendo até aborrecer-se de a ter por perto. Porém, é uma planta de fácil manutenção e uma forma simples de dar um toque verde à casa. Pode crescer à sombra e praticamente em qualquer local. Como sugestão, o vaso de plantas, no canto compõe esta colorida sala de estar em uma casa de praia em Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul, assinada pelos profissionais da Arquitetando Ideias

Palmeira Bambu

Salas de estar tropicais por homify

Como um das espécies de palmeiras, esta em versão menor, fica perfeita quando mantidas  em uma mesa ao lado de móveis recém-envernizados ou em áreas com tapete. Ela ajuda a neutralizar o ar do ambiente. 

Dracenas

É a planta de interior, considerada por muitos como a mais resistente de todas (principalmente a dracena-de-madagascar). Sobrevive com níveis de luz muito baixos e aguenta bem ar seco e períodos sem rega. Para ter uma dracena feliz basta providenciar boa luz, rega moderada, deixando secar a camada superficial antes de regar de novo e pulverização diária com água. Com esta planta em vasos, é possível criar um ambiente sofisticado e elegante. 

Outras espécies

Salas de estar tropicais por Levenssfeer
Levenssfeer

Lushful plants

Levenssfeer

Existe uma variedade de plantas de alta resistência que podem ser usadas na decoração da casa. Na hora de escolher um exemplar, pesquise se consegue sobreviver nas condições que oferece (temperatura e luminosidade). E não se esqueça de que pede cuidados de manutenção, como regar com a frequência ideal. Plantas são sempre uma boa escolha para decorar. 

Você gosta de plantas na decoração? Comente aqui. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!