7 maneiras legais de ter uma biblioteca

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

Poucas pessoas sabem mas a palavra biblioteca vem do grego e literalmente significa espaço físico em que se guardam livros. Ou seja, acaba por ser a área destinada ao armazenamento de coleções de informações de qualquer tipo: livros, DVD's, CD's, revistas etc. 

Com o mundo digital e aparelhos smarts como iPads e Kindles, as bibliotecas pessoais estão cada vez mais obsoletas. Entretanto, há quem ainda colecione livros e goste de folhear os exemplares físicos ao invés de se render aos apetrechos tecnológicos. Afinal, as bibliotecas já resistiram ao fator do tempo e inovações como TV e rádio, inclusive guerras e censuras em prol de divulgar e passar o conhecimento adiante.

Com isso em mente, selecionamos sete ambientes exclusivos da homify para discutir dicas de como preservar uma uma biblioteca bem legal no seu lar. Então, confira esse livro de ideias e boa leitura!

1. Estante

Invista em inserir uma estante no décor da sua casa. Esse móvel serve tanto para armazenar suas coleções como adornos e enfeites que elevam a decoração dos ambientes do seu lar. Essa sala de estar eclética faz jus a esse conceito de abraçar as estantes como guarda-tudo. A cadeira confortável ao lado proporciona aos moradores e visitantes um cantinho para leitura e pesquisa aconchegante. Para outras ideias de salas de estar confira o banco de dados que a homify traz exclusivamente para você.

.

2. Funcional

O conceito desse apê jovial ultra moderno foi criado pela equipe de Motirõ Arquitetos para adequar as necessidades de seu morador eclético. O ambiente integrado de sala de estar,jantar e varanda acomoda uma estante com nichos desconstruída em L de canto que ocupa uma parede pintada com um azul turquesa forte. Contrastando com os tons terra da parede e do piso de madeira de Bambu, a tinta azul e o cimento queimado no forro e nas demais paredes fazem o equilíbrio cromático do ambiente. A marcenaria do móvel foi revestida com folha de madeira e organiza todo o espaço: como peça principal do apartamento, faz a transição dos ambientes, ao mesmo tempo em que os fazem ser um.

3. Elementar, Sherlock

ACT | Biblioteca: Escritórios  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

ACT | Biblioteca

Kali Arquitetura

O personagem fictício Sherlock Holmes é um detetive que solucionava mistérios e tinha uma vernácula muito aguçada. Por se tratar de um personagem inglês, remete muito a esse ambiente mais sóbrio e clássico desse escritório que traz livros em uma biblioteca que se espalha por todo o ambiente. O tampo da mesa de laca laranja traz uma abordagem mais contemporânea trazendo esse antigo apartamento para um patamar mais atual.

4. Gabinete

O escritório pessoal normalmente e o espaço ideal para inserir uma biblioteca com muitos livros. Nesse ambiente sóbrio em tons amadeirados, os livros com certeza estão no seu habitat natural. Além de trabalhar e estudar, também será possível cair no pecado das leituras relaxantes de romances água com açúcar ou policial.

5. Minimalista

Essa pequenas prateleiras modernas criam uma pequena estante com um layout diferenciado que com certeza organiza livros e bens pessoais com funcionalidade e praticidade. A biblioteca pode ocupar diversos tamanhos no seu lar desde que você tenha em mente para o que precisa desse cantinho. Se a sua coleção de livros, CD's ou DVD's e pequena não é preciso um espaço muito grande, não é mesmo?

6. De parede a parede

Residência Jardim Europa/SP: Escritórios  por Renata Romeiro Interiores
Renata Romeiro Interiores

Residência Jardim Europa/SP

Renata Romeiro Interiores

Estantes que ocupam toda uma parede de um cômodo são ideais para guardar o seu acervo. Inclusive para livros de colecionador, como enciclopédias ou itens raros. Experimente organizar os livros por assunto, tema, em ordem alfabética ou simplesmente por cores. Qualquer que seja a sua opção com certeza facilitará na hora de procurar, ler e guardar os artigos com eficácia. Lembre-se também de sempre colocar todos os livros alinhados à frente nas prateleiras, independentemente do seu tamanho, para obter um maior impacto visual e ter um aspecto mais ordenado. Por último, limpar as prateleiras com frequência é fundamental para manter a saúde e durabilidade dos exemplares.

7. Qualquer lugar

Prateleiras superiores em diferentes cômodos podem muito bem conceber uma pequena biblioteca. Deixa o lugar super charmoso e cheio de personalidade. Afinal, só o conhecimento liberta.

E aí, que tal uma biblioteca em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!