Como decorar o banheiro de seu apartamento alugado?

Jean Claudino Arquitetura Jean Claudino Arquitetura
Loading admin actions …

Quando nos deparamos com uma mudança, para um local novo nem sempre podemos contar com um local onde passaremos uma grande parte de nossa vida, algumas vezes essa mudança para esse novo local é temporária, podendo ser um período de alguns meses até alguns poucos anos. Mas o que nos preocupa, geralmente, é em como podemos e devemos devolver essa sua nova residência temporária, em como o proprietário gostaria de receber e quais cláusulas contratuais foram acertadas quanto a possíveis alterações físicas nos cômodos.  

Todos os cômodos da casa ou apartamento alugado devem, na maioria das vezes, ser devolvidos com as características físicas preservadas, salvo em alguns casos onde ambas as partes, locatário e locador, entrem em acordo. Sendo assim, o locador deve se atentar a algumas dicas de decoração onde use técnicas que não necessitem de demolição e construção de novas paredes, alteração de pisos originais, aberturas de novos vãos etc. 

Neste artigo vamos falar exclusivamente dos banheiros e lavabos, que por ser um espaço geralmente pequeno em locais alugados, carecem de um cuidado todo especial para se aproveitar todo seu potencial e valorizar sua área.

Uso de madeira

Nesse projeto da  arquiteta  Andrea Rossini podemos notar como o uso da madeira, aliada a uma iluminação direta, pode criar nichos interessantes para a organização dos equipamentos de banheiro, além de criar um interessante contraste entre a rusticidade da madeira crua com a delicadeza e finesa das louças e metais. Aqui, além do interessante uso desse novo material, podemos notar que as posições originais dos equipamentos puderam ser mantidos, criando-se um espaço totalmente novo apenas com novos revestimentos e iluminação.

Estreito não é problema

apto cobre/blue: Banheiros modernos por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

muitas vezes, principalmente em apartamentos, os banheiros sofrem pela falta de espaço, são feitos com o mínimo de espaço que as normas de conforto ambiental permitem, mas há maneiras de se contornar isso, nesse caso por exemplo, notamos o inteligente uso dos azulejos com cores chamativas e muito bonitas em apenas uma das paredes formando uma interessante dualidade entre as demais paredes, aumentando visualmente o espaço. Percebemos também, além das intervenções feitas nas paredes a iluminação direta sobre as louças e indireta na sanca dentro do box, além do uso de um porcelanato simulando madeira.

Insista nas cores

Note que este lavabo é extremamente pequeno, mas a uma primeira vista ele parece bem grande e profundo, isso ocorre devido ao uso das cores que são bastante chamativas e das formas escolhidas para essas cores. O uso de círculos com diversos tamanhos distintos sobrepostos num fundo preto refletindo num espelho que ocupa toda a extensão de uma parede fazem toda a diferença. Note também o uso da bancada que assim como o espelho acima dela, ocupa toda a parede lateral, sendo um ótimo recurso de apoio para locais onde o espaço é muito limitado.

Papel de parede

Lapa | Decorados: Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Um toque super delicado que com certeza tem a ver com as características pessoais  do proprietário desse banheiro é dado pela aplicação desse papel de parede, o legal é que o uso do papel de parede é de fácil aplicação e retirada, tornando assim o ambiente muito versátil, pois pode mudar radicalmente apenas com a substituição da estampa escolhida, assim a imaginação pode fluir a vontade.

Protagonismo na decoração

Em espaços pequenos como no da foto, temos de tomar muito cuidado com a quantidade de objetos e móveis, pois não podemos sobrecarregar o cômodo para que ele não fique confuso ou até mesmo caótico. Nesse exemplo vemos que foi utilizado apenas o balcão da pia como artigo de decoração de maneira mais chamativa, dando a ele um valor todo especial, a cor forte chama a atenção tornando-o assim o protagonista, a luz direta sobre ele e a luz difusa sobre o espelho aumentam ainda mais o charme do espaço onde o simples com um toque de sofisticação e imaginação se tornam incríveis.

Uso do preto

Em ambientes pequenos como este lavabo a iluminação difusa no espelho cria um efeito muito interessante sobre o granito preto, dando um tom de luxuosidade, além de que o fundo numa cor mais clara ajuda a aumentar visivelmente o espaço, note que esse jogo de contraste entre cores e luzes é uma técnica bastante eficiente, sendo utilizada em diversos projetos distintos.

Ouse nos revestimentos

Casa Manacás: Banheiros modernos por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

Como já vimos aqui, ambientes com essas características carecem de elementos mais chamativos, criando um ponto de interesse, que leva nossos olhos a passear pelas paredes, valorizando assim o espaço. Neste exemplo o uso desse revestimento que simula um Metal corroído destoa totalmente da pureza do branco da parede e das louças, o confronto entre o puro e o puído melhora o aspecto de ambos os materiais, mas devemos tomar cuidado para que, assim como nesse exemplo, os elementos escolhidos conversem entre si sem um tirar o brilho do outro.

Economize reutilizando

Torneiras, portas, pedras e piso, todos reutilizados de outros locais criando um novo espaço totalmente original e eclético, pois aliado com o espelho que ocupa toda uma parede e uma pia de granito que parece ser feita em uma unica peça mostra que a imaginação pode nos fazer encontrar boas soluções e economia.

Criativo e divertido

Banheiros minimalistas por Architecture 3j
Architecture 3j

APPART1 – WC

Architecture 3j

A inventividade pode surgir quando menos esperamos, e porque não no momento de intimidade e necessidade? Veja que legal o uso dessa tinta de quadro negro nas paredes deste lavabo, aqui você pode soltar  a imaginação, deixar recados e desenhos que queira, criando assim um espaço interativo, quebrando a monotonia e tornando aquele momento muito mais divertido.

Para mais artigos e dicas que podem facilitar a sua vida na hora de decorar, confira este artigo.

Como você quer ganhar espaço gastando pouco?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!