Como ter um espaço multifuncional em casa?

Jean Claudino Arquitetura Jean Claudino Arquitetura
Loading admin actions …

Sabemos que a falta de espaço nos centros urbanos aliado aos altos preços do m2 para construção e compra de imóveis fazem com que muitas vezes a melhor maneira para contornar essas situações um tanto quanto chatas e até mesmo preocupantes. Mas isso não necessariamente precisa ser um problema irresolvível, podemos usar essas situações de dificuldade para criar oportunidades para criarmos soluções inovadoras e que podem se sair melhores do que quando esse empecilhos não existem.

Pensando em superar as dificuldades orçamentárias ou físicas a necessidade de criação de espaços que sejam multifuncionais surge quase que como naturalmente, pois quando quebramos os limites físicos a interação com o ambiente se torna mais fluída.

Vamos acompanhar agora algumas dicas e exemplos onde a criatividade e planejamento venceram as convenções mais comuns para criação e utilização dos espaços, além de nos mostrar que a inovação surge de acordo com a necessidade. Certamente você vai adorar!

Piscina natural

A primeira vista, esta imagem parece retratar um belo lago natural, mas uma segunda olhada nos revela uma belíssima piscina natural. O legal dessa piscina é sua multifuncionalidade, pois além de ser um belo espelho d'água também pode ser utilizada para a recreação e relaxamento como uma piscina comum. O uso de elementos naturais faz com que os processos de filtragem e tratamento de impurezas da água seja tratado de maneira natural sem utilização de produtos químicos, tornando assim sua experiencia muito mais saudável não apenas para os olhos.

Integração e praticidade

Salas de estar modernas por The Lady Builder
The Lady Builder

Living Room

The Lady Builder

Para aqueles que levam uma vida mais corrida em que passam um menor tempo em no lar, uma casa com tons mais neutros aliados a um conjunto de móveis num ambiente prático e arrojado se torna uma necessidade. Nesse projeto notamos o uso de cores frias no mobiliário destacando da madeira no piso e a presença de poucos móveis, apenas o essencial, num ambiente que integra sala de jantar e de estar de maneira prática e eficiente. Muito interessante para o tipo de pessoa que é totalmente prática.

Sala de estar Integrada

Living multifuncional: Salas de estar modernas por Neoarch
Neoarch

Living multifuncional

Neoarch

Esta sala de estar é incrível, ela nos mostra que é possível ter um espaço integrado, acessível, sem barreiras físicas mas que conseguimos entender perfeitamente onde começa e termina cada uso. Notem que o piso integra os ambientes mas a diferenciação ocorre na iluminação, nas cores do mobiliário e também nas texturas escolhidas. O conforto é visível e quem não gostaria de morar numa casa assim? 

Um apartamento feito sob medida

Este apartamento foi reformado para ficar sob medida para seus moradores, um jovem casal de Brasília-DF, ele possui 70 m2 e originalmente possuía todos os cômodos bem delimitados, mas esse novo casal de moradores viu a necessidade de criar uma residência com espaços bem fluidos que retratassem seu estilo de vida e dinâmica de trabalho. Podemos ver elementos bem interessantes, como por exemplo a bancada da cozinha que além de apoio serve também como mesa de jantar, a prateleira metálica é usada também como elemento  divisor, mas por ser vazada e bastante leve não ocupa o campo de visão. Tudo nesse apartamento foi feito para eliminar as barreiras físicas.

Tenho certeza que você adorou este apartamento e pode conhecer um pouco mais sobre ele neste artigo.

Uma mesa balcão

Um artifício bastante utilizado em cozinhas com espaço reduzido é o de se criar uma ilha central onde se concentram alguns equipamentos da cozinha, nesse exemplo podemos ver uma ideia bastante legal, pois na ilha central da cozinha também fora acoplado uma mesa onde a família pode fazer suas refeições enquanto algum membro cozinha, muito prático e eficiente pois o espaço se torna além de um local de trabalho um local também de lazer. quem não gostaria de preparar suas refeições nessa cozinha super charmosa? 

Móveis que escondem e decoram

Cozinhas clássicas por Davonport
Davonport

Orford | A classic country kitchen with coastal inspiration

Davonport

A falta de espaço e a necessidade nos fazem criar soluções inusitadas mas muito eficientes, nesse exemplo o armário quando fechado fica rente à parede pois é embutido, não ocupando assim muito espaço dentro de sua cozinha, mas consegue comportar perfeitamente todos aqueles utensílios essenciais para seu jantar com a família ou amigos. 

Espaços altos nunca antes explorados

Apartamento Campo Belo 02: Cozinhas modernas por Karen Pisacane
Karen Pisacane

Apartamento Campo Belo 02

Karen Pisacane

Essa linda cozinha é projeto da Toda Arquitetura, o charme da cozinha estreita e a necessidade da utilização desses armários altos usa espaços que normalmente não seriam ocupados, o contraste entre as cores do piso e da bancada são um show a parte de tão bonito. Notemos que o balcão acompanha toda a extensão da cozinha, sem divisórias entre pia, bancada de trabalho e mesa, uma solução simples e eficiente que garantiu o ritmo e a delicadeza do ambiente. 

Uma estação de trabalho dois em um

Neste belo escritório, temos uma bancada com estação de trabalho para até duas pessoas, ao fundo temos um armário branco com portas centrais e nichos em suas laterias e na lateral temos também um sofá cama que pode ser utilizados pelos moradores para descanso diário após ou durante o trabalho ou caso surja a necessidade esse ambiente pode se transformar um belo quarto para hóspedes. Temos aqui um belo exemplo de ambiente que foi muito bem projetado para atender a duas demandas uso, de forma simples e inteligente.

Quem não gostaria de ter um home office em casa com tantas funcionalidades assim?

Gostou das dicas para criar um ambiente multifuncional? deixe sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!