Jardins de inverno  por Армен Мелконян

Quais espécies de plantas que purificam o ar da casa: +10 Ideias e Dicas

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Lar é aconchego. E aconchego é onde tudo nos deixa perfeitamente relaxados. No entanto, sabemos que morando em meio às grandes cidades, relaxar é uma tarefa difícil. Para encontrar um local silencioso, confortável e que nos deixe tranquilos, só mesmo em indo a parques, jardins de inverno ou áreas abertas. E algo que podemos ver em comum nestes lugares, é a presença de árvores, plantas e flores, que deixam o ambiente muito mais calmo e saudável. 

Já que estamos falando em plantas e saúde, não podemos deixar de lembrar do ar purificado e mais fresco que encontramos próximos à presença delas. Na decoração, quando pensamos em trazer esta possibilidade mais saudável para o lar, podemos encontrar muitas formas e muitas diferentes espécies de plantas para melhorar o ambiente. 

Entre as mais diferentes espécies de plantas que purificam o ar, existem as floridas e as que não florescem, mas que certamente fazer do nosso lar um lugar melhor para a dia a dia. São plantas que limpam o ar dentro de casa e são muito vendidas em lojas de paisagismo, floriculturas e até mesmo supermercados. Das principais para deixar o ar da sua casa mais fresco, citamos: Aloe Vera, Ivy, Seringueira, Espada de São Jorge, Lírio da Paz, Filodendro, Bambu, Planta Aranha, Jiboia e Dracena Marginata. 

No homify, entre os profissionais de paisagismo mais incríveis do mundo, podemos encontrar inúmeras possibilidades para varandas, jardins, salas e demais cômodos que utilizam plantas para deixar o local mais confortável, relaxante e perfeito para qualquer momento do dia. 

E para garantir que as plantas que purificam o ar da casa fiquem em perfeita harmonia com a sua decoração, lembre-se de fazer a organização dos espaços com criatividade equilíbrio e máximo aproveitamento da iluminação natural. Para isso, lembre-se sempre de que um bom profissional sempre pode fazer toda a diferença.

Abaixo, listamos algumas possibilidades de decoração para o seu ambiente aproveitando todos os benefícios das plantas que purificam o ar. Esperamos que entre estas possibilidades, você encontre a solução perfeita para harmonizar e deixar sua casa ainda mais saudável. 

Venha conosco, aproveite as dicas e inspire-se!

1. Plantas que purificam o ar em ambientes fechados

SALA DE TV: Salas multimídia  por Larissa Maffra
Larissa Maffra

SALA DE TV

Larissa Maffra

Escolher plantas para dentro de casa pode ser uma tarefa até mais fácil do que você imagina. Você pode optar por espécies como a planta hera, a planta jiboia, a planta rafia, a espada de São Jorge, o clorofilito, a babosa, a aloe vera ou a Palmeira rafia. 

São muitas espécies de plantas que purificam o ar encontradas facilmente em casas especializadas em paisagismo e que custam bem menos do que você imagina. O segredo está muito mais no cuidado que você terá dentro na decoração com as plantas em casa, além das condições necessárias para que a plantinha esteja sempre forte. 

Neste projeto, a instalação de um elegante viveiro traz um toque moderno, charmoso e muito saudável para o lar. Apesar do formato incomum, a peça tem um visual artístico que nos chama a atenção facilmente. Seus espaços podem ser preenchidos com as plantas que você preferir, tendo a possibilidade, inclusive, de optar por uma variação de espécies em conjunto. 

2. Plantas para dentro de casa: a hera

Para quem mora em apartamento, o local que substitui idealmente o jardim de um quintal, é a varanda. Beneficiada pela iluminação natural, o vento fresco e a presença dos insetos que auxiliam na polinização das plantas, a varanda pode ser adaptada para acomodar ótimas plantas para melhorar o ar dentro de casa, como a hera. 


A hera, também conhecida como trepadeira, é uma espécie que se agarra às paredes para se sustentar. É uma opção ótima para quem deseja deixar a decoração da casa ainda mais verde e natural.

3. Plantas para ambientes fechados: a palmeira ráfia

No início deste artigo, falamos dos locais preferidos para momentos de relaxamento. Parques e jardins estão entre estas preferências muito comumente pela presença das árvores ali plantadas. 

E, já que não é tão fácil ter uma árvore grande plantada dentro de casa, por que não optar por pequenas espécies de plantas que se dão bem em ambientes fechados? Esta é a possibilidade quando optamos por espécies como pequenas a palmeira ráfia e outras que podem ser cultivadas em grandes vasos e fica ótima na decoração. 

4. Plantas para interiores: Espada de São Jorge

Apartamento Prainha: Salas de estar  por Coutinho+Vilela
Coutinho+Vilela

Apartamento Prainha

Coutinho+Vilela

Outra excelente alternativa para incrementar uma decoração com plantas que purificam o ar da casa, é a popular Espada de São Jorge. 

Plantas fáceis de se adaptarem aos ambientes fechados, as Espadas de São Jorge carregam ainda a crença de que protegem a casa contra os males. Pelo sim, pelo não, o melhor a se fazer é deixá-las longe de crianças e animais, já que podem ser tóxicas. 

De qualquer maneira, entre as plantas que purificam o ar da sala ou do quarto, as Espadas de São Jorge são excelentes opções para deixar a casa ainda mais elegante e agradável. 

5. Plantas internas que purificam o ar: a planta jiboia

A planta jiboia é ótima para se adaptar em qualquer ambiente. Se nos espaços externos ela cresce em mais de 1 metro de largura, com galhos que cobrem distâncias de até 18 metros, no interior da casa elas se adaptam muito bem em vasos, sendo que as folhagens não passam de 15 cm. 

Resistente, é um ótimo tipo de planta para purificar o ar dentro de casa, mesmo em locais com ar condicionado. Você pode utilizá-las, inclusive, em decorações com tema tropical, onde as cores agradáveis despertam a sensação de aconchego e conforto em casa, como podemos notar nesse belíssimo projeto para a sala de estar. 

6. Plantas para interiores: babosa Aloe Vera

Se o seu lar não dispõe de espaço ou você não tem muito tempo para o cuidado com as plantas, tente a opção por um jardim interno. Esta foi a escolha nesse projeto, onde a varanda ficou absolutamente confortável com uma pequena rede. 

Para compor o jardim, entre as espécies escolhidas está a babosa Aloe Vera, uma planta da família das suculentas que se adapta muito bem a ambientes frios e úmidos, sendo, além de tudo, uma espécie com utilização medicinal e estético.

7. Como decorar espaços com plantas para ambientes fechados

Pergolado Residência Paineiras: Jardins de inverno  por Ambiento Arquitetura
Ambiento Arquitetura

Pergolado Residência Paineiras

Ambiento Arquitetura

Em locais com ampla presença de plantas, o ideal é garantir que a ventilação natural seja aproveitada da melhor maneira possível. Isso garante que ocorra controle da umidade e até mesmo a polinização das plantas. 

A maioria das plantas devem ser regadas no início da manhã ou no final de tarde, sempre levando em consideração o cuidado de não encharcar a terra para evitar o apodrecimento das raízes. Além disso, é importante também se atentar ao clima local, já que no inverno a rega pode ser mais moderada. 

Quanto a decoração, mobiliários de madeira sempre são perfeitos para incrementar ainda mais os ambientes, deixando-os mais naturais. 

8. Jardins verticais dentro de casa

Pequenas árvores e plantas de folhas largas e caules compridos podem ser utilizados de forma perfeita como paredes naturais nos ambientes para purificar o ar dentro de casa. Você pode utilizar esta dica em muitos espaços de casas com amplitude aberta e em áreas internas e externas. Basta usar a sua imaginação e um bom profissional paisagista.

9. Plantas que purificam o ar: samambaia

As samambaias são plantas tropicais e que fazem muito sucesso na decoração da casa. Elas são ótimas para os mais diferentes de tipos de jardins, como jardins suspensos, jardins verticais ou outros formatos que melhor se adequem à sua casa. Você pode utilizar as samambaias para purificar o ar na sala de estar, no quarto, na cozinha ou até mesmo no banheiro.

10. Plantas para banheiro

Por fim, lembramos que todas as espécies anteriores ficam ótimas para purificar o ar do banheiro. Como esse é um local que sempre está úmido, a presença de plantas é perfeita para garantir que o espaço fique mais agradável. O ideal é que o banheiro em questão tenha arejamento o suficiente e iluminação natural, garantindo as condições necessárias para que as plantas escolhidas cresçam lindas e fortes. 

E você, tem plantas em casa? Quais?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!