Como decorar no estilo Wabi Sabi?

Jean Claudino Arquitetura Jean Claudino Arquitetura
Loading admin actions …

Muitas vezes nos deparamos com o momento decisivo na decoração de nossas residências onde temos que definir produtos, estilos, cores e formas para nossos ambientes, esse momento tende a ser muito prazeroso ou um verdadeiro desgaste pessoal, físico e mental, pois sempre queremos alcançar a perfeição, mas essa perfeição é subjetiva, pois o que é perfeito para uma pessoa pode não ser para outra, portanto neste artigo vamos apresentar a vocês um estilo que muitos se identificam, mas poucos conhecem sua nomenclatura, é o estilo Wabi-Sabi. Qual é a ideologia desse estilo? como ele pode ser utilizado? como posso compor meus ambientes através dessa estilo?. Essas são perguntas que iremos responder neste artigo.

O estilo Wabi-Sabi pode ser definido como um estilo que, baseado na cultura japonesa, se baseia na aceitação da transitoriedade e imperfeição. A concepção de que o que é belo é imperfeito, impermanente e incompleto. As características desse estilo incluem a assimetria, a aspereza, a irregularidade, a simplicidade, a a economia, a austeridade, a modéstia, a intimidade, a valorização da ingenuidade dos objetos decorativos e os processos naturais.

Através dessas características que o Wabi-Sabi traz, podemos dizer que é um estilo que nos mostra a beleza de forma incomum, que valoriza uma vida baseada no simples no desapego, que pode nos trazer um conforto baseados nesse ambiente zen que ele cria, e o que é mais legal ao se pensar nesse estilo é que podemos deixar nossa imaginação fluir e viajar nas possibilidades, mesclando diversos produtos e criando algo totalmente pessoal e irreproduzível, tornando seu ambiente único e cheio de charme. 

O único e o essencial

Nessa residência  do  escritório Arcadi Pla I Masmiquel Arquitecte, podemos notar que fora feita uma reforma, onde o rústico e o contemporâneo conversam e se relacionam de maneira simples e fluida,o novo e o antigo, o tecnológico e preservado não roubam a cena um do outro, mas ao contrário disso, elas se valorizam, uma não existe sem a outra. Podemos também notar a presença do vazio, do essencial, onde notamos que elementos não necessários, como volumes e cores sobressalentes, não foram utilizados, apenas o que é imprescindível para o local foi utilizado, o simples, nesse caso chama mais atenção do que o exagerado. 

Cozinha simples e funcional

Cozinhas rústicas por Marcello Gavioli
Marcello Gavioli

BioMalta RAL 7010 Grigio Tenda

Marcello Gavioli

Notamos que no estilo Wabi-Sabi os vazios falam alto, assim os poucos elementos nessa cozinha combinados com a escolha consciente das cores neutras e materiais rústicos criam um ambiente charmoso e que com certeza reflete a personalidade do morador. 

Cozinha coma cara do dono

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Uma coisa muito legal desse estilo é que podemos utilizar realmente tudo que nos vem à mente, podemos usar aqueles objetos que eram da sua avó e que tem um forte apelo emocional para você, podemos extrapolar nas cores e texturas, combinar estilos e cores, além da economia que podemos ter conseguimos uma casa muito mais confortável e cheia de objetos queridos.

Ambientes simples e modestos

O estilo Wabi-Sabi baseia-se em ambientes pouco cheios, onde os artigos dominantes se baseiam quase que exclusivamente na sua funcionalidade sentimentalismo, beleza ou nesses três elementos juntos. Repare também na paleta de cores utilizada, geralmente tons terrosos dominam. 

Objetos e a memória

O estilo não é linear, não segue uma linha única de objetos e artigos, ele é eclético, mutável e instável. Podemos soltar a a imaginação e o sentimentalismo, ousar e misturar aquilo que gostamos, criando, como nesse caso, uma parede única e toda especial, com a sua personalidade e de maneira super econômica e criativa. 

Utilizando aquilo que parecia sem uso

O legal do estilo é dar nova vida àquilo que parecia não ter mais uso nenhum, além da boa e sempre bem vinda economia o ambiente vai ficar com a sua cara. 

Reutilizar significa gerar menos entulho, menos material sendo jogado fora e mais consciência ambiental, você deixa sua casa mais bonita, gasta pouco e ainda ajuda a natureza! 

O Simples e o Luxuoso

Nesta imagem podemos notar que podemos criar ambientes extremamente luxuosos e bonitos com objetos simples, apenas os utilizando da maneira certa. Devemos prestar atenção apenas à composição das cores que no Wabi-Sabi baseia-se geralmente no Branco e tons de terra, na quantidade de artigos decorativos (quanto menos melhor) e no uso desses artigos. 

Onde encontrar artigos para decorar?

Você chegou até aqui e deve estar se perguntando como e por onde começar a conseguir artigos para sua decoração no estilo Wabi-Sabi. Sabemos que esse estilo baseia-se no uso do simples e natural, elementos feitos a mão, barro, algodão cru, linho, madeira envelhecida ao invés dos materiais industrializados como plásticos laminados, mármore polida, placas de vidro, etc,.Dito isso sabemos então que para encontrarmos nossos novos artigos de decoração são brechós, locais que vendam velharias, ferros velhos, o bom e velho contato direto com pessoas que tenham peças que queiram vender, aqueles parentes que estão reformando e iriam se desfazer daqueles móveis para eles sem utilidade, enfim, tudo pode ser local para se encontrar aquele artigo tão desejado e é claro, você sempre pode também customizar o móvel ou artigo, dando a ele a sua própria personalidade. O importante é sempre se sentir bem com a decoração que você está construindo.

Para mais dicas de decoração, você pode pode visitar este artigo.

Gostou deste artigo? conte para a gente o que você achou deste estilo que tem tudo a ver com sua personalidade.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!