Um cômodo vazio com muitas possibilidades

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Se você tem um cômodo vazio na sua casa, pode dar a ele vários destinos, todos muito interessantes. Que tal um ateliê de costura, um ateliê de pintura ou cerâmica ou, ainda, um cantinho para fazer scrapbooks? 

Se você for do tipo mais intelectual, talvez prefira ter uma biblioteca ou um escritório. Mas se é amante de filmes e séries, seria delicioso ter um cantinho destinado exclusivamente à sala de TV!

Já alguém mais prático é capaz de olhar para esse cômodo e ver aí um perfeito closet. Ou quem sabe uma sala de jogos para os adultos ou uma brinquedoteca para as crianças?

E, para quem só pensa em saúde e bem-estar, o espaço pode virar sala de fitness, sala de meditação e relaxamento ou, então, uma sala de massagem que complemente aquele banheiro que já é um verdadeiro spa. 

Antes de mais nada, é preciso que você avalie suas necessidades e expectativas. Depois, com a escolha feita, mãos à obra para dar vida nova àquele cômodo sem uso! 

Ateliê

Se você é do tipo artístico, vai adorar ter um cantinho só para as suas criações. Você pode ter um ateliê de costura, se curte estilismo. Pode até se inspirar no escritório de uma estilista no projeto de Cristiane Locatelli Arquitetos Associados, que transborda cores nas cadeiras, nos quadros e no painel de fios que divide a sala (a imagem é de Roccio Fotografia). Ou então pode instalar um torno e um forno para fazer suas próprias cerâmicas, atividade que não é só criativa como também terapêutica. Outra possibilidade é um ateliê de desenho e pintura, tão criativo quanto o de cerâmica. Ou, se preferir algo diferente, pode ter um espaço para fazer scrapbooks ou cadernos artesanais. E nada impede que você tenha um laboratório fotográfico à moda antiga, caso ainda pratique fotografia analógica. Mesmo quem se dedica à fotografia digital pode ter um espaço onde fazer tratamento de imagens e impressão fotográfica. Como vê, a imaginação é o limite. 

Biblioteca

Os apaixonados por livros sonham em ter uma biblioteca em uma sala separada, onde possam organizar e catalogar seus exemplares sempre crescentes. Assim, pense em fazer da sala um lugar bem iluminado por luz natural, de preferência com uma mesa de trabalho ou uma poltrona de leitura – ou os dois. Use cores claras nas estantes e prateleiras a fim de deixar o ambiente mais leve. Tenha piso de madeira para dar a sensação de maior aconchego. Mantenha um arquivo digital com as fichas dos seus livros, assim você pode encontrá-los com facilidade, saber para quem os emprestou, quando foram lidos (e relidos) e até, se quiser, um resumo de cada um deles para poder se orientar futuramente. Lembre-se sempre de tirar o pó das estantes e prateleiras, mantendo os seus livros em perfeito estado.

Escritório

Um escritório é uma ótima opção para um cômodo vazio, já que todo mundo precisa de um lugar para organizar a vida, ler, estudar, pesquisar no computador. Uma sala separada para isso tem a vantagem de manter a privacidade e o silêncio necessários ao trabalho intelectual. Se você é um aspirante a escritor, por exemplo, vai adorar ter um espaço onde possa se dedicar somente a escrever seus textos e livros. Prefira cores claras para dar leveza, pense na ergonomia na hora de escolher a bancada e a cadeira, permita que a sala tenha abundante luz natural e tenha coisas de que goste ao seu alcance para motivá-lo e inspirá-lo, tais como fotografias, cartões postais, objetos decorativos, cartas, diários, alguns livros. Capriche também nas prateleiras, nichos ou armários, de modo a acomodar todo o material de papelaria e, é claro, os seus escritos, sem falar no computador e na impressora.

Sala de TV

Casa Cor 2015 – Espaço Corleone: Escritórios  por Mundstock Arquitetura
Mundstock Arquitetura

Casa Cor 2015 – Espaço Corleone

Mundstock Arquitetura

Fanáticos por filmes e séries não teriam a menor dúvida do que fazer com esse cômodo vazio: uma bela sala de TV. A sua pode ser simples, com uma poltrona confortável e o aparelho de TV, basicamente, como na imagem acima, onde também aparece um buffet com um pequeno bar. Ou então pode ser uma sala com amplos sofás, pufes e almofadas para que toda a família possa acompanhar o filme ou a série com todo o conforto diante de uma TV de tela plana gigante. Tudo vai depender do tamanho do cômodo, já que é preciso considerar a distância entre TV e sofá para ter uma ideia do melhor modelo para o espaço. Em qualquer caso, luzes indiretas são mais recomendadas ou mesmo um dimer. E não tenha medo de investir em cores nesse espaço, pois é um ambiente estimulante. 

Sala de jogos

Para noitadas animadas entre amigos, uma ótima opção é uma sala de jogos, com sinuca, pebolim, xadrez e vários jogos de tabuleiro. A mesa de sinuca só é possível ter se o espaço for grande, lembre-se disso. Mas outros jogos podem muito bem ser jogados em uma sala menor. Nesse caso, uma mesa de carteado pode ser a melhor pedida. Lembre-se de iluminar bem as mesas e tenha um pequeno bar no espaço. Mesinhas laterais são úteis para receber copos e petiscos. Se houver espaço, tenha um sofá para o descanso dos jogadores fora da partida. 

Closet

ZAAV-Casa-Interiores-1233: Closets minimalistas por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1233

ZAAV Arquitetura

Práticos de plantão não deixarão de destinar o cômodo vazio para a instalação de um closet ou quarto de vestir. Ótima pedida também, principalmente se o seu armário não consegue mais ficar organizado. Mais uma vez, use clores claras nas prateleiras, cabideiros, nichos e gavetas de modo a dar a impressão que o espaço é maior. Além disso, fica mais fácil visualizar as roupas contra fundos claros. Tenha piso de madeira e um tapete espesso a fim de se permitir maior conforto e aconchego. Uma boa ideia é ter um banco ou poltrona no centro do closet para descansar entre as provas. Também pode investir em uma penteadeira com cadeira para finalizar o visual com maquiagem e joias. Se possível, privilegie a luz natural e providencie um espelho, que pode ficar atrás da porta ou ser uma porta de armário. 

Brinquedoteca

Brinquedoteca - Girl Room: Quarto infantil  por Orlane Santos Arquitetura
Orlane Santos Arquitetura

Brinquedoteca – Girl Room

Orlane Santos Arquitetura

Agora, se o público dos jogos for infantil, nada melhor do que uma brinquedoteca. Nela, as crianças podem se dedicar a diferentes jogos, à pintura, ao desenho, à colagem, a diversos tipos de brinquedos e à leitura. Tenha muitas prateleiras e nichos nas paredes para receber os mais variados tipos de objetos, sempre tendo em mente que eles devem ficar em uma altura acessível ao menor dos usuários. Cadeiras e mesas também devem estar a uma altura compatível com a das crianças.Use cores claras como base e cores fortes na decoração mural, na luminária de teto, nas cortinas. Tenha um piso macio para evitar que as crianças se machuquem. E, novamente, invista na iluminação natural, mais agradável e saudável para os pequenos.

Sala de fitness

Pessoas que adoram esportes e atividades físicas certamente priorizariam uma bela sala de fitness, aparelhada com os mais variados equipamentos de ginástica e musculação. Isso pode ser excelente para quem não tem tempo de ir à academia devido aos seus outros compromissos. A sala de fitness fica muito mais agradável se for em cores claras e bem iluminada. Uma TV de tela plana pode ajudar a passar o tempo na bicicleta ou na esteira, enquanto um bom espaço livre pode ser bom para praticar exercícios em colchonetes, com bolas ou steps. 

Sala de meditação e relaxamento

Já outras pessoas preferem atividades mais relaxantes, como ioga e meditação. Por que não ter, então, um espaço pensado para essas atividades, com colchonetes macios e confortáveis, cadeira de relaxamento e cortinas que suavizam a entrada da luz natural no ambiente? Na imagem acima, a sala recebe colchonetes coloridos em tons pastéis e cortinas leves de voal. O piso de madeira dá a sensação de aconchego que se busca em espaços assim. Simples e eficiente, a sala de meditação e relaxamento é um oásis de paz dentro da sua casa.

Sala de massagem

Por fim, para aqueles que têm um banheiro que é um verdadeiro spa, com banheira de hidromassagem e até sauna, uma sala separada para massagem pode ser o complemento ideal dos rituais de limpeza e beleza. Um lugar calmo, claro, com uma mesa forrada alta onde dar e receber massagens deliciosas com os mais variados produtos e óleos pode ser o toque que falta na sua casa. Para outras dicas sobre cômodos vazios, leia este artigo.

O que você faria em um cômodo vazio?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!