Casa japonesa: inspiração para toda vida

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Existem certas culturas que nos fascinam ainda que não consigamos entendê-las completamente. A cultura japonesa é uma destas culturas intrigantes e fascinantes, com a qual estamos sempre em busca de inspiração e lições para o nosso aprendizado e evolução. A arquitetura japonesa é um destaques desta cultura rica e milenar. Os arquitetos japoneses são mundialmente reconhecidos pela capacidade de síntese, pelo respeito à tradição e história e pela abordagem minimalista e singular da natureza e do ambiente construído.  

Homify desembarca hoje no Japão para apresentar uma casa japonesa única e espetacular, com o selo de qualidade japonês. A residência está situada na cidade de Sayo e foi idealizada pelo estúdio japonês Mimasisdesign. A casa situa-se em um terreno elevado e tirou partido da localização privilegiada para se integrar à paisagem natural circundante e proporcionar vistas incríveis. A forma sóbria e tradicional da residência contrasta com seus espaços interiores, caracterizados pela integração espacial, design de interiores sofisticado e ambientes cheios de significados e aconchegantes. As marcas do melhor da arquitetura japonesa estão presentes de maneira clara e inequívoca, poder de síntese, otimização espacial, ausência de elemento supérfluos e ambientes minimalistas. 

Impossível não se encantar com uma casa assim. Curioso para desvendar todos os encanto desta casa japonesa cheia de estilo e tradição? Então confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto encantador e único.

A casa e seu entorno

O projeto tirou proveito da localização privilegiada e das condições naturais do terreno.Portanto, a casa se ergue e se destaca na paisagem pela sua posição no topo de uma encosta rodeada de árvores e montanhas cobertas de vegetação. A residência serve também como mirante, já que as diversas aberturas permitem que cada ambiente tenha contato visual com a paisagem natural circundante. As vistas são inacreditáveis. Você verá com mais detalhes adiante. 

Fachada principal

A residência se destaca pela sua forma simples e tradicional, definida pelo telhado de duas águas, pela chaminé e pelas superfícies revestidas de madeira, de cor preta, que confere à edificação um aspecto sóbrio e discreto. A ausência de adornos e elementos supérfluos confirmam a tradição da produção arquitetônica japonesa. O curioso é notar que a residência não bloqueia a vista para a paisagem natural circundante. O projeto criou uma abertura, uma espécie de vazio  no volume principal da casa, que serve de garagem e também mirante e permite que qualquer pessoa desfrute da vista para as montanhas do entorno.   

Fachada posterior

Enquanto a fachada frontal é caracterizada por poucas aberturas e pela discrição, devido á preocupação com a privacidade dos moradores, a fachada posterior se destaca pelos amplos planos de vidro e pela ampla varanda, que proporciona aos moradores o contato prazeroso com a natureza e vistas deslumbrantes para a paisagem local.

Integração com a paisagem

No living room todos os ambientes de convívio são integrados e caracterizados pela integração com a paisagem natural. Os generosos planos de vidro descortinam visuais deslumbrantes da paisagem externa e permite o melhor aproveitamento da luz e ventilação naturais. A sacada serve como extensão do living room e torna a sensação de contato com a natureza ainda mais intensa e revigorante.  

Living room

O living room acomoda a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar. Assim como as fachadas da residência, os ambientes se destacam pela discrição e pelo mobiliário de design contemporâneo e sóbrio, sem adornos ou elementos supérfluos. A sala de estar é composta de um sofá de couro com chaise, um painel de madeira e um pendente de madeira, que realçam o estilo minimalista da decoração. O piso e o forro revestidos com madeira realçam a sensação de aconchego do ambiente.

Cozinha e sala de jantar

Assim como nas superfícies externas, a madeira é presença marcante no interior da edificação. Na cozinha, os armários planejados são feitos de madeira e também o tampo superior da bancada em forma de ilha. A cozinha, compacta e funcional, combina o estilo minimalista e sóbrio com o aspecto rústico das superfícies de madeira. A sala de jantar é composta de mesa de madeira, de cadeiras de design elegante e discreto, na cor preta, e de três pendentes. Ambos os ambientes desfrutam de vistas privilegiadas para a paisagem natural circundante.

Quarto de hóspedes

Nos ambientes íntimos predomina a mesma lógica de ambientes sóbrios e aconchegantes, com vistas privilegiadas para as montanhas que circundam o terreno. No quarto de hóspedes predominam as cores neutras da superfície, com destaque para o piso de madeira e para a parede de fundo, à esquerda, na cor cinza. Todavia, é a paisagem natural externa que mais uma vez rouba a cena e atrai o olhar.

Suíte master

Na suíte principal, a combinação de cores neutras e suaves, como o marrom da parede de fundo e os tons neutros do piso e da cabeceira de madeira proporciona aos moradores um ambiente aconchegante e relaxante. O mobiliário de madeira agrega funcionalidade e charme ao ambiente. 

Para obter mais informações e dicas de como decorar um quarto em estilo japonês, leia este artigo.

Banho da suíte master

O banho do casal exibe o requinte e elegância do mármore, que reveste o piso e as paredes. A grande atração do banho é a banheira de hidromassagem, enterrada no nível do piso, e com ambiente climatizado e uma vista espetacular para a paisagem natural. O forro de gesso e a iluminação embutida conferem requinte e sofisticação ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Qual ambiente mais inspirou você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!