SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Ideias de caminhos e pisos para o jardim

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Os jardins são um pequeno recorte da natureza situados nos arredores ou dentro da casa, onde experimentamos o contato aprazível com a natureza, com a terra, com plantas e com a água, em alguns casos. Um espaço tão importante para a nossa busca por qualidade de vida merece também cuidados especiais. Por este motivo, sempre trazemos dicas de como incrementar a decoração do jardim e dotá-lo de qualidades especiais. 

Neste artigo, apresentamos ideias de caminhos e pavimentos para o jardim, para quem deseja incrementar as qualidades estéticas e ambientais do jardim e deixá-lo ainda mais atraente e agradável.

Jardim sustentável

Morar Mais por Menos 2014: Jardins  por Fadel Arquitetura
Fadel Arquitetura

Morar Mais por Menos 2014

Fadel Arquitetura

Existe uma infinidade de possibilidades para pavimentar os caminhos de um jardim. Este projeto priorizou a sustentabilidade. O percurso do jardim é formado por estruturas de madeira reaproveitadas. O resultado é um jardim sustentável, com aspecto mais natural e super cool. Inspire-se em mais ideias sustentáveis de reaproveitamento de velhos objetos, lendo este artigo.

Caminho de pedras

Casa Cor Brasília 2014: Espaços comerciais  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Casa Cor Brasília 2014

CP Paisagismo

Devido a seu aspecto natural, os caminhos de pedra combinam perfeitamente com qualquer tipo de jardim. Neste projeto, pedras de grandes dimensões e formatos irregulares, formando ilhas de pedra, criam um caminho orgânico e exuberante, realçando a sensação de liberdade.

Deck de madeira

MOSTRA BLACK 2012: Jardins  por Hanazaki Paisagismo
Hanazaki Paisagismo

MOSTRA BLACK 2012

Hanazaki Paisagismo

A madeira é o material mais agradável para quem aprecia a sensação de caminhar com os pés descalços. Caminhos de madeira tornam o jardim mais confortável e aprazível. Neste projeto, além do deck de madeira, o projeto luminotécnico realça os elementos do jardim, como o espelho d'água de borda elevada.

Caminho ladeado de flores

Casa Cor Belo Horizonte 2013: Espaços comerciais  por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Casa Cor Belo Horizonte 2013

CP Paisagismo

Neste projeto, o caminho sinuoso, além de piso de tijolos cerâmicos, é ladeado por bancos de madeira e por floreiras. Detalhes que tornam o passeio pelo jardim uma experiência sensorial mais rica e aprazível.

Caminho sinuoso

Residência SA - Ilhabela, SP: Jardins  por Gil Fialho Paisagismo
Gil Fialho Paisagismo

Residência SA – Ilhabela, SP

Gil Fialho Paisagismo

Não é só o revestimento e suas qualidades materiais que dão personalidade e qualidade ao jardim. Portanto, o caminho deve ser pensado em função da experiência que se quer proporcionar ao observador. Neste projeto, de autoria de Gil Fialho Paisagismo, um caminho sinuoso de pedras soltas, guia o observador pelas espécies do jardim até a piscina.

Caminho delimitado por arbustos

Um caminho não é constituído apenas de piso. Existem elementos adicionais que criam caminhos e contribuem para guiar o observador pelo jardim. Neste projeto, além do piso de pedras portuguesas, pequenos maciços podados de arbustos delimitam o espaço e criam um caminho mais natural e aprazível.

Caminho de pedrinhas

Diferentes pavimentos geram diferentes experiências sensitivas durante o caminhar. Um piso de seixos, areia ou de de pedrinhas, por exemplo, como o empregado neste projeto, proporciona um caminhar mais lento, favorecendo a contemplação do ambiente, e deixa as marcas da pegada do caminhante, apresentando, portanto, uma textura e um aspecto diferente após cada caminhada.

Caminho linear

Casa BLM: Casas  por ATRIA
ATRIA

Casa BLM

ATRIA

A importância do caminho é evidenciada neste projeto, em que o caminho conduz o visitante gradualmente à entrada da residência, enquanto ele descobre no percurso a volumetria da casa e sua integração com a natureza. 

Mais informações e ideias de jardim, você encontra aqui.

Caminho geométrico

Neste projeto, o caminho linear do jardim, feito de pedras retangulares, evidencia a geometria da residência, de linhas retas e cria um ambiente mais racional. 

Para obter ideias de como incrementar a decoração do jardim com estátuas e obras de arte, leia este artigo.

Qual exemplo de caminho de jardim mais lhe agradou? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!