Dicas para decorar quartos de meninos

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Como já abordamos em outros Livros de Ideias aqui no homify, todos possuímos lembranças marcantes de nossos quartos quando pequenos. Tenha ele sido simples, espaçoso, colorido ou compartilhado, o nosso dormitório durante a infância era o nosso refúgio, o lugar seguro onde poderíamos nos esconder das atitudes incompreendidas dos adultos ao nosso redor. Um quarto infantil pode ser desenhado para ser o cenário das muitas aventuras imaginárias que vivemos quando somos crianças, com toques lúdicos e detalhes que transbordam criatividade. 

Elementos que estimulem o desenvolvimento dos sentidos das crianças é algo essencial, já que boa parte do tempo de seus primeiros anos se dará nesse ambiente mágico. Cada vez mais presentes na mídia e nas redes sociais, são as discussões acerca dos estereótipos que definem alguns elementos como sendo de um gênero ou de outro. Nós, que gostamos de liberdade de escolha, não conseguimos mais visualizar a clássico distinção sobre azul e rosa, designados para serem utilizados apenas por meninos e meninas, respectivamente. 

Mesmo assim, muitos pais optam por continuar trazendo toques característicos de um ou de outro universo quando se trata de decorar o quarto de seus filhos. Para o artigo de hoje, nós selecionamos algumas referências criadas por profissionais brasileiros para pais que optaram por decorar o quarto de seus filhos com uma temática que remeta mais ao universo dos meninos. Confira à seguir e continue se inspirando com a gente!

Super homem

Muito presente no imaginário popular, principalmente durante as décadas passadas, é a figura do super homem. Esse quarto, desenhado para um super menino, carrega elementos lúdicos e figuras do universo dos super heróis por toda a sua extensão. Um iluminação especial coroou a prateleira superior, deixando-a ainda mais especial. O projeto da foto foi criado por Biarari e Rodrigues Arquitetura e Interiores.

Tenda

Casa ReFit: Quarto infantil  por Ferraro Habitat

Em um clima que poderia ser definido como industrial-lúdico, esse projeto da foto carrega muita autenticidade em seus traços. As paredes de tijolos à vista contornam o espaço, que foi criado para que a criança solte a sua imaginação durante brincadeiras e momentos inventivos. Destaque para a iluminação colorida e para a tenda de inspiração indígena fixada na parte central do cômodo, elementos que estimularão a criatividade dos pequenos. O belo projeto possui a assinatura do time da Ferraro Habitat

Segurança

Quando nossos filhos são pequenos, queremos criar ambientes que sejam o mais seguro possível, para evitar quedas e machucados desnecessários. Um quarto como esse da foto, desenhado pelos arquitetos da AWDS Arquitetura e Design de Interiores, foi todo pensado a fim de deixar o espaço propício para que o filho pudesse viver diversas aventuras imaginárias de maneira segura. 

Esportes

​PROJETO ARQUITETÔNICO INTERIOR DA RESIDÊNCIA ZIMATH (Fotos: Lio Simas): Quarto infantil  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO INTERIOR DA RESIDÊNCIA ZIMATH (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Para conscientizar nossos filhos desde pequenos sobre a importância da prática de esportes para uma vida saudável e equilibrada, podemos instalar elementos que remetam ao universo dos esportes, como esse saco de boxe e até mesmo a barraca montada no espaço da foto, que também incentivará o contato com a natureza. Os responsáveis pelo quarto da foto são os arquitetos da Archdesign Studio, que atendem na região sul do país. 

Futebol

Ainda sobre a questão de incentivar o seu filho à prática de esportes, uma decoração bem característica de nosso país é o uso da temática do futebol. Aqui, não apenas as cores que remetem ao esporte foram utilizadas na decoração, mas também as paredes carregam imagens do universo do esporte. O projeto é de Flávia Brandão – Arquitetura, Interiores e Obras.

Futebol II

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca: Quarto infantil  por Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica
Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Arquitetura Residencial | Casa de luxo na Barra da Tijuca

Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica

Mais um exemplo que utiliza o futebol como tema central da decoração de um quarto infantil. Dessa vez, o projeto foi criado por Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Pré adolescência

São muitos os momentos em que percebemos que o tempo escapa de nossas mãos de maneira sutil e silenciosa. Se o seu menino já está prestes a atingir o conturbado período da adolescência, quem sabe seja a hora de apropriar o espaço dele com uma decoração mais propícia para quartos de pré adolescentes, como esse da foto, desenhado por Rodrigo Maia Arquitetura + Design.

Para continuar conferindo mais projetos de quartos infantis, clique aqui e inspire-se!

Como era o seu quarto quando criança?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!