8 dicas para deixar os utensílios de cozinha limpinhos

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Todo mundo acha que basta água sabão e uma esponjinha para tudo estar limpo. Mas, não é bem assim. Nem sempre essa limpeza é efetiva e oferece a melhor higiene possível. Algumas áreas ou objetos requerem atenção especifica, principalmente quando o assunto é limpeza.

Se você fica na dúvida ao limpar o micro-ondas ou o forno, saiba que você não está sozinho. Há diversas pessoas que fazem o possível, mas ainda assim não estão limpando seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos da maneira mais correta.

Reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar nessa missão. Algumas até podem tornar essa tarefa bem mais divertida. Experimente e conte para nós sobre o seu resultado.

Fogão

O terror das donas de casa, esse utensílio é o que toma mais tempo para ser limpo. É praticamente impossível fazer uma receita sem que alguma coisa respingue no fogão e não há folha de proteção de papel alumínio que esteja imune a sujeira. Por isso, é bom limpar o fogão sempre que alguma sujeira for feita. Por menor que seja, a gordura sempre vai arrumar um cantinho, um espacinho para poder se alojar ali e ficar ainda mais difícil de sair. Conforme cozinhamos e não limpamos, a sujeira encrusta e se torna ainda pior.

Antes de começar a limpeza certifique-se que o gás está desligado e se o fogão for elétrico que está fora da tomada. O fogão também não pode estar quente, você pode se queimar.

Uma receita caseira que deixa qualquer fogão brilhando de novo é a mistura de bicarbonato de sódio, suco de um limão e meia xícara de vinagre. Depois de preparar essa receitinha mágica, basta retirar as grelhas, os queimadores e os bicos e coloca-los de molho em água quente. Essa composição irá derreter a gordura. Para dar brilho, é só esfregar com palha de aço.

As grelhas podem ser lavadas com detergente comum. Se achar conveniente, pegue a mesma mistura e passe nas grelhas com uma bucha. Se houver gordura, ela certamente será dissolvida.

Se os botões saírem e forem de plástico, basta lavá-los com detergente e esfregar a bucha. Se preferir, o molho com a receita acima também serve para essas peças.

A mesma solução água, bicarbonato, limão e vinagre pode servir para a estrutura do fogão. Antes, passe uma esponja para retirar possíveis migalhas e restinhos de comida. Passe a solução e deixe agir por alguns minutos. Esfregue para tirar as sujeiras mais resistentes.

Seque toda a superfície com um pano seco ou toalhas de papel. Se alguma manchinha persistente, use limão para tirar. Monte as peças novamente.

Forno

Novamente, é preciso ter certeza que o forno não está quente, que o gás está deligado e que não há nenhum dispositivo acionado durante a limpeza. Não deixe de desligar o gás. Certifique-se que o seu modelo não é um forno autolimpante. Se for, não tente usar essa receita, pois irá danificar seu eletrodoméstico.

Caso contrário, encha um borrifador de 1 litro com 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e preencha o resto com água. Mexa o borrifador até ter certeza que o bicarbonato está dissolvido por completo. Reserve.

Retire as grelhas do forno e lave-as a parte. Com o forno aberto, comece a borrifar a solução por toda a sua extensão. Deixe a solução descansar por pelo menos uma hora. Se houver pontos de sujeira impregnada, faça uma pasta com água e bicarbonato de sódio e deixe agir no local. Com um pano úmido retire toda a solução. A sujeira deve sair no pano, lave várias vezes até o forno estar limpo. Repita a operação caso for necessário. Seque o forno e recoloque as grelhas já lavadas.

Para o vidro, a mesma mistura deve servir para deixa-lo livre de manchas.

Micro ondas

Cozinha  por Кухни ЭНЛИ
Кухни ЭНЛИ

Кухня ЭНЛИ Фреш

Кухни ЭНЛИ

É bem comum que molhos e outros alimentos acabem respingando por todo o interior do forno micro-ondas. Nesses casos, basta pegar um recipiente com água (obviamente escolha um que seja apropriado para ir ao micro-ondas) colocar uma colher de sopa de vinagre, mexer e deixar por cinco minutos na potência máxima. Depois do tempo acabar, espere por mais três minutos, abra o micro-ondas e observe que a sujeira já está mais fácil de ser removida. Passe um pano úmido ou papel toalha. A mesma mistura pode ser feita também com um limão cortado ao meio.

Batedeiras e mixers

Cozinha  por desink.it
desink.it

prese nascoste

desink.it

Como as batedeiras e mixers são compostos de partes móveis e fixas, a dúvida sempre surge na hora de limpar esses eletrodomésticos. Separe as partes móveis e leve-as à agua. Com bastante detergente e água quente é possível remover toda a gordura e possíveis restinhos de alguma coisa que esteja grudada.

Para as partes não demonstráveis, basta uma espoja úmida com um pouquinho de detergente neutro. Passe em todos os cantos e seque em seguida com um pano seco. Nos botões, cantinhos e possíveis ranhuras da peça, utilize uma escovinha ou uma escova de dentes usada com uma solução de água e detergente neutro. Não esqueça de secar bem.

Geladeira

Para limpar a geladeira é preciso muita atenção e organização. Antes é preciso ler o manual de sua geladeira e verificar se não há nenhuma restrição a produtos de limpeza ou alguma orientação específica. Feito isso, é preciso ter em mente que não é permitido usar produtos abrasivos, detergentes ou que deixam cheiro, afinal, eles podem contaminar os alimentos.

Desligue a geladeira. Separe todos os alimentos, aproveite e verifique a validade de cada um deles e depois da geladeira vazia, prepare uma solução de água e bicarbonato de sódio. Umedeça um pano com a solução e vá passando por todo o interior da geladeira até que ela esteja bem limpa.

No lado de fora basta misturar sabão neutro e água. Isso vai tirar todas as manchas. Seque tanto por fora como por dentro e volte a ligar a geladeira depois de ter organizado todos os alimentos novamente.

Esse projeto de dar inveja é do escritório Arquitetura 8, de Santo André, São Paulo. 

Chaleiras ou cafeterias términcas

Cozinha  por Roundhouse Architecture Ltd
Roundhouse Architecture Ltd

Ramsden House, Peterculter, Aberdeen

Roundhouse Architecture Ltd

Mais uma vez o bicarbonato aparece como solução para tirar as borras que ficam impregnadas no fundo desses recipientes. Basta colocar uma colher de sopa de bicarbonato para ferver na medida de água que a garrafa ou a chaleira suportem. Quando a água começar a ferver coloque a água no recipiente e feche. Espere uma noite e no outro dia tire a água de lá, lave para tirar os resíduos e pronto! A chaleira ou a cafeteira deve estar branquinha de novo e sem odores.

Pisos e azulejos

Se sua cozinha está realmente suja, misture duas colheres de água sanitária para cada litro de água e passe em todo o piso. Se a sujeira for leve, basta misturar oito gotas de detergente em um litro de água para ter um resultado bastante satisfatório.

Se os azulejos precisam de uma atenção especial, basta misturar meia xícara de vinagre branco, meia xícara de bicarbonato e meia xícara de amônia (cuidado ao utilizar esse produto). Passe essa mistura nos azulejos encardidos e depois remova com uma esponja úmida. Passe um pano seco para dar brilho. Não se esqueça de fazer a limpeza com o ambiente bastante arejado. Pessoas propensas a alergias devem evitar o uso da amônia!

Outros utensílios

A maioria dos utensílios podem ser limpos com água e detergente neutro. Obviamente é preciso ter bom senso. Utensílios elétricos e eletrônicos não devem ser levados embaixo da água. Leia o manual de todos os produtos. Todos eles trazem instruções específicas sobre limpeza e cuidados.

Se depois de tudo limpo precisar de dicas para organizar sua cozinha, esse artigo pode te ajudar!

Gostou das dicas? Se tem alguma outra receite infalível, mande para nós! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!