Esqueça a academia e entre em forma em casa!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Se seu prazer é corrida, sentir o vento no rosto, o suor escorrer, a endorfina inundar o seu ser, mas você não quer ter que acordar mega cedo e ficar em um ambiente fechado, e ainda fica se perguntando: como posso ficar apto em casa? Uma série de repetições num ambiente fechado é uma visão assustadora, mas respire aliviado… Você não precisa colocar o seu pé em uma academia – nem pagar caro para fortalecer seus músculos.

Bastam alguns minutos da sua semana, um plano de organização da sua rotina, poucos acessórios e muita paciência. Claro, persistência também precisa entrar na lista. A prática de qualquer atividade física pode ser a chave para uma vida mais duradoura e saudável. Não importa o que você gosta de fazer, as possibilidades para exercitar-se em casa são infinitas – poupe dinheiro e transpire em casa.

Você pode começar a trabalhar primeiro sua mentalidade, pois pequenas tarefas diárias podem manter você em forma: varrer a varanda, puxar ervas daninhas com a mão do jardim, limpar a pia da cozinha, tirar e lavar cortinas, limpar as paredes, dançar enquanto limpa sua casa é um ótimo exercício. Claro, você não precisa fazer nada disso para cuidar do seu corpo. Monte sua própria academia e série de repetições, cuide da alimentação e entre em forma. Confira o que você pode fazer de atividades em sua casa e manter o corpo e a mente em equilíbrio.

Use as escadas

Brooklin: Corredores e halls de entrada  por Lo. interiores

Um ótimo exercício é usar as escadas. Suba dois degraus de uma vez; faça agachamentos a cada dois degraus, enquanto sobe as escadas. No trabalho procure trocar o elevador pelas escadas, mas caso você sofra de dores nas articulações, principalmente em função do impacto, problemas cardíacos ou respiratório – pode ser contraindicado fazer exercícios na escada, mas lembra-se como qualquer outra atividade é preciso buscar ajuda de um profissional de Educação Física, afinal você quer ter um corpo saudável e não ficar doente. Você pode subir as escadas e deixar de lado seu aparelho de step. O projeto da foto foi desenvolvido por Lopes Interiores, localizado em São Paulo, o escritório é comandado pelo designer Ricardo Lopez.

Quarto Fitness

Fitness  por Design Intervention
Design Intervention

International Prop Award Winner-Best Interior Design Singapore 2013

Design Intervention

Já pensou você acordar e estar dentro da academia? Calma, isso não é um sonho, mas você pode fazer uma série de exercícios no seu quarto, pois é, faça do seu espaço de dormir uma área para malhar. Coloque um aparelho em uma pequena área, pois é ideal para aqueles que queiram manter-se em forma dentro da privacidade do seu quarto. O quarto Fitness incorpora equipamentos de primeira linha, bicicleta estática, além disso, você termina sua atividade física e vai direto para o chuveiro.

Estúdio de dança

Quarto infantil  por 株式会社 ヨゴホームズ
株式会社 ヨゴホームズ

屋根なりの斜め天井が愉しいキッズルーム

株式会社 ヨゴホームズ

Dançar é uma excelente maneira de gastar calorias e você pode montar seu estúdio de dança na sua própria casa. Deixe um espaço livre e com poucos móveis, pois nem todo mundo fica confortável em dançar na academia, às vezes, apesar ser ótima opção para socializar e fazer novos amigos, mas dançar em casa e no seu ritmo é a melhor coisa. Então, você já sabe que para ter bom resultado é preciso ter disciplina e treinar muito no seu próprio estúdio de dança.

Ginástica em casa

Como já foi mencionado você não precisa ir até academia para se exercitar. Com um pouco de vontade, imaginação do cotidiano ou aparelhos instalados na sua propriedade você pode fazer ginástica em casa para manter a forma, ou seja, monte sua própria academia no conforto do seu lar. Se você não está ativo, consulte um médico antes de começar sua rotina de atleta. Uma ideia bacana é você apoiar em um aparador na sua sala de estar para ter como base e alongar o corpo. 

Parede de escalada

Casa Manacás: Garagens e edículas modernas por NOMA ESTUDIO
NOMA ESTUDIO

Casa Manacás

NOMA ESTUDIO

Já imaginou ter uma parede de escalada na sua casa? Fazer uma parede de escalada pode ser uma ótima maneira de se exercitar, pois muitos alpinistas usam suas paredes de escaladas em casa para desenvolver força e treinar. Você não precisa de uma academia, mas primeiro é preciso ’reiniciar’ nossas mentes, voltar às vidas do dia a dia – ao invés de focar em ir à academia ou gastar dinheiro em equipamentos caríssimos para ter uma vida saudável. Invista em algo simples, e que fará você feliz. Aproveite se você tem uma parede de obstáculos e escale. 

Jardim parque infantil

Você já pensou em seu jardim que foi transformado em um mini parque infantil? Então, aproveite a brincadeira e faça repetições de exercício, pule, suba e desça escada, use o espaço para queimar calorias e divirta-se. É uma ideia bacana, você não gastar dinheiro, está ao ar livre e em contato com a natureza. O jardim parque infantil é uma verdadeira academia a céu aberto.

Piscina

Piscina com prainha integrada a sala de ginástica: Piscinas modernas por Libório Gândara Ateliê de Arquitetura
Libório Gândara Ateliê de Arquitetura

Piscina com prainha integrada a sala de ginástica

Libório Gândara Ateliê de Arquitetura

É difícil ter motivação para altas temperaturas e vencer a preguiça para ir malhar no verão em um ambiente fechado. As atividades físicas na água são uma excelente maneira se você deseja se refrescar sem deixar de lado a boa forma. Invista em exercícios dentro da água e refresque. Ah, é importante fazer alongamento antes e depois de qualquer atividade física, por isso, não se esqueça de fazer antes de entrar em sua piscina. Vale ressaltar: se você for fazer qualquer atividade física sozinha – faça uma avaliação médica, assim você pode ter uma vida de atleta sem complicação e fazer de forma correta e adequada.

Comente se você gostou desse artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!