Erros a evitar quando decorar a sua casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar uma casa não é nada fácil, tanto que existe um profissional especializado em tornar ambientes e lares mais confortáveis. Antes de você arrastar tudo pela casa, sair para comprar peças decorativas, faça a seguinte pergunta: qual erro deve ser evitado ao decorar uma casa? O decorador de interiores está aí para ajudar você de acordo com seus gostos, o espaço e o seu orçamento, sempre com o objetivo de harmonizar seu lar.

Quando as pessoas decidem decorar a casa ou repaginar os cômodos, costumam cometer alguns erros que são comuns e podem causar um estrago tremendo. São pequenos detalhes que podem fazer diferença entre ter um ambiente bem decorado e um autêntico desastre. Por exemplo, a sala de estar é o cômodo que mais você recebe visita, então não exagere nos móveis e mantenha espaço para circulação das pessoas. 

A decoração vai muito além de deixar um espaço bonito, é a sua personalidade expressa em cada pedacinho dos ambientes. Nem todo mundo pode contar com a ajuda de um designer ou de um arquiteto, mas você pode buscar informações e modelos de ambientes decorados, tendências e se inspirar para criar uma decoração que deixará sua casa em perfeita harmonia. Veja quais os erros que você deve evitar na sua decoração. 

Escolha a iluminação cuidadosamente

Vamos começar pela iluminação, pois você precisa escolher cuidadosamente. Deixar a iluminação de lado é bastante comum. Pense nos móveis de primeira linha, nos artigos decorativos mais esplendidos, mas, cadê a bendita iluminação para destacar e deixar tudo lindo?! É importante planejar cada cômodo que será iluminado, assim você terá um espaço aconchegante e harmonioso. Mas, não se esqueça de escolher a iluminação cuidadosamente para cada ambiente, por exemplo, prefira nos quartos e salas iluminação indireta e quente. Ambientes como cozinha, lavanderia, banheiro é recomendado uma iluminação direta e luz branca. A iluminação é tudo em uma casa.

Escolha com cuidado a mistura de cores

Quando for renovar a cor do seu quarto, escolha com cuidado a mistura de cores, pois deixe a tonalidade neutra para espaços relaxantes e tons escuros para espaço vibrante. Tente sempre não errar na escolha das cores, pois isso pode deixar o ambiente sem vida e estressante. Para evitar qualquer tipo de erro, opte por tons claros e abuse do colorido em objetos decorativos, pois caso você enjoar das paletas cromáticas, aí é só renovar na decoração dos elementos.

Evite mistura de estilos que não combinam

A decoração é como uma peça de roupa que precisa ter uma bela combinação em harmonia, evite mistura de estilos que não combinam. Seguir as tendências do setor decorativo é bacana, mas vá com calma, lembre-se sempre – mais é menos. Se você gosto de um ambiente vintage, invista em peças provençal ou escandinavas, por exemplo, mas, por favor, não transforme sua casa em um show room, que isso será um desastre. Misture peças e crie o seu próprio estilo limpo e personalizado.

Pense essencial e deixe todos os espaços práticos, mas confortáveis

Casa Corrego grande: Terraços  por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Para se iniciar uma boa decoração, é importante prestar atenção em cada detalhe, seja nos móveis, no espaço, nos artigos decorativos, etc. Para facilitar essa tarefa e investir no “faça você mesma” sem dores de cabeça e arrependimentos, evite os principais erros na decoração e tente deixar todos os espaços práticos e confortáveis para você e sua família.

Tome cuidado com os detalhes: os ornamentais

Salas multimídia minimalistas por grupoarquitectura
grupoarquitectura

Casa Basaltica

grupoarquitectura

No calor da emoção de encher os cômodos com móveis confortáveis acaba atrapalhando na hora de decorar sua casa. Tenha sempre como sua melhor amigauma boa trena. Não deixe de medir cada ambiente antes de comprar os móveis. Aquele sofá maravilhoso de 2 m vai caber na sua sala? Aquela mesa linda e clássica de 8 lugares ficará bonita na sala de estar? Talvez, mas é preciso tomar muito cuidado com os detalhes, principalmente, ornamentais. Então, já sabe, todo cuidado é pouco.

Explore todos os espaços da casa

Algumas pessoas adoram encher a casa de elementos, achando que fica mais aconchegante! Isso é um erro muito comum na hora de decorar, pois excesso de peças deixa o visual pesado e confuso. Por isso, não exagere no uso de objetos coloridos, papéis de parede, poltronas, e artigos decorativos. Caso você tenha muitos objetos, opte por destacar os que possuem um significado especial para você e explore todos os espaços da sua casa. O projeto da imagem foi criado pelo escritório Anna Maya & Anderson Schussler, localizado em Florianópolis, com experiência de 19 anos no mercado decorativo. Eles arrasam na decor! 

Gostou do artigo? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!