Casa compacta, funcional e sustentável

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Pouca gente percebe, mas o tamanho de uma residência é um fator determinante para a funcionalidade e para o meio ambiente. Uma casa sustentável é aquela que faz uso eficiente dos recursos naturais e, portanto, demanda um menor consumo de materiais, de energia, de água e do solo. Logo, uma casa compacta é a solução indispensável para quem quer viver em uma moradia sustentável. O que as pessoas ainda não perceberam com clareza é que uma casa compacta e sustentável pode sim ser funcional e aconchegante e atender a todas as necessidades práticas de uma família. 

Homify apresenta hoje a Holidayspace, um refúgio de férias, construído em sistema pré-fabricado de madeira, projetado pelo estúdio Ecospace. O projeto é parte de uma série de construções pré-fabricadas e modulares e é destinado a servir de anexo a construções existentes ou de ampliação de casas, hotéis, restaurantes, etc. A Holidayspace é na verdade muito mais do que um anexo para o jardim, podendo ser utilizada como moradia familiar, acomodando um programa de necessidades compacto, mas com toda estrutura necessária para oferecer conforto e praticidade para uma família pequena.       

Curioso para conhecer com mais detalhes este projeto de residência pré-fabricada sustentável e econômico? Então confira a seguir mais imagens e informações desta casinha utilizada como refúgio de férias, a Holidayspace, que apesar de modular e pré-fabricada pode se adaptar a diferentes necessidades e possibilidades, abrigando estúdios de trabalho, casa de hóspedes, sala de jogos, área de lazer e muito mais.

Fachada principal

Conforme mencionado, a Holidayspace é baseada em um sistema construtivo modular de madeira pré-fabricado, que se adapta a qualquer pessoa ou necessidade de uso.  A edificação pode servir de anexo de uma residência principal ou como uma moradia unifamiliar compacta, mas com tudo que uma família necessita. Este modelo de construção concebido pelo estúdio Ecospace foi desenvolvido para suprir uma gama variada de funções, mas neste exemplo serve como refúgio de férias. O sistema permite adaptações e customizações, visando a atender as necessidades práticas de clientes distintos e, consequentemente, a uma maior flexibilidade. A forma da Holidayspace é simples e suas superfícies externas são todas revestidas por tábuas de madeira, material natural e sustentável, além de super resistente.

Integração com a paisagem

A Holidayspace se adapta facilmente a diversos tipos de construções existentes e paisagens urbanas e naturais, devido ao seu desenho contemporâneo de linhas retas e forma tradicional e ao uso abundante de madeira, que a torna mais discreta e natural. Além da madeira empregada no revestimento das paredes externas, o projeto também fez uso dos painéis móveis de vidro, que proporcionam um melhor aproveitamento da luz e ventilação naturais, portanto, uma maior eficiência energética. Além disto o uso de amplos planos de vidro possibilita a integração dos ambientes com o espaço exterior.

Living room

O preço de um modelo da Ecospace varia de 21.800 a 36.500 euros, dependendo da tipologia e das dimensões de cada modelo. O programa de necessidades da Holidayspace inclui uma sala de estar, com home-office integrado, sala de jantar, cozinha e banheiro. Todos os ambientes de convívio são integrados e se abrem para a paisagem natural circundante. O mobiliário se destaca pelo design contemporâneo e pela versatilidade. Na sala de estar, por exemplo, o sofá cama possibilita a transformação do ambiente em um dormitório. No interior da residência predominam as superfícies de madeira e elementos em marcenaria, todos desenhados visando a funcionalidade e flexibilidade de usos.     

Mais informações sobre projetos de sala de estar, você encontra aqui.  

Home-office

No living room, elementos em marcenaria, como uma mesa embutida e um nicho, criam um pequeno home-office no ambiente, que portanto também pode ser utilizado como estúdio de trabalho. Embora compacto, o ambiente conta com uma poltrona de design futurista e sustentável, feita de material reciclável, e com uma vista privilegiada para a paisagem natural deslumbrante que invade o ambiente através de uma ampla abertura de vidro, que também inunda o espaço interior da Holidayspace de luz natural. O aproveitamento da luz natural é um fator essencial em uma construção sustentável, reduzindo drasticamente assim o consumo de energia.

Cozinha e sala de jantar

A Holidayspace, conforme mencionado, possui todas a estrutura capaz de satisfazer as necessidades práticas de uma família. Este modelo foi construído para servir como espaço de refúgio de férias. O modelo conta com uma cozinha compacta, com armários embutidos feitos de marcenaria. A cozinha se integra com a sala de jantar. Sobre o bloco da cozinha está situada um dormitório, cujo acesso se dá através de uma escada de madeira, e o lavatório e espaço do banho estão embutidos no bloco da cozinha. A solução resultou em otimização espacial e agregou mais funcionalidade e elegância ao projeto.  

Vistas privilegiadas

Apesar de ser bastante compacta, a Holidayspace foi projetada com uma varanda aberta, que serve como uma extensão do living room e espaço de convivência a céu aberto, proporcionando aos moradores o contato com a natureza circundante e vistas deslumbrantes para o mar, situado na parte posterior da residência.

Além da maior rapidez de execução e montagem, menor desperdício, menor consumo de recursos e de energia e maior economia, uma das principais vantagens de adquirir um casa pré-fabricada modular é a possibilidade de remoção ou transporte. Os modelos da Ecospace também servem como estruturas anexas e de ampliação de espaços comerciais. Imagina que uma empresa precise mudar sua sede. Com o uso de uma estrutura pré-fabricada e modular, a estrutura pode ser simplesmente transportada para o novo endereço, resultando em praticidade e economia. A Holidayspace, por exemplo, pode ser transportada para diferentes lugares, com facilidade e rapidez, agregando flexibilidade e praticidade aos moradores.   

Para conhecer com detalhes mais um projeto residencial compacto e sustentável, leia este artigo.

Você substituiria uma moradia convencional por casa pré-fabricada compacta e sustentável?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!