Uma casa com atmosfera mágica

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Uma casa aconchegante e funcional é o que todo mundo deseja, mas além destas questões de ordem técnica, também é importante que a casa ofereça uma atmosfera especial, com a qual os moradores possam se sentir realmente em seu mundo particular e completamente amparados e cercados de um ambiente relaxante e intimista.   

Homify apresenta hoje uma residência simplesmente fantástica, localizada na Itália, feita de pedras e com um pátio interno, para o qual todas as portas e janelas se abrem, buscando a integração com o jardim do pátio interno. Na frente da residência, um amplo jardim também oferece aos moradores o convívio prazeroso com a natureza. 

Curioso para desvendar os encantos e segredos desta residência aconchegante e cheia de charme? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta vila italiana fenomenal. As fotos são de autoria do fotógrafo Emilio Rescigno.

Fachada frontal

As vilas italianas carregam uma larga tradição arquitetônica. As vilas italianas são caracterizadas principalmente pela solidez das paredes, geralmente de grande espessura, pelo uso de formas tradicionais e pela fusão entre arquitetura e paisagem, ambas concebidas como pertencendo uma à outra. Neste projeto, a fachada principal da vila italiana é composta de superfícies de pedra e aberturas discretas de caixilhos de madeira, que realçam o estilo tradicional e rústico, compondo com os edifícios vizinhos e com a paisagem circundante um cenário charmoso e harmonioso.            

Colunas, varandas, portas e janelas

Nesta vila italiana, o programa de necessidades é distribuído em volumes distintos. Desta forma o edifício é organizado em torno de um pátio central, marcado pelas colunas revestidas de pedras e pelas varandas que criam um espaço aberto, protegido e integrado ao jardim central. Além de proporcionar um espaço de convivência privativo a céu aberto, o pátio interno permite que todos os ambientes se abram generosamente para o pátio, otimizando o aproveitamento da luz e ventilação naturais.

Pátio central

Neste tipo de construção, tradicionalmente, a arquitetura é concebida como coroamento da vista paisagística. Ou seja, a edificação é parte da paisagem natural, complementando-a e se destacando pela integração com os edifícios vizinhos e com toda a paisagem circundante. A entrada principal se dá através do pátio central, para qual todos os ambientes sociais e privativos se abrem.       

Integração com o pátio

Tanto os ambientes de convivência como os ambientes privativos se integram com o espaço exterior, mais precisamente com o pátio interno. Varandas amplas criam um espaço de transição entre o pátio central com o espaço interno, que servem também de área de convivência. Aqui, uma pequena mesa redonda e cadeiras metálicas de estilo clássico proporcionam aos moradores um ambiente tranquilo e romântico para o café da manhã e refeições rápidas e informais.

Living room

O interior da residência é caracterizado pelo estilo rústico e tradicional, com móveis rústicos de madeira e superfícies neutras. O living room integra a sala de estar e a sala de jantar, cuja mesa de madeira e cadeiras de estrutura de madeira e assentos feitos de palhinha se destacam e realçam o estilo rústico do ambiente. Outro destaque do ambiente é a lareira a lenha, que traz mais charme e aconchego ao ambiente.

Cozinha

Um dos ambientes mais charmosos e personalizados da residência é a cozinha, com destaque para o revestimento em ladrilhos coloridos, que realçam o estilo rústico e colonial do ambiente. As portas de madeira dos armários e os utensílios à mostra agregam charme e personalidade à cozinha, que conta ainda com uma mesa de madeira que serve para refeições mais informais.  

Para obter mais informações sobre projetos de cozinhas rústicas, leia este artigo.

Suíte principal

Os dormitórios estão situados no bloco térreo da vila italiana, do lado oposto ao bloco que abriga os espaços de convívio. Esta solução resultou em maior privacidade aos moradores, já que o setor dos dormitórios estão isolados. Porém, todos os dormitórios estão voltados para o pátio central. Na suíte principal predominam as cores neutras. As paredes brancas contribuem para tornar o ambiente mais bem iluminado. O mobiliário discreto de madeira e de estilo rústico realça a atmosfera campestre e aconchegante do ambiente.           

Banho da suíte

O banho da suíte se destaca pelo uso de ladrilhos brancos, pelos metais dourados e acessórios de estilo clássico, como as arandelas, que realçam o charme e a elegância do ambiente. O banho da suíte conta ainda com uma banheira embutida, que agrega funcionalidade e conforto aos moradores.
Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Dormitório I

Neste dormitório também predominam as cores neutras, as superfícies ásperas e predominantemente brancas, além dos acessórios rústicos, como os baús feitos de palha natural, a cômoda de madeira e a cama feita de ferro forjado, que evidenciam a combinação do estilo rústico e provençal, tornando o ambiente mais personalizado e aconchegante.

Dormitório II

Nesta vila italiana os dormitórios receberam atenção especial, proporcionando aos moradores ambientes discretos e relaxantes. Neste dormitório, a cortina azul, o lençol azul e as almoçadas na cor celeste dão um toque de personalidade ao ambiente. Um dos destaques do ambiente é a escrivaninha de madeira e de estilo rústico, que dão um toque feminino e realçam o charme do ambiente.

Você construiria uma casa inspirado(a) no estilo das vilas italianas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!