Cella Bar: o bar mais bonito do mundo!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Hoje iremos mostrar um projeto português que está encantando o mundo todo! Se você ainda não conhece a homify irá te contar tudo sobre ele agora mesmo!

Se você for passar alguns dias de férias em Açores e estiver querendo relaxar num belo lugar não perca a oportunidade de ir a este abr maravilhoso para beber um copo de vinho e aproveitar um fim de tarde enquanto vê o pôr do sol. Já existem algumas pessoas que até mesmo dizem ser este o bar mais bonito do mundo!

Nesta zona litorânea já havia anteriormente uma construção em pedra basalto e o escritório português FCC Arquitectura decidiu rejuvenescê-la com uma extensão em madeira que já mereceu grandes elogios e com certeza também irão merecer os seus a partir de agora!

Uma arquitetura fora do comum

Estamos acostumados a ver projetos de arquitetura que, de alguma forma, seguem as normais mais comuns, racionais e clássicas da maioria do patrimônio arquitetônico, mas ainda assim há muito mais para além destas ditas regras. Não há dúvida linear, bem desenvolvido, com a escolha certa de materiais, volumetria e relação entre espaços nos encanta, mas este projeto é a prova de que a arquitetura é de fato uma forma de arte! Enquanto expressão artística é fabuloso observar que cada obra é única, com características que se moldam a quem a desenha, mas também à história e lugar em que se insere.

Espaço reinventado

Nesse projeto é evidente a rejeição de toda e qualquer ideia pré-concebida sobre como devem ser desenhados os espaços comuns de nosso dia-a-dia. Para muito além de paredes retas e ortogonais, criando limites extremamente controlados, este projeto dá um passo à frente: reinventa esses espaços sob formas mais orgânicas.

O programa

O Cella Bar, como é chamado é composto por dois volumes: um celeiro existente totalmente remodelado, erguido sob paredes de pedra vulcânica e uma extensão construída inteiramente em madeira, concebida através do cruzamento reinventado entre uma baleia e um tonel de vinho.

Fernando Coelho, do atelier FCC Arquitectura, foi responsável pela arquitetura; Paulo Lobo, pelo design interior onde se destaca a ligação ao vinho; e a escultura exterior ficou a cargo de Paulo Neves. O Cellar Bar situa-se na costa da Ilha do Pico, uma das nove ilhas que compõem o arquipélogo de Açores, no meio do Oceano Atlântico.

O objetivo

O escritório que concebeu o projeto teve como objetivo criar uma obra contemporânea que se relacionasse coma  história da ilha em que se insere e o vulcão, Ponta de Pico, que dá seguimento ao nome da ilha. Segunda declarações da equipe ’o edifício é resultado de uma transformação regenerativa de uma pequena estrutura pré-existente que tinha sido abandonada há muitos anos.

Da ilha para o mundo!

Facilmente percebemos que várias característica do ambiente ao redor estão presentes na arquitetura do edifício, incluindo o contorno da ilha, rochas, baleias e barris de vinho. A extensão, descrita pelo escritório, funciona como uma escultura gigante, construída usando uma estrutura curva em perfis de madeira que andam para a frente e para trás, criando assim as cuvas suaves que vemos na imagem acima. Esta estrutura é posteriormente revestida pelo exterior com uma enorme variedade de madeira de cipreste.

As janelas de um barco

Indo de encontro a linguagem formal do edifício, as janelas são circulares ou tem as extremidades arredondadas. Simultaneamente, estas contrastam com as linhas mais retilíneas e rústicas do velho celeiro. De todos os planos transparentes, destaca-se o da extremidade: uma abertura circular maior que pode ser imaginado como a boca de uma baleia!

Este novo volume trata-se então de uma criação contemporânea, de linguagem completamente diferente, contrastante com a linguagem ortogonal clássica co edifício onde se insere.

Formas ousadas

No extremo ocidental da ilha do Pico, nos Açores, as curvas ousadas e incomuns do Cella BAr não passam despercebidas. É um bar, como o nome indica, mas é também um restaurante de tapas – e, claro, uma arquitetura de encantar a todos e todas. Publicações de todo o mundo estão destacando o trabalho de Fernando Coelho e seus associados como um grande empreendimento da arquitetura contemporânea.

Plasticidade inconfundível

Um projeto de assinatura portuguesa que merece um valente reconhecimento. Um exemplo de que a arquitetura moderna também podem conviver com a paisagem natural de Açores. E com muito bom gosto! Para os sortudos que estiverem visitando a bela Ilha de Pico este é um destino essencial! Um projeto de enorme plasticidade e inspirador por utilizar tantos materiais diferentes e referências ambientais.

Uma palavra: harmonia!

No caso do edifício original do celeiro, as paredes, telhado e portas carecem de profundas reformas, chegando algumas a serem substituídas. As paredes são de pedra de basalto, típica dos edifícios da região e o telhado é de telha tradicional de barro.

No final de tudo isto os edifícios criam quatro espaços distintos: o piso térreo do celeiro é destinado ao restaurante principal, enquanto o nível mais baixo da extensão contém uma sala de jantar mais íntimo. No andar de cima, o celeiro abre espaço e alguns lugares adicionais e um bar de madeira. Portas envidraçadas conduzem-nos deste espaço para um terraço ao ar livre no nível superior da extensão, enquadrada por grades de metal. 

Ou seja, se fossemos resumir poderíamos dizer que é um lugar onde os sonhos ganham vida e onde você pode ser feliz com quem quer que seja! Uma bela obra de nosso tempo!

Se você gostou deste lindo bar a beira mar clique aqui e continua e ler mais sobre belos projetos.

Você gostou deste artigo? Então compartilhe conosco a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!