Como planejar a sua cozinha em 8 passos

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Amar a cozinha faz bem. É na cozinha onde nos preparamos para testar nossos dons culinários. Tentamos, testamos, preparamos e saboreamos. Esta é uma combinação que serve tanto para os alimentos quanto para a decoração. Saborear pratos bem preparados em um ambiente que nos deixa à vontade, é um sabor único. É um prato requintado e preparado por nós mesmos. E como é bom quando notamos que este sabor é apreciado por outras pessoas. Como é bom saber que agradamos nas sensações diversas no ambiente culinário. É um amor único, que cresce em sabores, aromatiza nossos dias e faz das nossas experiências algo inesquecível. E como toda receita de sucesso, é preciso seguir os passos corretos para que tudo tenha o sucesso que você deseja no começo da decoração. 

Com tantas opções para começar um passo a passo neste ambiente que amamos tanto, quais as escolhas que poderíamos destacar em meio a tantos caprichos que dispensamos a este cômodo? Escolhemos 8 opções sugestivas que, não necessariamente precisam ser as regras de uma decoração de cozinha, mas podem, certamente, elucidar as suas ideias para a composição de uma cozinha perfeita. Cores, revestimentos, móveis, escolhas e muito mais coisas que irão trabalhar a perfeição decorativa conforme as suas preferências. 

Lembramos que as ideias aqui coletadas fazem parte dos melhores projetos de arquitetura, decoração e design de interiores ao redor do mundo. Todos projetados por profissionais homify que merecem uma atenção especial nas imagens exploradas neste artigo. Olhe atentamente e tenha consigo um bloquinho de anotações para não perder as ideias que irão surgir ao explorar cada uma das imagens. As composições são direcionadas para todos os tamanhos de cozinha, cabendo às suas preferências pessoais as melhores opções para que cada sugestão se adapte da melhor forma à sua cozinha.

Portanto, se você é uma pessoa apaixonada por cozinhas e a decoração destas, venha conosco e aproveite este artigo. Temos certeza de que você irá amar as nossas sugestões e encontrará inspirações muito especiais para praticar no seu lar.

Inspire-se!

Integração

Pensar na integração da cozinha é fundamental para que o ambiente fique funcional e perfeitamente bem aproveitado. Pensar nos cômodos que estão ao redor da cozinha e poder transitar com conforto entre eles, é uma necessidade principalmente em casas pequenas. E é isto o que percebemos neste projeto que tem a cozinha em um espaço aberto onde é possível ter uma visão da sala de estar e perceber o que ocorre na sala de jantar e vice versa. Além de integrar perfeitamente os cômodos, esta forma de decoração trabalha bemos espaços, deixando os locais mais sociáveis entre os presentes. Neste projeto vemos como a mesa de jantar elegante tem uma adequação perfeita no espaço, enquanto os móveis planejados trazem funcionalidade e charme ao ambiente. 

Cores

As cores são fundamentais para a decoração. A utilização delas com equilíbrio ou criatividade é essencial para que a sua cozinha tenha uma personalidade forte em conjunto com os móveis escolhidos para o lar. E é a força das cores o que mais nos chama a atenção neste projeto. As cores das cadeiras em conjunto com o armário e os elementos decorativos são o destaque desta cozinha que, sem estes itens, poderia ser apenas básica. A disposição criativa dos elementos dá um toque incrível ao ambiente e deixa tudo muito mais alegre e bonito. 

Itens

A escolha dos itens que irão compor a cozinha varia conforme as necessidades de cada morador. Eletrodomésticos, eletrônicos, móveis decorativos e iluminação são escolhas essenciais para que a decoração possa ser perfeita em seu conjunto. Neste projeto do escritório de arquitetura de interiores, Paulinho Peres Group, de São Leopoldo (RS), a composição com madeiras combina perfeitamente com os móveis metálicos do lar, assim com a iluminação é perfeitamente distribuída em todo o teto do espaço. 

Piso

Cozinhas minimalistas por ELIX
ELIX

Cocina promoción ELIX Aragó, 35

ELIX

Existem muitas escolhas diferentes para que você defina o piso da sua cozinha. Pisos de cerâmica, granito, laminados ou mesmo os de cimento queimado – forte tendência – irão fazer a base decorativa de sua cozinha para que todos os outros elementos formem uma composição perfeita na decoração. Neste projeto, a escolha pelo piso laminado traz um acompanhamento perfeito para a composição básica na decoração do ambiente branco em todos os detalhes. Uma composição ótima se você deseja planejar a sua cozinha de uma forma mais básica. 

Paredes

Cozinhas rústicas por URBANA 15
URBANA 15

La cultura del txoko tradicional.

URBANA 15

Assim como o piso, as paredes são muito importantes na decoração do ambiente da cozinha. Escolher os revestimentos do espaço irá definir o estilo decorativo de todo o espaço. Locais rústicos podem escolher entre madeira e pedras, modernos preferem cerâmica e há ainda uma composição perfeita para cada tipo de cerâmica. Neste lindo projeto, a utilização de cerâmicas decorativas trazem a sensação de aconchego e arte ao pequeno espaço cuidadosamente planejado. Planejar uma cozinha assim, é morrer de amores pelo cômodo. 

Decoração

Momento sempre prazeroso, a escolha dos elementos decorativos da cozinha é sempre uma oportunidade de entrar em um universo doce, com sabores e cores diversas e que mergulha na criatividade. Garrafas, pratos, garrafas, quadros e uma infinidade de objetos poderão aperfeiçoar o ambiente para que o resultado seja singular e perfeito. Uma verdadeira forma de saborear a decoração é aproveitar os objetos decorativos do lar. Neste maravilhoso espaço, vemos como a cozinha ganha muita personalidade com a escolha de garrafas que formam um bar original, com os objetos empilhados de ponta cabeça no centro da mesa. As cores das garrafas somam-se ainda às cores das cortinas e vibram com o tapete azul no centro da sala. Tudo muito bem equilibrado com o ambiente predominantemente branco da cozinha. 

Balcão ou ilha?

Cozinhas modernas por Studio HAUS

Esta é uma resposta que depende muito do tamanho de sua cozinha. Locais pequenos são melhor compostos com balcões, que podem ser utilizados integrados como espaço para incluir itens como cooktop, pias e outras coisas, enquanto que as ilhas funcionam como um espaço a mais para o cômodo, dando uma opção de melhor deslocamento e equilíbrio. 

Móveis

Cozinha e jantar: Cozinhas rústicas por Cabana Arquitetos
Cabana Arquitetos

Cozinha e jantar

Cabana Arquitetos

Por fim, chegamos á escolha dos móveis. Para isto, escolhemos a imagem de um projeto que trabalha com opções pequenas, perfeito para cozinhas pequenas, algo comum nos apartamentos de médias e grandes cidades. Neste espaço projetado pela Cabana Arquitetos, de São Paulo (SP), os móveis de madeira e coloridos formam um conjunto aconchegante e que podem ser utilizados como elementos para embutir os eletrodomésticos da cozinha. Esta escolha multifuncional é perfeita se as dimensões de sua cozinha não são grandes, principalmente se você deseja ter em seu lar um conjunto de mesa e cadeiras. 

Qual destas ideias é a mais criativa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!