Decorando o jardim com estátuas

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Especialmente no Brasil, por conta do nosso clima tropical, o jardim exerce um papel essencial no conforto térmico da residência, proporcionando sombra, contribuindo com a ventilação dos ambientes e com a qualidade do ar, especialmente se o jardim dispor de lagos ou espelhos d'água. Porém, o jardim é um ambiente aberto e arejado, dedicado ao cultivo de plantas e vegetação, que exige cuidados quanto ao seu aspecto estético. Existem muitas formas de incrementar as qualidades estéticas de um jardim. Uma destas maneiras é a adição de estátuas e obras de arte, elementos visuais marcantes que atraem o olhar do observador e agregam valor ao espaço. 

Neste artigo apresentamos exemplos de obras de arte e estátuas que ornamentam o jardim, tornando-o um ambiente mais convidativo e contemplativo.

Escultura em bronze

Para os amantes da arte renascentistas, nada mais apropriado do que esculturas de figuras e musas renascentistas como protagonistas do jardim. Neste exemplo, a escultura em bronze, solta e livre, destaca-se na paisagem do jardim, dando um toque clássico ao ambiente e criando uma atmosfera charmosa e elegante. 

Inspiração para a leitura

Obviamente, a escolha da obra de arte para o jardim é pautada pelo gosto estético do morador e pela sua personalidade, já que estes objetos expressarão sua personalidade. Neste exemplo, uma escultura de uma mulher lendo um livro, além de ornamentar o jardim, indica a vocação do jardim como um ambiente convidativo para a leitura.  

Escultura em aço

O jardim também é um espaço de contemplação da natureza e de seus encantos. No entanto, esculturas e obras de arte são elementos adicionais que podem intensificar esta experiência contemplativa, fornecendo inspiração para reflexões e momentos de introspecção, claro, cercado de verde e do frescor da natureza. Neste exemplo, uma obra de arte contemporânea composta de figuras humanas de estrutura corpórea permeável, feitas em aço, criam uma atmosfera serena e contemplativa.

Escultura em pedra

Uma escultura em granito, como neste projeto, dá ao jardim um toque de requinte e sofisticação. A escultura aparece como elemento surpresa no caminho que leva até o terraço, com deck de madeira e vistas privilegiadas para o entorno. 

Escultura em concreto

Além de objetos abstratos e formas humanas, outra escultura bastante presente nestes ambientes é a escultura em forma de animal. Geralmente, tal como os egípcios esculpiam enormes criaturas diante dos templos dos faraós, a fim de protegê-los, as esculturas em forma de animais servem como guardiões do espaço. A materialidade e suas características estéticas são um fator importante na escolha da escultura. Neste projeto, uma escultura em forma de leão, moldada em concreto, realça a qualidade do jardim em torno da piscina e dá uma sensação de força e solidez.

Obra de arte abstrata

Devido à exigência normativa, nossas casas obedecem ao recuo frontal obrigatório, que em média corresponde a cinco metros. De modo geral, as pessoas costumam utilizar este espaço como área verde e permeável, reservando-a para o cultivo de jardim. Como espaço de transição entre o exterior, espaço público, e o interior, espaço privativo, o jardim frontal deve expressar algo sobre a personalidade do morador. Na Casa das Gerais, o extenso gramado evidencia a transparência e volumetria pura da residência, liberando as vistas para as colinas circundantes. Além disto, uma obra de arte abstrata anuncia ao visitante o gosto dos moradores pela arte.

Um toque vermelho

Neste projeto residencial, que possui uma galeria de arte para abrigar o acervo do morador, o jardim também é um espaço de exposição ao ar livre, onde a natureza e esculturas abstratas convivem e inspiram os moradores. Mais informações sobre este projeto da Casa JE, você encontra aqui

Escultura ecológica

Neste projeto, da Fadel Arquitetura, esculturas de formigas gigantes, feitas de objetos metálicos reaproveitados, ornamentam o jardim e criam um ambiente lúdico e descontraído.  

Escultura e fonte de água

Lagos, fontes e espelhos d'água contribuem para elevar a umidade do ar e, portanto, contribuem com a qualidade do ar do microclima.Por esta razão, esculturas para fontes de jardim são elementos apropriados para combinar a presença da água com movimento e a representação simbólica de figuras humanas ou animais, que tornam o jardim um espaço mais agradável e contemplativo.  

Para obter mais informações e ideias de jardim, acesse esta seção especial. E, para saber mais sobre projetos conceituais que priorizam a convivência com a natureza, leia este artigo

Quais elementos incrementam a decoração do seu jardim? Você adicionaria estátuas ou obras de arte ao seu jardim? Opine e deixe-nos o seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!