Como criar um incrível jardim de inverno

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Ter a natureza por perto é um privilégio. Planejar formas de manter essa proximidade dentro do próprio lar, é algo que faz bem de muitas diferentes formas. Por isso, atualmente muitas pessoas buscam um local especial cercado de plantas em locais cuidadosamente cultivados para serem a parte mais calmante da casa. Aproveitar o ar fresco e renovado das plantas é uma oportunidade de fugir das grandes poluições que, infelizmente, vem crescendo cada vez mais nas grandes cidades do país. Apostar nas plantas é uma forma bela e terapêutica de ter uma vida mais saudável. A terapia no cuidado com as plantas dá-se principalmente pelo cuidado constante que devemos ter no cultivo das mesmas. Ter uma rotina diária de podas, regar, cuidar da iluminação e, com isso, ver as plantas crescerem fortes e viçosas, trazem uma satisfação singular para o dia a dia.

Para falar das plantas e da decoração dos lares, hoje trouxemos algumas dicas preciosas sobre como você poderá ter um jardim de inverno, conhecido também como jardim interno, para deixar o seu lar ainda melhor. Os jardins de inverno são planejados para decorarem áreas internas do lar e precisam de alguns cuidados essenciais para que as espécies escolhidas estejam sempre bonitas e fortes. O primeiro deles é a absorvição de luz natural, elemento essencial para que as plantas cresçam fortes e realizem a fotossíntese – processo de alimentação das plantas. Este cuidado pode ser feito com a utilização de vidros transparentes, que fazem com que as plantas tenham o alcance à iluminação natural e deixem aquecido o local onde estão. A utilização de luz natural e artificial pode ser uma soma que irá melhorar o processo de fotossíntese, principalmente em locais onde a iluminação natural chegue sem intensidade. 

Outros elementos que poderão incrementar o seu jardim de inverno são pedras decorativas, vasos, objetos decorativos, fontes, quadros e outros elementos que remetam à paisagem natural. Você pode incrementar os espaços com estes elementos, de acordo com o local onde você irá cultivar o seu jardim de inverno. Varandas, espaços embaixo das escadas, estufas, viveiros, jardins verticais e muitas outras possibilidades podem ser as opções decorativas. Escolha o local, faça o planejamento decorativo, escolha as plantas que tenham o tamanho de acordo com o espaço físico e aproveite o seu novo cômodo preferido no lar. 

Depois destas dicas primárias, convidamos você a vir conosco e conhecer algumas alternativas lindas para que você tenha ótimas ideias para começar o seu jardim de inverno. Abaixo você encontrará 8 alternativas maravilhosas para que o seu jardim de inverno seja o mais belo do bairro. Aproveite as ideias e inspire-se!

Flores

As flores estão entre as espécies mais apreciadas para o cultivo. Sempre embelezando os espaços onde estão instaladas, a utilização de plantas que florescem para a decoração do jardim de inverno torna o local mais delicado e colorido. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no cultivo destas espécies de plantas. Flores dependem mais de luz natural do que outras espécies de plantas, por isso a escolha de um local amplamente iluminada irá deixar suas plantas fortes e floridas. Cuidados com insetos também devem ser levados em conta. 

Neste projeto, a utilização de pequenos vasos com flores de diferentes cores traz uma sutileza perfeita à varanda coberta, local perfeito para relaxar, ler e tirar boas sonecas em boa companhia. 

Quadro vivo

Jardins verticais são excelentes opções para locais com pouco espaço para a manutenção de um jardim tradicional. Para a utilização destas paredes, a escolha por quadros vivos faz toda a diferença no ambiente interno da casa. Neste projeto do escritório paisagista Quadro Vivo Urban Garden & Roof Vertical, de São Paulo (SP), a escolha por um espaço de dimensões quadradas e bem definidas, faz da parede comum virar um lindo local para o cultivo de plantas. Tudo planejado de forma singela e perfeitamente cultivada dentro do lar. 

Jardim vertical com vasos

Outra forma incrível de aproveitar a utilização de jardins verticais é a utilização de estruturas pré construídas para a utilização de vasos e outras formas de acomodar plantas. Estes espaços facilitam o cuidado para a manutenção dos vasos, como troca de água e mudança dos objetos em dias de muito sol ou grandes chuvas – quando estão em locais externos. Neste projeto, vemos como a utilização de uma estrutura de ferro é muito bem aproveitada com plantas de espécie trepadeira e vasinhos coloridos. 

Plantas trepadeiras

Jardins de inverno campestres por Дизайн студия 'Дизайнер интерьера № 1'
Дизайн студия <q>Дизайнер интерьера № 1</q>

Нягань . Дизайн проект зимнего сада в коттедже от Батенькофф

Дизайн студия "Дизайнер интерьера № 1"

As espécies trepadeiras são perfeitas para decorarem paredes inteiras ou serem utilizadas como ornamentos em cantos dos tetos. Existem diversas espécies de plantas para serem utilizadas como trepadeiras decorativas. Seja a sua escolha por espécies que florescem ou por mais ornamentais, a escolha certamente será perfeita para o seu ambiente ficar mais vivo e prazeroso. 

Utilizando objetos

Jardins de inverno modernos por Capítulo Dos
Capítulo Dos

Muebles Restaurados Capítulo Dos

Capítulo Dos

A utilização de objetos incrementa o espaço do seu jardim de inverno, embelezando e levando criatividade ao espaço escolhido. Neste exemplo, uma bicicleta decorativa deixa o espaço com um charme muito especial. Os espaços com os cestos são utilizados para armazenar as plantas, fazendo do singelo espaço o local perfeito para o cultivo de um mini jardim vertical no lar. Criatividade, beleza e decoração são perfeitamente utilizadas nesta ideia. 

Nas janelas

Como dissemos na ideia anterior, usar e abusar da criatividade só embeleza ainda mais os espaços decorativos do lar. E partindo da criatividade, vemos como a utilização de flores que deslizam pelas janelas fazem das grades internas de um corredor, um local especial e delicado. Fugir das opções tradicionais para a criação de um jardim traz soluções incríveis para você curtir ainda mais o seu lar. A utilização de espécies como coqueiros e mini palmeiras também são excelentes alternativas. 

Vasos originais

Jardins de inverno clássicos por Planet G
Planet G

Il giardino d'inverno – The winter garden

Planet G

Outra excelente opção para a decoração do jardim, é a utilização de vasos originais para incrementar paredes internas. Neste exemplo, o projeto utiliza troncos de árvores entre outras opções de madeira para alocar as plantas em uma sincronia perfeita. A utilização de cores pastéis funciona perfeitamente para trazer um clima mais calmo ao ambiente. 

Bem distribuídas

Jardins de inverno minimalistas por homify

Por fim, chegamos à conclusão de que ter um jardim de inverno bem planejado no lar, não requer grandes espaços internamente. Neste projeto, as plantas ficam muito bem distribuídas sem ocupar grandes espaços e equilibrando perfeitamente o local agradável para boas horas de descanso no delicioso balançar das cadeiras. 

Qual ideia é a perfeita para o seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!