SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Viva a infância! 6 fantásticas casas na árvore

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Nos tempos de infância, quem nunca sonhou em construir uma casa na árvore e reunir os amigos em um espaço próprio da forma mais lúdica e divertida? Crianças adoram subir em árvores e sonham em construir um abrigo na árvore, para servir-lhes de refúgio e de espaço de lazer. Obviamente, a construção de uma casa da árvore, apesar da simplicidade e da dimensão reduzida, exige os mesmo cuidados de uma casa convencional. Portanto, é essencial que o projeto seja concebido sob orientação técnica de um arquiteto ou engenheiro, para garantir a segurança da estrutura e o conforto e a diversão das crianças.

Neste artigo, apresentamos 6 casas na árvore fantásticas, que certamente servirão de inspiração para quem deseja construir uma estrutura destas, para proporcionar maior diversão e prazer a seus filhos. 

 

1. Casinha rústica

Jardins  por Kabaz
Kabaz

Speelhuis in de tuin voor de kids

Kabaz

Este projeto, de dimensão reduzida e aspecto rústico, contempla a escala da criança e possui um aspecto mais rústico e artesanal, com predomínio do uso de madeira em seus aspecto in natura. A casinha rústica, situada nos fundos do jardim da residência, foi construída sobre uma plataforma para atingir a altura das árvores e se mimetiza nas árvores do jardim.  

2. Casa compacta

Jardins  por wayne maxwell
wayne maxwell

Treehouse

wayne maxwell

Uma casa da árvore basicamente tem o seu peso e estrutura apoiados sobre a estrutura de uma árvore. Portanto, é necessário dispor de uma árvore robusta o suficiente para suportar as cargas adicionais da nova construção. Esta análise deve ser feita pro um profissional que possua esta atribuição técnica. Quem não dispõe de uma árvore robusta, pode construir uma casa sob pilotis situada entre as árvores do jardim, como neste e no exemplo anterior. A casa suspensa e situada entre as árvores cria a sensação da casa estar apoiada nas árvores.  jardim. 

Interior da casa compacta

Jardins  por wayne maxwell
wayne maxwell

Treehouse

wayne maxwell

O interior da casa da árvore deve proporcionar conforto e segurança às crianças. Portanto, os espaços devem ser adaptados a escala delas. A altura mínima do interior do ambiente deve permitir que as crianças permaneçam de pé e ao mesmo tempo experimentem sensação de intimidade e conforto espacial e térmico. Nichos e espaços para armazenar brinquedos e mobiliários confortáveis e adequados à escala das crianças, proporcionarão a elas maior comodidade e alegria.

3. Casa lúdica

Neste projeto, a construção, totalmente integrada à árvore de estrutura robusta, proporciona literalmente a sensação lúdica e única de habitar uma casa na árvore, em simbiose com a natureza. Porém, tratando-se de crianças, a segurança é o principal critério destas construções. Portanto, estruturas como guarda-corpos são essenciais para proteger as crianças de quedas acidentais e garantir a brincadeira em total segurança.

4. Casa integrada ao playground

Jardins  por artilignum
artilignum

Artilignum

artilignum

O jardim é o lugar ideal para construir uma casa na árvore. Mas para quem mora em condomínio, a área do playground é uma ótima alternativa. Neste projeto, a cada árvore é parte da estrutura do playground, proporcionando, além de abrigo, brinquedos e estruturas lúdicas e divertidas, como ponte, plataforma e escorregador. Mais informações sobre jardim, você encontra aqui.

5. Casa nas alturas

Hotéis  por Luftschlösser
Luftschlösser

Luftschlösser Baumhausprojekte _ Baumhausherberge Robins Nest

Luftschlösser

Um casa na árvore é um desejo das crianças mais aventureiras. Portanto, além do aspecto construtivo, para garantir a segurança e o conforto das crianças, é altamente recomendável a adição de elementos que realcem a sensação de aventura. Neste projeto, o acesso à casa, construída numa altura mais acentuada, é feito através de pontes de madeira e cordas, que proporcionam mais aventura e emoção aos pequenos.

6. Casa da árvore e do lago

Quarto  por Atelier Dutch
Atelier Dutch

Boomhut te Almere

Atelier Dutch

Para concluir, este projeto de autoria do Atelier Dutch, buscou realçar as qualidades ambientais da casa da árvore, situando a abertura e a varanda em função do lago situado no jardim, proporcionando vistas privilegiadas para a paisagem natural e tornando o ambiente mais aprazível. Além disto, o projeto de formas curvas mostra que é possível inovar e ousar na forma e na concepção estrutural destas construções simples e compactas, que trazem muita diversão e prazer às crianças. 

Você já construiu ou construiria uma casa na árvore para entreter seus filhos? Compartilhe conosco sua opinião. 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!