Uma casa-cubo onde tudo pode acontecer!

Gustavo de Campos Gustavo de Campos
Loading admin actions …

Alguns teóricos da arte sustentam uma teoria comumente chamada de teoria do cubo branco. Ela afirma que museus e galerias de arte devem possuir o menor número de informações possível, ou seja, eles devem possuir as paredes brancas e sem ornamentos para que as obras de arte a serem expostas possam se sobressair em relação ao ambiente e não serem interferidas por ele.

Esta casa não é um museu ou mesmo uma galeria de arte, entretanto, a teoria do cubo branco é parcialmente aplicada nela! Uma casa de formato retangular, como um paralelepípedo, onde as paredes brancas externas fazem com que seus pequenos pontos de destaque, como os vasos na varanda frontal, se destaquem como verdadeiras obras de arte em contraste a um fundo neutro. É claro que não devemos levar esta teoria a cabo, pois, afinal, esta é uma casa e tem atributos interessantíssimos em seu interior, indo para além da teoria e constituindo uma verdadeira obra de arte por si mesma ao permitir, quase magicamente, a luz solar em seu interior mais profundo e a singeleza típica de projetos feitos por grandes arquitetos, como são os do escritório responsável, o Vismaracorsi Arquitectos.

Uma joia por si só!

As aberturas da fachada

O grande paralelepípedo branco que podemos ver de fora revela-nos algumas aberturas ao longo de suas alvas fachadas. Essas abertura, esses nichos cavocados, permitem que a luz natural entre de maneira enfática na construção e transforme todo o interior, como veremos a seguir. Elas proporcionam também uma excelente entrada/saída, fazendo com que exista uma pequena e importante transição entre o ambiente interior e o ambiente exterior.

Luzes vindas de todas as direções

Não bastando a luz natural que entra através das aberturas praticamente cavadas no bloco branco, a sala de estar da casa ainda conta, também na forma retangular, com uma sanca de gesso feita para suportar uma série de lâmpadas fluorescentes, as quais são econômicas e dão para o ambiente a luz que por ventura falte, principalmente nos períodos noturnos.

Ampla sala de estar

Durante o dia, entretanto, a luz que entra pelas amplas janelas e reflete nas paredes e esquadrias brancas é suficiente para iluminar de maneira satisfatória o grande ambiente revestido por madeira clara. Os móveis também seguem esta paleta de cores e mantém tons sutis. A exceção é feita para as duas pequenas poltronas vermelhas que são colocadas naquela posição (diretamente em frente a grande janela) e ao lado dos outros móveis para se contrastar e se destacar.

Cozinha moderna

Assim como a sala de estar, a cozinha combina os tons predominantemente brancos e sutis com madeiras claras e outros leves toques de cores. Esses leves toques de cores em destaque podem ser conferidos, por exemplo, no estofado das cadeiras da mesa de jantar que margeia a cozinha. Es última nos mostra uma aparelhagem moderna que visa auxiliar na facilidade e na praticidade das refeições que, cada vez mais, devem ser gostosas e feitas de maneira rápida.

Branco como a neve

O quarto do casal é completamente alvo! Poderíamos dizer isso numa rápida passada de olhar, mas os olhares mais atentos irão reparar que a pequena e discreta vegetação que se encontra do lado de fora da janela e encostada no vidro da esquadria dá uma pequena silhueta de cor diferente ao ambiente, bem como a teve que se encontra na estilosa estante.

A luz no interior

Na imagem acima podemos ver a abertura que se encontra exatamente atrás do pequeno escritório da casa. Esse espaço, esta área de luz, recebe iluminação tanto do próprio escritório (que possui uma grande esquadria, como veremos logo a seguir) quanto iluminação zenital iluminação direta dos céus. A vegetação nos vasos ali colocados se dão bem com esse tipo de luz indireta e meia-sombra, servindo tanto como jardim de inverno como quanto auxílio na iluminação da casa.

Um escritório/sacada

Este é um dos espaços mais interessantes dessa bela residência! Fazendo divisão com o jardim de inverno que mostramos na imagem anterior este pequeno espaço recebe luz de duas de suas paredes (com grandes dimensões, diga-se de passagem) e resulta em um ambiente muito gostoso de se estar. E não apena para trabalhar, como é possível ver pela estofada cadeira de descanso próxima a porta.

A última preciosidade

Depois desse percurso podemos pensar que as surpresas dessa casa acabaram. Nada mais longe da verdade! Em seus fundos, em seu quintal, encontramos uma plataforma, também retangular, que contém um piscina (adivinha em que formato) que fica belamente iluminada pelas luzes que vem de dentro da casa ao anoitecer.

Para continuar a conhecer belas casas clique aqui e leia mais.

Gostou dessa linda casa? Deixe então a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!