Decore sua casa no estilo clássico

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo clássico é um dos mais elegantes e requintados que existem. E nunca sai de moda: pode-se decorar uma casa inteirinha nesse estilo sem correr o risco de ver a decoração ficar ultrapassada. E tudo porque ele se baseia em elementos que são duradouros, para os quais o tempo não diminui a beleza e o apelo. 

Suas origens estão na arquitetura grega e romana, cujos principais traços são o requinte e a opulência. Este estilo combina melhor com espaços amplos e altos, que possam receber mobília e peças decorativas vistosas. A própria arquitetura do espaço deve apresentar tetos, paredes e rodapés finamente trabalhados. 

No estilo clássico, todo o mobiliário é antigo ou reproduzidos para parecer exatamente isso.Ele é geralmente imponente em tamanho e apresenta uma riqueza de ornamentos. Tradicionalmente, é feito de mogno, cerejeira ou nogueira, entre outras madeiras, sempre em tonalidades escuras e dramáticas. 

As cadeiras e poltronas são elegantes e graciosas, muitas vezes ornamentadas e estofadas. Já as mesas de apoio têm pés arredondados e, geralmente, muito trabalhados. 

A paleta de cores é essencialmente composta por preto, bordô, azul-marinho e verde-esmeralda, que pode e devem ser combinados com elementos dourados, prateados, ferrugem e cor de rosa pastel. Para ambientes sofisticados mas clean, admite-se branco, creme, cru, bege e diferentes tons de castanho.

Os padrões também fazem parte do estilo clássico, mas de forma sutil para não se confundir com o estilo rústico. Os mais indicados são os florais, as listras e os adamascados. Texturas e tecidos são complementares, sem obrigação de combinarem perfeitamente entre si.

As cortinas são longas e dramáticas, podem ser lisas ou listradas e confeccionadas em seda, brocado ou veludo. O uso de braçadeiras é frequente e também a convivência de cortinas leves e pesadas. Tapetes também são importantes e devem ser espessos, com padrões clássicos e em várias cores.

Se não receberem papel de parede luxuoso e padronizado, as paredes devem ser cobertas por obras de arte antiga, como retratos e naturezas mortas, seja em tela ou litografia. Ou ainda belas tapeçarias para decorar. 

Entre as peças decorativas estão os cristais, as porcelanas, a prata, o latão, candelabros, bustos, livros, espelhos, lustres, molduras ornamentadas, arranjos florais e abajures de seda. Muitas vezes, esses objetos são usados em pares, pois a simetria é uma das principais características do estilo clássico.

Agora que você já conhece alguns elementos do estilo clássico, acompanhe a série de imagens de ambientes desenvolvidos nesse estilo para se deslumbrar com ele e, quem sabe, adotá-lo ao redecorar a casa.

Sala de estar

Salas de estar clássicas por Etons of Bath
Etons of Bath

Georgian Drawing Room

Etons of Bath

Nesta sala de estar em estilo clássico, a decoração é totalmente tradicional. Mesa de centro, cristaleira e porta são em mogno, dando um toque vibrante ao ambiente. O teto é trabalhado e ostenta um lustre dourado com pequenas cúpulas brancas. A lareira com fachada trabalhada serve de apoio para um grande espelho de moldura dourada. Os sofás e poltronas são claros e confortáveis e a iluminação se completa com arandelas nas paredes e abajures em uma mesa de apoio. O tapete azul claro toma todo o piso de madeira e as janelas apresentam cortinas encorpadas. Pequenos quadros com paisagens são distribuídos delicadamente nas paredes junto às arandelas. O ambiente tem leveza, mas não lhe falta sofisticação e requinte.

Hall de entrada

O hall de entrada em estilo clássico da imagem acima é amplo, com piso em madeira escura, que se harmoniza com o aparador no mesmo material e cor. Sobre o móvel, um espelho com moldura prateada dá brilho e sensação de amplitude ao ambiente. As lanternas de metal têm função decorativa, dando um toque acolhedor ao espaço. Por fim, o aparador recebe flores brancas, que embelezam e suavizam ainda mais a área de recepção. 

Escritório

No escritório, o estilo clássico se destaca pela sobriedade e pela solidez. No espaço da imagem acima, a escrivaninha de madeira maciça tem detalhes trabalhados nas gavetas e nos pés. Ela é complementada por uma poltrona de couro castanho com encosto e assento em capitonê, que transmite a sensação de conforto. Na parede da lareira de linhas retas e tom castanho, o bege e o branco marcam o papel de parede listrado sobre o qual estão dispostos quadros. A própria parede tem enfeites e frisos, aumentando a dramaticidade do ambiente. Para completar, na parede lateral uma biblioteca em preto e branco serve de fundo para a escrivaninha e sua poltrona tradicionais.

Sala de jantar

O projeto de Allan Malouf Arquitetura e Interiores é um excelente exemplo de como decorar uma sala de jantar no estilo clássico. Com o teto pintado de branco e as paredes em vermelho, a sala de jantar conta com uma coleção de quadros emoldurados e dispostos sobre os dois aparadores dourados totalmente trabalhados. A mesa de jantar oval tem tampo de vidro, mas estrutura em madeira avermelhada maciça, combinando impecavelmente com as arredondadas cadeiras com estrutura em madeira e estofadas em veludo vermelho. Na mesa, a presença de dois candelabros reforçam o estilo, que reaparece por fim no lustre branco com estrutura em metal, que lembra galhos em flor. 

Cozinha

Apartamento Bairro Funcionários: Cozinhas clássicas por Rosangela C Brandão Interiores
Rosangela C Brandão Interiores

Apartamento Bairro Funcionários

Rosangela C Brandão Interiores

Nesta cozinha, optou-se por um elemento clássico do estilo: os losangos pretos e brancos no piso. O resto da peça prioriza o preto, que aparece no tampo do gabinete da pia e da bancada de apoio, além da bancada do cooktop, e o branco, que aparece nos eletrodomésticos, nos armários superiores e nos inferiores. As portas desses armários têm detalhes trabalhados delicadamente, remetendo ao estilo clássico. 

Quarto

Dormitório Casal - Vista 1: Quartos  por Daniela Hescheles Arquitetura
Daniela Hescheles Arquitetura

Dormitório Casal – Vista 1

Daniela Hescheles Arquitetura

O quarto ganha ares clássicos com a presença de móveis neste estilo, o que é o caso da imagem acima. Tanto a poltrona junto à janela quanto o divã aos pés da cama têm linhas rebuscadas, tendo-se optado por tons neutros, como creme, bege e branco. Já a cama, espaçosa, ganhou uma cabeceira em capitonê imponente, na cor bege. Por fim, as cortinas são espessas e o piso em madeira mais escura.

Closet

Closets clássicos por Bravo London Ltd
Bravo London Ltd

Walk in Wardrobe by Bravo London

Bravo London Ltd

Se você quer um closet em estilo clássico, aposte nas madeiras escuras para os cabideiros, gavetas, prateleiras e nichos. Elas mantêm um ar de sobriedade, ao mesmo tempo que tornam o ambiente aconchegante. Na imagem acima, o piso é claro para suavizar o espaço, mas o pequeno banco estofado também é em tom castanho, dando unidade ao conjunto.

Banheiro

Banheiros clássicos por bilune studio
bilune studio

bagno padronale con vasca

bilune studio

Já o banheiro pode ganhar cores mais claras, geralmente tons neutros, para ajudar a ampliar o espaço. Na imagem acima, o banheiro conta com duas janelas acortinadas, sendo que uma delas recebe um laço amarelo-dourado. A bancada da pia é um móvel clássico branco, sobre o qual um espelho de moldura dourada dá o brilho do espaço. Outro móvel está presente no ambiente: um armário antigo em madeira escura e porta espelhada, que se destaca pelos detalhes trabalhados na sua estrutura. Para outras dicas sobre estilo clássico, leia  este artigo.

De qual elemento do estilo clássico você mais gosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!