6 maneiras de decorar com plantas

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

Você tem pouco espaço no apartamento, mas adoraria ter mais plantas em casa? É super urbano e também adora estar em contato com a natureza? A melhor solução para esse dilema são os jardins verticais. Já existem, inclusive, diversas soluções prontas para criar paredes literalmente vivas. Além, é claro, das ideias criativas que você pode fazer você mesmo, com um toque todo personalizado.

Plantas ajudam inclusive a purificar o ar e a refrescar o ambiente. Ou seja, ter plantas em apartamentos pequenos é possível sim. E fácil! Hoje em dia tem até sistemas de regas eletrônicas para quem não tem muito tempo e quer chegar em casa só para relaxar. Selecionamos algumas opções para inspirar e respirar num clima de jardim secreto. Tudo, como sempre, moderno e de bom gosto!

1. Jardim flutuante

Acabou o espaço? Sem problemas, os jardins verticais estão em alta. Tem vários metros quadrados para cima em nossos apartamentos que acabam sem utilização. Quer dizer, os vasos suspensos podem ser pendurados onde você quiser. Aqui nesse projeto, os arquitetos tiveram uma ideia genial: uma luminária com plantas suspensas. Quase uma mata flutuante. É uma solução tão inteligente, pois aproveita a iluminação artificial da luminária para as próprias plantas. Em um apartamento minimalista, o verde adicionou um toque cheio de graça e vida.

2. Paisagismo tecnológico

Folhagens, flores, temperos, tudo pode ser usado em jardins suspensos. O importante aqui é observar a quantidade de luz do seu ambiente. Cada planta exige uma quantidade de luz e de água maior ou menor. Atualmente existem, inclusive, sistemas eletrônicos de irrigação: sem trabalho extra e perfeito para todo tipo de plantas. Basta programar, que sua planta estará sempre verdinha. Um luxo! Quem disse que em ambientes escuros, como no banheiro, não dá para ter plantas? As samambaias, por exemplo, adoram lugares úmidos e adaptam-se com pouca luz. Nesse banheiro super moderno, o painel criou um ar tropical e refrescante.  

3. Paredes vivas

A ideia principal nesse tipo de paisagismo é, literalmente, subir pelas paredes. Se o apartamento não tem balcão, aproveite os locais com mais iluminação perto das janelas. Alguns sistemas de blocos  pré-moldados de concreto ou de cerâmica são extremamente práticos. Ou então sistemas de plástico, num estilo mais faça você mesmo, porque são mais flexíveis na hora de adaptar mais perfeitamente a cada parede. O importante é possuir um sistema de impermeabilização e drenagem. Treliças e painéis de fibras de coco também facilitam a ventilação e evaporação da água em excesso. 

Existem diversas maneiras de criar paredes vivas. Na parede da foto, criada pela Svetlana Plantas Preservadas, a parede parece super viva, mas é criada por folhagem natural preservada. E ficou demais! Em outros casos, a parede é totalmente natural. Escolha a que mais combina a sua casa.  

4. Quadros verdes

Desenvolvidos por paisagistas, os quadros verdes são ultra-modernos!  Nessa foto com moldura em madeira teca natural, criado pela empresa Quadro Vivo, de São Paulo. Com diversas opções de acabamento para as molduras, pode ser adaptado para todos os tipos de decoração. Muitas são também as possibilidades de plantas a serem usadas. Vale até temperos e plantas aromáticas. Além de trazer o toque do verde para a decoração, lembra um objeto de arte moderna. Poderiam muito bem estar em uma galeria de arte, 

5. Cozinha gourmet

Diversas técnicas também facilitam o cultivo e a decoração com plantas na cozinha. Além do apelo estético, ter suas ervas preferidas em sua horta particular na cozinha é super prático. Cozinhar com temperos frescos é o máximo da gastronomia. Opções de vasos suspensos com iluminação em LED ajudam as plantas crescerem, mesmo em ambientes sem muita luz. E o melhor, cabe em qualquer cozinha. Alguns sistemas possuem ainda reservatórios de água protegidos de mosquitos, para uma irrigação automática-.  Atice seu paladar e seus sentidos. 

6. Simples e funcional

Procure dar significados novos para seus móveis. Fica moderno e personalizado. E você ainda ganha espaço em apartamentos pequenos. Essa bancada serve tanto como aparador para as plantas, quanto como armário. Fácil de cuidar e com um design sob medida.  

Traga uma boa atmosfera para o ambiente urbano e relaxe conectado com a natureza.  

Qual  jardim vertical combina mais com seu apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!