Psicologia da arquitetura e décor da casa

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

No universo da psicologia e simbologia, a casa representa diretamente o ser humano nos elementos mais básicos e essenciais. Em outras palavras, é como se a casa fosse a pedra angular da personalidade. A representação de uma casa leva em conta as interações entre a natureza e a cultura. Assim como a relação entre o indivíduo e a sociedade. 

Alguns psicólogos trabalham com o conceito de que a casa e tudo que ela soma formam um dos mais complexos arquétipos. Por conta de sua complexidade, ele é um dos mais difíceis de interpretar. A casa é o símbolo de todas as camadas e níveis que envolvem o indivíduo. É o termo mais carregado de ressonância afetiva e que permite lembranças.

As formas que se integram e formam o lar podem ter um impacto direto no comportamento e na mente humana. As formas, cores e texturas muitas vezes têm um significado escondido e que pode influenciar o cérebro de quem habita o espaço em questão.

Uma área que nem sempre é levada em consideração é o efeito fisiológico do design de interiores no subconsciente. Acredite ou não, as escolhas que você faz ao decidir como a sua casa vai se apresentar têm um efeito documentado sobre quase todas as suas emoções e percepções do ambiente. A forma da sua cadeira na cozinha pode estar contribuindo para sua ansiedade e o layout do mobiliário da sua sala de estar pode gerar conclusões nas suas visitas.

Selecionamos algumas informações a respeito do efeito dos formatos presentes em um lar. Confira e faça as escolhas adequadas para sua casa e estilo de vida!

Linhas horizontais

OPEN HOUSE | MARJORY BASANO: Sala de estar  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

OPEN HOUSE | MARJORY BASANO

Casa de Valentina

Uma linha conecta dois pontos. A linha é o caminho feito por um corpo em movimento. As linhas podem ser curvas ou retas com combinações de ambas. Há uma variedade infinita no que nós pensamos como uma linha. As linhas horizontais são linhas móveis que expressam poder e segurança. São barreiras que intimidam e negam. Também podem ser vistas como linhas frias e masculinas. Remetem à linha do horizonte e aquilo que é perene, imutável e estabelecido. Proporcionam uma sensação de conforto e segurança. As linhas horizontais não podem cair. Elas têm o poder de acentuar a largura pelo fato de serem estáveis. Muitas vezes, elas conseguem transmitir a ausência de conflito e um clima de paz. Nesta sala de estar projetada pelo escritório Casa de Valentina, percebemos diversas linhas no ambiente, mas as mais marcantes são as horizontais vindas da estante. O ambiente conta com elementos que contrastam entre si, criando uma estética moderna e que expressa frescor. As linhas horizontais têm o papel de deixar o ambiente mais equilibrados e em harmonia.

Linhas verticais

Cozinhas coloridas : Cozinha  por Casa de Valentina
Casa de Valentina

Cozinhas coloridas

Casa de Valentina

As linhas verticais são linhas de força, controle e estrutura. Elas são perpendiculares ao horizonte. Elas têm potencial de uma energia que pode ser liberada. As linhas verticais são fortes e rígidas. Podem sugerir a estabilidade, especialmente quando mais espessa. As linhas verticais têm a capacidade de acentuar altura e transmitir a falta de movimento, que normalmente é visto como horizontal. São as linhas associadas à retidão, à liderança, à autoconfiança e aquilo que é claro, não ambíguo. Relacionam-se ainda com a intelectualidade e com o que é conservador. São linhas frias, que não expressam emoções.

Curvas suaves

Recentemente neurocientistas têm demonstrado que esta afeição por curvas não é apenas uma questão de gosto pessoal e sim, um fator que tem impacto direto no cérebro. Muitas vezes pode se pensar que os elementos com curvas suaves ou outros detalhes do projeto de uma casa refletem apenas a forma de design de determinada época. No entanto, muitas pesquisas sugerem a mente humana têm uma grande preferência por formas curvilíneas. As linhas curvas podem estar conectadas às sensações calorosas e emotivas. As curvas quando longas e onduladas podem proporcionar paz, calma, romantismo e delicadeza. Os arcos criam uma sensação de elegância. As curvas fechadas são ligadas às emoções conturbadas, especialmente quando entranhadas, mas se estiverem entrelaçadas são lúdicas e infantis. As interrompidas também são lúdicas e tendem ao festivo.

Ângulos estreitos

O ângulo estreito que aparece entre o piso e a escada forma uma espécie de triângulo. Esta forma pode ser considerada complexa, uma vez que seu desenho se afunila e cria um movimento de queda. O triângulo, sendo um dos símbolos geométricos mais simples e fundamentais, forma uma figura plana composta de três segmentos de reta. Além disso, por ser formado por três segmentos, o triângulo faz alusão às tríades: início, meio e fim. Desta maneira, estes ângulos podem criar movimento no ambiente. Da mesma forma, podem causar uma sensação ansiedade quando são muito fechados.

Quadrados e retângulos

O quadrado é uma forma construída. Não há na natureza nada que seja exatamente quadrado,  pois é necessário que o elemento seja formado de linhas perfeitamente retas e ângulos idênticos. Por conta de suas características construtivas, o quadrado é uma forma que representa firmeza e organização. Ou seja, faz conexão com o domínio da racionalidade, precisão e perfeição. O quadrado pode ainda traduzir solidez, sobriedade, estrutura, estabilidade e ordem. No entanto, em algumas situações de uso ele pode indicar frieza e impessoalidade. O retângulo e o quadrado são formados por linhas verticais e horizontais. Por esta razão, as imagem que carregam este formato expressam força, poder, segurança e intelectualidade.

Círculo

Os círculos são formas geométricas que não têm começo e nem fim. Há muito tempo as pessoas acreditam que existe alguma mística oculta e divina sobre uma forma geométrica tão simples como esta. Sendo semelhantes na forma de muitos elementos naturais e astros, como o sol e a lua, o círculo pode ser associado com  a vida. Esse é um dos principais motivos pelos quais os círculos sempre estão entre as escolhas primárias, como os elementos-chave na composição de objetos decorativos e artefatos para o lar. Arquiteturas baseadas em círculos se relacionam bem com estruturas modernas e abordagens inovadoras. Ao mesmo tempo, o círculo pode carregar um fator conservador. Para dicas de elementos decorativos com formato circular, confira Inove na decoração usando tapetes redondos.

Você planejaria sua casa de acordo com a psicologia das formas? Qual formato te agrada mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!