SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Corian: Um material popular e multiuso

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

O Corian é um material que vem ganhando notoriedade e diversas utilizações. Com quase cinquenta anos de mercado, ele apareceu como solução ao preço alto das mármores e granitos. Trazido ao Brasil pela DuPont, o Corian começou a cair nas graças de arquitetos e designers por oferecer vantagens superiores às pedras naturais e ainda trazer características únicas, ele tem se tornado popular em diversos usos.

Com certeza você já esteve em um ambiente que em que havia algum objeto de Corian e não deve ter notado. Mas, apesar de tão popular muita gente não conhece esse material e até duvida de suas vantagens. Para acabar com dúvidas, reunimos aqui os principais pontos a serem considerados. Quem sabe você já não muda de ideia e coloca o Corian no seu projeto depois de ler esse artigo?

Porque é tão popular?

Pode até não parecer, afinal, muita gente ainda nem ouvir falar sobre o Corian. Isso porque os brasileiros preferem materiais mais tradicionais e as lojas também acabam oferecendo materiais mais comuns na hora da escolha. O Corian, na verdade, é popular entre arquitetos e decoradores e ganhou status de multiuso pois vai bem em residências assim como em hospitais, hotéis e outros lugares de utilização pública, bem como em embarcações e até aeronaves.

O que é Corian?

Mostra Casa Cor SC 2014: Salas de jantar  por Calli Arquitetura
Calli Arquitetura

Mostra Casa Cor SC 2014

Calli Arquitetura

O Corian surgiu em 1967 e tem como principal característica a sua fórmula. Ele tem 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais em sua composição. Sendo o principal um derivado da bauxita, do qual o alumínio é produzido. Por ser um material resistente, impermeável, reparável e não tóxico ganhou diversas utilizações, seja em espaços públicos ou em residências.

Produzido pela DuPont, a empresa garante sua entrega em todo o território nacional, além de manutenções e reparos, caso necessário.

Vantagem para o design

Apesar de ser um material resistente e durável, o Corian oferece uma oportunidade que poucos materiais, têm. Entre suas principais características, estão flexibilidade, maleabilidade e a possibilidade de ser moldável. O Corian ainda pode ser esculpido, gravado, combinado com outros materiais e até receber incrustações caso seja necessário. Sua principal vantagem é podem ser moldado em três dimensões, oferecendo a possibilidade de atender melhor as perspectivas em curva, com cantos definidos e formas orgânicas. O sonho de qualquer designer de ambientes, o Corian pode ser moldado conforme a criatividade a necessidade daqueles que projetam.

O Corian também oferece uma gama de cores e acabamentos diversos. É possível criar cubas e bancas translúcidas! O material é tão eclético que cores podem ser misturadas em uma mesma peça, deixando todo ambiente ainda mais de acordo com o gosto do cliente.

Vantagens funcionais

Cozinha Integrada: Cozinhas  por fpr Studio
fpr Studio

Cozinha Integrada

fpr Studio

Diferente de peças de pedra, um material poroso e propício para a proliferação de fungos e bactérias, o Corian não permite que isso aconteça. Sua fórmula faz com que ele seja não poroso e maciço. As emendas são quase imperceptíveis, o que deixa o material ainda mais higiênico.

Por ser resistente, ele é recomendado para diversos usos e caso algum dano maior seja feito, é possível reparar o Corian sem ter que desinstalar a peça. Sua manutenção é mais barata que outros materiais. Corian também não desbota ou descasca, mantendo sua originalidade através do tempo e do uso.

As cores também são um atrativo do material. É possível escolher entre cores e bases neutras, translúcidas ou uma mescla de tudo isso. Aliado a incrustações ou outros tipos de material, ele pode se tornar uma peça única e exclusiva para o seu ambiente.

Como cuidar

Diferente de outros materiais que exigem cuidados específicos e produtos adequados, o Corian sai na frente mais uma vez. Sua limpeza é prática e não exige segredos ou grande esforço.

Para a limpeza diária, basta um pano úmido, ou água e sabão, ou limpador multiuso. Tente não usar muitos produtos abrasivos. Se o Corian ficou manchado de água, o é que muito comum em cozinhas e banheiros, basta passar novamente o pano úmido e secar. Se a sujeira foi maior, o conselho é utilizar o lado mais áspero da esponja e não utilizar produtos abrasivos. Basta esfregar. Se você achar conveniente fazer uma desinfecção, por garantia, uma vez que o Corian não é um material propicio para a proliferação de bactérias, você pode usar água sanitária. Para realçar o brilho, é indicado o uso de lustra móveis.

Corian na cozinha

Lugar propício para a proliferação de bactérias e fungos, a cozinha com Corian está livre desse tipo de problema. Por permitir a união de cubas, tampos e revestimento de paredes sem emendas aparentes, o material oferece a vantagem de não formar cantos ou vãos que podem servir para a criação desse tipo de problema. Além disso, qualquer estilo de cozinha é beneficiado com Corian, que pode se adequar do clássico ao informal.

Só fique atento aos choques térmicos. O Corian, em alguns casos, pode sofrer pequenas trincas se for exposto ao frio intenso e ao calor excessivo ao mesmo tempo. Como é comum em qualquer material, convém tomar cuidado e evitar que coisas congeladas e panelas quentes sejam colocadas sobre a mesma peça ao mesmo tempo. Procure usar apoio para as panelas e caso esteja despejando água quente na pia mantenha a torneira aberta.

Use uma tábua para cortar alimentos principalmente se o acabamento de sua pia for brilhante. Esse tipo de acabamento deixa os possíveis riscos mais evidentes. Se optar pelo acabamento fosco, acabar com os riscos é mais fácil, basta passar o lado áspero da esponja. Porém, se o risco for mais profundo, convém entrar em contato com o serviço de polimento.

Corian em outros cômodos

Concept Baby - Bancada para banho fechada: Quarto infantil  por Espaço do Traço arquitetura
Espaço do Traço arquitetura

Concept Baby – Bancada para banho fechada

Espaço do Traço arquitetura

Não apenas as cozinhas podem receber esse tipo material. Ideal também para banheiros, o Corian pode ser utilizado nas pias ou banheiras. Extremamente moldável, ele pode ser empregado no design inovador da banheira, por exemplo. Como já citado o Corian pode ser o material escolhido para seu banheiro pois uma de suas principais características é a higiene, aliado a isso, estão sua resistência a manchas, arranhões, mofos e bolores.

Mas não só cozinhas ou banheiros podem se beneficiar as qualidades de Corian. Nessa bancada por exemplo, o escritório Espaço do TraçoArquitetura utilizou o material no fraldário do bebê. O cômodo ganhou funcionalidade ao combinar o quarto com uma banheira integrada ao trocador.

Veja alguns exemplos de banheiras inclusive em Corian neste artigo

Corian em lugares pouco prováveis

Cozinha interna- HELENAROCHAarquitetura: Iates e jatos  por HELENAROCHAarquitetura
HELENAROCHAarquitetura

Cozinha interna- HELENAROCHAarquitetura

HELENAROCHAarquitetura

Essa pequena cozinha está a bordo de uma embarcação. À prova d’água, impermeável e resistente, o Corian resiste a condições climáticas extremas e também à maresia.

Mas não se espante, o Corian permite diversos outros usos, como na automação residencial, por exemplo. É possível criar superfícies touchscreen com o material, que tem toque suave e aveludado.

Até fachadas residenciais e de edifícios podem ser criadas com Corian! Por reunir todas essas características, ele não é suscetível aos danos causados pelas mudanças climáticas.

Algumas luminárias também podem ser projetadas com o material. Oferecendo maior mobilidade para projetos ousados, a luz encontra nele um aliado, pois a sua translucidez permite projetos inovadores sem que a luminosidade seja afetada.

Em hospitais e laboratórios médicos o Corian é bem-vindo. Além de primar pela higiene, ele pode ser moldado conforme a necessidade do local, ele pode ser facilmente construído em formatos ergonômicos para acomodar cadeiras de rodas com segurança, como no exemplo que a empresa sugere. Atualmente, ele é usado desde salas cirúrgicas até áreas de recepção, assim como para banheiros de leitos e laboratórios.

Gostou das utilizações do Corian? O que achou do material?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!