Como decorar fácil áreas de serviço

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

A área de serviço ou a lavanderia tem uma incumbência muito importante na funcionalidade de uma casa. Separar uma dependência especialmente para a finalidade de separar, lavar, secar e passar suas roupas, acaba por ser primordial para manter a organização do seu lar. Ha quem combine esse quarto com o closet para facilidade ao guardar e sistematizar o seu guarda-roupa.

Entretanto, muitas pessoas pensam que por ser um cômodo separado ou escondido, não necessariamente precisa ser decorado com carinho ou primor. Acredite, qualquer tipo de espaço dentro da sua residência deve e pode ser pensado com o objetivo de trazer beleza e praticidade. E, mesmo para apartamentos pequenos, cuja área de serviço acaba por ser integrada à cozinha, as dicas de décor e manutenção desse lugar devem ser seguidas da mesma forma. 

Confira então esses exemplos de ambientes pensados especialmente para o cuidado das suas roupas que a homify separou especialmente para você. Essas sugestões com certeza irão ajudar quando você for optar pela melhor maneira de montar a área de serviço da sua casa.

1. Organizado

Organize o espaço de maneira a ter um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar. Os cestos grandes podem receber roupas sujas ou roupas ja lavadas precisando passar, por exemplo. As prateleiras altas guardam os produtos de limpeza que se usa nesse ambiente como sabão de roupas, amaciante, passa-fácil, etc. As lavadoras e secadoras embutidas acabam por ocupar menos lugar no recinto deixando uma maior superfície de circulação. O toque final desse quarto é a tonalidade verde que adiciona um colorido alegre.

2. Pias e tanques

Inclua um número razoável de pias e tanques no ambiente. Afinal, para lavar roupas é necessário a utilização de água em grande escala e, não somente, de uma máquina de lavar. Seja para deixar de molho ou tirar uma mancha rapidamente, o tanque acaba sendo de grande utilidade. Para facilitar a ordenação na hora de passar roupas também é aconselhável que você tenha prateleiras e um cabideiro: assim você pendura peças como camisas e calças sem amassar. Armários são itens indispensáveis nesse quartinho de arrumação que pode inclusive armazenar os produtos de limpeza de toda a casa, além de vassouras, rodos e afins.

3. Lúdico

Essa lavanderia moderna, descontraída e divertida faz parte do projeto do escritório Rozânia Nicolau Arquitetura & Design de Interiores. Abusando de cores fortes e alegres, a área de serviço traz elementos que facilitam o dia-a-dia da dona de casa. Itens já comentados nesse livro de ideias como prateleiras e armários são instalados nesse cômodo. O toque final fica para os eletrodomésticos em inox que tem maior durabilidade e são mais resistentes a água. 

4. Integrada

Cozinhas modernas por homify

A parte dedicada à área de serviço pode muito bem compartilhar o espaço da cozinha dependendo da metragem do seu apartamento ou casa. Nesse exemplo, um biombo vazado faz a separação sutil de cada dependência, inclusive com o intuito de preservar a integridade de cada ambiente. Afinal, roupa cheirando a comida ou jantar com aroma de detergente não combina, né? Para outras ideia de cozinha confira o banco de dados que a homify disponibiliza especialmente para você. 

5. Com aparelho de gás

Nesse tipo de décor moderno e funcional a planta da casa também recebe o aparelho de gás. Esse tipo de dependência pode ser o quartinho de guardar tudo, inclusive esses aparelhos que alimentam o chuveiro. O varal pendurado ao alto serve tanto para secar roupas como para receber as amostras ja passadas prontas para serem armazenadas no guarda-roupas ou closets

6. Valorize

Independente de ser uma área reservada aos trabalhos domésticos, a decoração deve ter vez nesse cômodo. Assim, invista em revestimentos coloridos, como essa parede amarelo gema de pastilhas. Esse tipo de material é ideal para ambientes com grande passagem hidráulica. Entretanto, não são a única opção: azulejos coloridos ou adesivos também são ótima pedida para tal fim. Ademais, decore com vasinhos de plantas e passadeiras ou tapetes. O importante é adornar esse espaço e deixa-lo tao belo como a sala de visitas ou o quarto de hóspedes. 

Qual estilo de lavanderia você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!