Como decorar um banheiro estreito e comprido

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

banheiro da casa, independente de seu tamanho ou formato, deve ser um ambiente organizado, funcional e prático para aqueles que habitam a casa. 

Um cômodo mais longo e estreito apresenta desafios de projeto devido a problemas de espaço.

Para decorar um banheiro longo e estreito, é necessário utilizar de alguns truques na arrumação e decoração, para evitar que o ambiente pareça apertado e sem mobilidade. Basta algumas pequenas mudanças para deixar o espaço mais aconchegante, confortável e receptivo.

Criar um bom fluxo e proporcionar espaço suficiente para todos os ocupantes é a chave para manter uma boa harmonia no espaço.

Veja neste artigos, algumas dicas para organizar o seu banheiro estreito e comprido!

Otimize espaços seguindo as linhas da construção

Em um ambiente reduzido, tudo deve ser pensado e planejado para se aproveitar ao máximo o espaço que se tem. Para isso, é necessário avaliar cada item e ver a dimensão e tamanhos das peças, para que entre eles existam um espaço mínimo, como um respiro.  Isso ajuda a aumentar a sensação de amplitude e garante mais conforto. 

Avalie a posição atual dos móveis e louças do banheiro. Determine o quão bem eles ficarão com o cômodo longo e estreito. Como este cômodo assinado pelas arquitetas Cláudia Albertini&Chris Silveira, que exibe no espaço, cada item em seu devido lugar, mostrando uma organizada decoração.

Disposição de um lado

Banheiros mediterrâneos por Pixcity

A primeira coisa a ser em um banheiro longo e estreito, colocar todos os móveis ao longo de uma parede funciona bem. Isso deixa o ambiente mais aberto e livre para movimentar-se, evitando assim que o ambiente fique mais poluído.

 Em geral, a maior dificuldade em conseguir decorar um banheiro que seja fácil e tranquilo para transitar. Por isso, posicionar tudo de um só lado, permite um tráfego mais acessível e um conforto maior. 

Disposição ambos os lados

Banheiros modernos por UAU un'architettura unica
UAU un'architettura unica

Il bagno al piano primo

UAU un'architettura unica

Há também quem prefere aproveitar todas as paredes do espaço. Fazendo um ambiente circular. Para que esse ambiente não se torne ainda menor, faça um melhor aproveitamento do espaço, acompanhando todas as curvas do ambiente. Como é o caso deste banheiro. O espaço é bem aproveitado, pois os móveis possuem um espaço considerável entre eles, o que traz leveza. A bancada da pia em pedra, é mais estreita, e segue a linha diagonal do cômodo, já a cuba é bem pequena e permite que área da bancada seja mais espaçosa para que ali sejam expostos alguns itens de higiene. A idéia do vaso sanitário e o lavatório em diagonal é o diferencial desta solução

Área do chuveiro ao fundo ​

Banheiros mediterrâneos por con3studio
con3studio

Appartamento al mare

con3studio

Para um banheiro mais longo e estreito, a área do chuveiro deverá ser localizada ao fundo. Isso ajuda ainda mais a aumentar o comprimento do cômodo, permitindo uma maior movimentação do espaço com a organização mais livre para os outros móveis e louças.

Chão, parede e materiais

apto cobre/blue: Banheiros modernos por Casa100 Arquitetura
Casa100 Arquitetura

apto cobre/blue

Casa100 Arquitetura

Os revestimentos da parede e piso também pode contribuir para deixar o ambiente mais longas e estreitas mais confortáveis aos olhos. utilizar diferentes tipos de material, é uma boa forma de dar ao ambiente uma sensação de mais espaço. Por exemplo, neste cômodo, o estúdio de arquitetura Casa 100, definiu para cada ponto, diferentes materiais que se contrastam e ajudam na dimensão  do espaço. As paredes da lateral direita e do fundo na área do chuveiro, foram revestidas com a técnica de cimento queimado, dando mais unidade e alongando, já na outra parede, o azulejo colorido traz uma interessante mistura, que dá graça e estilo ao ambiente. Para o piso, o cimento queimado se repete, mas no chão da área do box, um delicado piso em madeira, traz um charme a mais e deixa o ambiente mais divido. 

Faça uso de espelhos

Brooklin | Decorados: Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Brooklin | Decorados

SESSO & DALANEZI

Utilizar espelhos na decoração, é uma excelente alternativa, para ampliar o espaço. Coloque um espelho grande sobre o gabinete. Para maior impacto visual com o seu tamanho, use o espelho sem moldura. Coloque espelhos compridos ou altos. O espelho irá refletir a cor clara da outra parede e fará o cômodo parecer maior.

Decore o espaço pequeno

Lapa | Decorados: Banheiros modernos por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Lapa | Decorados

SESSO & DALANEZI

Com a decoração, é possível transformar um banheiro mais estreito em um local com a sensação de mais espaçoso. Tons claros e cores suaves fazem toda a diferença  e permitem criar uma ilusão de amplitude para o ambiente. Misture com alguns tons mais fortes, como neste ambiente assinado por Sesso&Dalanezi, que manteve as cor branca como principal tonalidade do cômodo, e mesclou com  papel de parede xadrez em alguns pontos estratégicos, fazendo um contraponto interessante e dar um ar mais moderno ao ambiente. As louças são todas na cor branca, ajudando na iluminação e o espalho grande na parede da bancada, complementa e aumenta a sensação de um banheiro espaçoso e clean

Essas dicas ajudaram a você a organizar o seu banheiro estreito e comprido? Deixe seu comentário. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!